Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


vic 13/04/2022

?? O major, hoje, parece que tem uma ideia, um pensamento muito forte.
? Tenho, filho, não de hoje, mas de há muito tempo
? É bom pensar, sonhar consola.
? Consola, talvez; mas faz-nos também diferentes dos outros, cava abismos entre
os homens?"
comentários(0)comente



tha 13/04/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma (1911), romance publicado inicialmente em folhetim, é a obra-prima de Lima Barreto. O protagonista é um personagem quixotesco cuja trajetória de embates com a realidade possibilita uma narrativa com riqueza de observação e crítica profunda à sociedade, atingindo a caricatura.
A ingenuidade e o idealismo de Quaresma realçam, em contraste, a malícia e os interesses ocultos que o circundam. Esse desencontro, persistente por todo o romance, às vezes serve aos efeitos cômicos da trama, mas noutras revela as deformidades sociais denunciadas ostensivamente pelo autor.
Escrevendo para as camadas populares, o autor alcançou um estilo, embora parcial, bastante realista. Ao retratar os subúrbios cariocas, a narrativa expõe os processos de dominação e desmascara os mecanismos de controle social.
Policarpo Quaresma destaca-se na obra de Lima Barreto como um personagem que não se contém no rótulo de figura obsessivamente nacionalista e que supera a simples projeção de suas dores biográficas.
comentários(0)comente



Tiago 17/04/2022

Um estranho no ninho
O livro é excelente e por incrível que possa parecer é extremamente atual, ainda mais para quem mora no interior do Brasil. Uma leitura excelente, que demonstra como o sistema pode destruir quem pensa diferente. Leiam. Vale cada minuto.
comentários(0)comente



andyflower 22/04/2022

O livro foi super gostoso de ler e foi bem rapidinho. Gostei bastante. Policarpo Quaresma é um personagem imensamente cômico e que infelizmente sofreu nas mãos daquilo que mais amava - o Brasil.
comentários(0)comente



Anattr 22/04/2022

O Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance publicado em 1915, se passa no Rio de Janeiro e narra a vida de Policarpo, um nacionalista convicto e utópico.
Policarpo Quaresma estima que o Brasil seja o melhor lugar do mundo, com as melhores pessoas, melhores terras e com a melhor cultura e para isso, ele desenvolve uma série de ideias para tornar o Brasil definitivamente brasileiro.
O livro é divido em três partes: a primeira, com o resgate da cultura brasileira, onde Policarpo vai atrás de modinhas, costumes indígenas e até mesmo quer que o Tupi seja aceito como língua oficial brasileira, a segunda parte é a valorização da agricultura nacional, na qual Policarpo se muda para o sítio sossego e tenta fazer com que a terra prospere e lhe dê frutos (nacionais), a última parte se trata do alistamento de Policarpo no exército militar, na qual Policarpo acaba por ter um descontentamento por tudo que ele antes estimava, o ideal de que os brasileiros eram gentis, que a pátria era louvável, como neste fragmento "A sociedade e a vida pareceram-lhe coisas horrorosas, e imaginou que do exemplo delas vinham os crimes que aquela punia, castigava e procurava restringir."
Revoltado com os horrores da pós-guerra, Policarpo manda uma carta contra tudo isso e, por então, há o seu triste fim, Policarpo é morto.
Obra de grande importância na literatura, expõe situações sociais, políticas e econômicas da época, criticando a burguesia, a utopia de que o Brasil seria um lugar melhor, o pseudo intelectualismo e o romantismo
comentários(0)comente



atlaspigmeu 25/04/2022

Ótima leitura. Excelente clássico
Texto bem peculiar na escrita. Me causou uma certa dificuldade para acompanhar e entender no começo da leitura.
Me parece uma leitura bem atual, com as críticas que o autor deixou em seu texto. É uma excelente obra. São esses textos que me fazem enteder a importância de ler os clássicos.
comentários(0)comente



Vanessa 27/04/2022

Bom
No começo me entediou um pouco, mas com o passar das páginas eu fui gostando, fiquei um pouco confusa em alguns momentos por conta da linguagem, mas é bom.
comentários(0)comente



Beatriz Lima 01/05/2022

Mesmo tendo sido escrito em outro século a leitura ainda é muito atual e facilitada. E me surpreendi com o quanto esse livro é bom! Os personagens são muito bem elaborados e a história sensibiliza o leitor a ponto de torcermos para as intervenções de Quaresma darem certo.
comentários(0)comente



MaluUluv 01/05/2022

Obrigatoriamente lido
Livro da escola.

Narrativa lenta, poucos conflitos e mal desenvolvimento de personagens.

Sobre o mal desenvolvimento de personagens:
Há vários momentos que o autor da indícios que vai desenvolver uma pessoa, uma história e etc... Mas sempre que ele começa ele para no meio e esquece aquele personagem, como se nada tivesse acontecido. Sinceramente acho que o livro poderia ter sido bem melhor se fosse menos enrolado.

A terceira parte é horrível, totalmente confusa. Me distrai várias vezes pelo fato da leitura ser cansativa e lenta.

Se fosse uma novela seria melhor, porque tem umas partes engraçadas e daria pra desenvolver visualmente as coisas.
Enfim, só li por que era pra escola, da pra usar numa redação.
comentários(0)comente



Sarah.Guedes 15/01/2022

Olha, antes d ler eu não fazia questão nenhuma d ler esse livro, mas nossa, é praticamente essencial para entender a História do Brasil, retrata muito bem a Revolta da Armada e as camadas mais pobres na época. O Policarpo é a personificação de patriotismo, ele é bem intencionado e sinceramente quer o bem de todos os brasileiros, sendo mal-visto por muitos que o consideravam estranho, recomendo para quem estiver estudando esse período da História e também para quem quiser saber mais de política, mas aviso que não é um livro fácil, eu só entendi melhor porque no fim da edição que eu peguei tem umas perguntas e respostas p interpretar a história.
comentários(0)comente



Thamara 04/05/2022

Bom
Gostei do conteúdo, mas não é um livro que eu amei, confesso que pulei várias páginas, mas mesmo assim, não me perdi nos acontecimentos.
comentários(0)comente



Eduarda 07/05/2022

"Você, Quaresma, é um visionário..."
Muito bom! Acabei demorando para finalizar a leitura por causa da universidade, mas é uma leitura muito boa. Um texto crítico que também diz muito do Brasil atual. E, apesar de tudo que acontece com Policarpo, há na história passagens bem divertidas.
comentários(0)comente



Lilo P 11/05/2022

No começo foi um pouco difícil me acostumar com o vocabulário tão rebuscado/antigo haha. Porém consegui aproveitar bem a leitura, é um livro intrigante e que, certamente, nos traz reflexões sobre a sociedade e os modos de governo. É um livro bom, recomendo! ?
comentários(0)comente



Isadora 31/07/2022

Eu gostei mais do clima da primeira e da segunda parte do livro, onde se conhece bem Quaresma, suas relações e sua vida em geral, e também têm variás passagens memoráveis, como a aparição das formigas, por exemplo. Mas os últimos capítulos estão a altura do livro como um todo. É um livro muito gostoso de ler. Apesar de algumas palavras próprias da época, dá para se ter uma leitura fluida, pois a escrita do autor é simples e prazerosa. Os principais personagens, como Quaresma, despertam empatia e até um certo carinho por eles. No final, triste como anunciado em seu título, dá vontade de consolar alguns deles.

Um detalhe: eu, que uso óculos, me senti contemplada por tantas passagens em que os personagens ajeitam o pince-nez, rs.
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR