Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Luna 14/08/2022

Desilusão patriota
Linguagem simples que te traz uma reflexão complexa e atemporal para o nosso país. Situado numa república recém formada, Lima Barreto escreve sobre um ?major? que de tudo faz para acreditar no potencial do Brasil. O potencial cultural, agrícola, militar? porém os próprios brasileiros não sabem o que é ser brasileiro. Não apenas pela ignorância, mas pela síndrome de colonizado a qual faz tudo o que é estrangeiro ser mais valorizado que o nacional. Policarpo tenta mudar o sistema de dentro para fora e é ridicularizado. Tenta defender seu país numa guerra sem propósito, repleta de corrupção e jogo de interesses.
Esse livro tem um humor ácido para nós brasileiros, que desde o início não fomos capazes de nutrir um patriotismo já que nossa pátria foi destruturada no momento da colonização. Fomos induzidos a nos fundir a uma cultura externa e por conta dos grupos marginalizados hoje temos o esboço do que é ser brasileiro.
O livro acaba e deixa um sabor agridoce pro leitor, que torceu a narrativa inteira para que o patriota tivesse seu reconhecimento, mas como estamos falando de Brasil, a história de sua vida é completamente distorcida e mesmo depois de tudo pelo que lutou, só lhe resta um triste fim.
comentários(0)comente



Jéssica 15/08/2022

Obra importante para o Brasil
O livro foi escrito em 1915 mas, como toda boa literatura, parece que fala do hoje.
Impressionante como os problemas descritos por Lima Barreto continuam atuais.
comentários(0)comente



Fernandes83 02/01/2022

"Nunca foi só um livro , Lima"
Quando li esse livro há uns 15 anos, me pareceu uma história comum, contudo, a grande diferença dos clássicos nacionais é que eu achava que entendia o que estava escrito. Hoje, estudando história e lendo essa obra, ela tem outro significado: os grandes nomes da História brasileira sendo citados, a crítica a política de imigração, o deboche a falta de interesse aos livros, as criticas ao papel da mulher (ou falta de papel), a elevação de status a partir do casamento, a sensibilidade com a população rural, o racismo, sei lá... Eu não sei como coube tanto em tão poucas páginas, só narrando o cotidiano de pessoas comuns.
Em determinado momento do livro, a narrativa me cansou um pouquinho, porém, nada que tirasse o brilho desse Patrimônio Nacional em formato de livro. Major Policarpo Quaresma estaria orgulhoso de mim! Obrigada LIMA BARRETO!

"Lima Barreto seguia seu esforço, solitário de problematizar a intelectualidade da época(...) Lima anda bem acompanhado de gente negra guerreira, gente que fez o dobro, o triplo, para ter a metade(...)"
comentários(0)comente



Gabriela Gonçalves 02/01/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma é um livro bastante interessante e, de certa forma, atual. Eu gostei bastante da escrita do Lima e da forma como ele pontuava as críticas em relação à sociedade. Das três partes do livro, definitivamente gostei mais da primeira. Eu sinto uma certa simpatia pelo Policarpo, sinto uma certa ingenuidade. Acho interessante como o Lima coloca o Policarpo procurando o ?genuinamente brasileiro? e, no final, tendo uma frustração com o patriotismo e a pátria que ele tanto defendeu. Essa parte final, em que cai a ficha para ele, eu gostei bastante. Mesmo assim, a leitura é muitas vezes maçante e, apesar de sentir simpatia por Policarpo, não consegui me afeiçoar a ele. A segunda e a primeira metade da terceira parte foram bem difíceis para mim. É uma leitura interessante que vale a pena conhecer e o Lima escancara e critica muitas situações que permanecem na nossa sociedade até hoje.
comentários(0)comente



Ariela 01/01/2022

Um clássico que merece ser lido
Eu me interessei por esse livro desde que tive aula de literatura sobre ele e não me arrependi: o livro é ótimo e traz muita reflexão sobre o quanto valorizamos o nosso país e o quanto as pessoas que o governam se preocupam com ele.
Repleto de decepções, o livro te faz simpatizar com o Policarpo Quaresma e se decepcionar junto com ele a cada capítulo até o seu triste fim.
Não achei uma leitura fácil, na verdade, foi bem arrastada e tive que reler várias partes por não conseguir me concentrar. Ainda assim, é um clássico que merece ser lido e que traz muitos paralelos com situações atuais do Brasil que merecem ser discutidos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jhully 06/09/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Criei muita expectativa, as expectativas estavam sendo atendidas durante a narrativa e elas foram destruídas no final. Uma pena, criei uma história diferente na cabeça para o final?
Mas livro clássico e nacional, é sempre um prazer e aquisição de informações e conteúdos.
comentários(0)comente



Maria20903 04/09/2022

Tive certa dificuldade, não para ler o livro, mas sim para entendê-lo. Não sei se é por que eu tava com sono, ou distraída, mas não funciono direito quando é pra ler por obrigação.
De cara já dá pra saber o quão patriota Quaresma é, e o temperamento, que é tão melancólico, tão reservado, chega com tudo no final, com ótimas frases nada motivadoras.
comentários(0)comente



Leo 01/09/2022

Realmente um grande clássico
Apesar de ter ?lido? na escola, não se tinha maturidade suficiente pra compreender realmente a obra. Hoje vejo que realmente é um grande patrimônio da literatura brasileira
comentários(0)comente



Nath 28/08/2022

Triste fim
De fato, um fim triste. Um tanto abrupto. Mas ainda assim, deprimente visto que o patriota Policarpo Quaresma morreu desiludido pelas mãos de sua própria pátria. E não apenas esse fim foi desolador, como de algumas outras personagens também. Não é a narrativa mais empolgante da vida (e ainda mantenho a opinião de que a segunda parte não precisava existir, podia ser resumida com um capítulo a mais na primeira ou na terceira) mas tem críticas mordazes sobre os primeiros anos de Brasil República, da sociedade brasileira num geral e sobre outros aspectos sociais que Lima Barreto ia bem na mira ao esmiuçar.
comentários(0)comente



Júlia 26/08/2022

Meio estranho
A leitura fluiu relativamente bem, mas a história tem uns saltos do nada e você já não sabe mais o que estava acontecendo e fica perdido. O final foi meio ruim também, meia boca. Não acho que recomendo esse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clarispectiana 02/01/2022

Lima Barreto é espetacular, e as várias faces presentes em "Triste fim..." é fantástico. Para quem gosta de romances que possui uma certa descrição dos fatos/acontecimentos vai curti "Triste fim...."

Outros aspectos que me encantaram foi o arcabouço de leituras do Lima Barreto, de como o livro é recheado de autores/teóricos em que ele faz referências. E aqui estão as discussões patrióticas de Policarpo, na sua gama de leitura sobre diversos aspectos do Brasil.
Lima faz ainda críticas a posição da mulher na sociedade, fica muito visível em algumas personagens e no peso que elas carregam por ser mulher.
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |