Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Eder 18/03/2024

Soco no estômago
A leitura dessa clássica obra brasileira é um verdadeiro soco no estômago, pois ao mesmo tempo que têm sua beleza e sua comédia presente possui também grandes doses de sofrimento, crítica e reclusão. Policarpo Quaresma fala muito sobre as pessoas que são extremamente inteligentes, porém acabam taxadas como "loucas" por pessoas ignorantes, quais orgulham-se de estarem 40 anos sem pegar num livro. ( E sim, acreditem se quiser, ainda existem pessoas com esse pensamento por aqui, um século depois!).
Certo que Policarpo perdeu-se no seu patriotismo exagerado, ele realmente iludiu muito a si mesmo com a idéia que o Brasil era tão incrível assim. Se ele tivesse sino menos extremista, seu final poderia não ter sido tão triste assim.
O último capítulo é MUITO melancólico. O quanto que essa leitura me fez pensar não está escrito; Certamente tornou-se junto com Memórias Póstumas ( Machado de Assis) e Contos Gaúchescos (Simões Lopes Neto), uma das minhas obras brasileiras prediletas.
comentários(0)comente



Ingrid.Medeiros 14/03/2024

Um clássico
Esse livro é definitivamente um clássico da literatura, um patrimônio para nossa nação.
A leitura é bem difícil mas vale muito a pena tentar :)
Pra quem quer prestar vestibular é uma ótima leitura!
comentários(0)comente



Flah 11/03/2024

O livro trata sobre um personagem que é patriota e tenta mudar a visão da sociedade sobre o verdadeiro patriotismo. Ele é um personagem que não desiste de seus ideais e até se envolve em uma guerra para provar seus ideais. Eu não gostei muito do estilo de escrita, o livro é muito descritivo e não considerei uma leitura que me prende. Também tive dificuldade com o vocabulário. Mas vale a leitura por se tratar de um clássico e apesar de ser uma sociedade com costumes muito diferentes dos atuais é perceptível que na política pouco mudou ou evoluiu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alexandre.Melo 06/03/2024

O livro retrata com um grande toque de humor a sociedade da época, focando principalmente nas hipocrisias dos militares. Um clássico, vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Marcus 25/02/2024

A dor do arrependimento...
A leitura de um clássico sempre vem com aquele gostinho de esperança e entusiasmo extra, na minha opinião. E acredito que essa empolgação acabou me puxando para uma forma "errada" de começar a ler o livro.

Explicando, ao iniciar essa história eu estava preparado para um drama cômico sobre o este patriota louco, que iria tentar fazer diversas coisas para que o país se tornasse uma potência. De fato, existem esses elementos na obra, entretanto, acredito que se eu começasse a leitura a vendo como uma crítica a tudo isso, creio que eu aproveitaria melhor esta história.

Sob esta nova ótica, pude me apegar muito mais ao personagem nesses últimos capitulos. A reflexão no final faz com que você repense os próprios atos e entenda a profundidade de Quaresma como protagonista...

Enfim, será que lutar com unhas e dentes por algo que você acredita é a melhor opção em todos os casos? Talvez se isso te fizer feliz sim...

No final o que importa é o caminho.
comentários(0)comente



Marcelinha 22/02/2024

Querido policarpo...
Estou em choque. Não esperava esse fim. E me irrita de tal forma o fato do título me entregar todo o tempo o destino do protagonista. Eu mergulhei, vivi, ouvi as vozes, entonações, trejeitos e características. Senti a crueldade da raça humana. Livro perfeito, único. Experiência que me trouxe vida, conhecimentos e pensamentos pesados. Que livro magnífico!
comentários(0)comente



DanielSchaefer 23/02/2024

Clássico para ler antes de morrer
Livro bem escrito, com temas pertinentes, sendo o maior deles o nacionalismo. Porém a história deixa um pouco a desejar. Até metade do livro, não acontece praticamente NADA! Ainda assim, a narrativa é deliciosa e te transporta ao RJ de uma época passada. Já depois da metade, a história melhora, os personagens se ferram muito, há bastante críticas aos políticos e fazendeiros safados/corruptos algo que infelizmente continua atual.

Um clássico é um clássico porque ele transcende seu período de lançamento, por isso Triste Fim de Policarpo Quaresma merece esse posto sem dúvidas!

Ressalto também que o livro me fez rir várias vezes.
comentários(0)comente



Amanda 23/02/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
"A mestiçagem, para Barreto, não culminava na produção de uma síntese, (...) mas a uma multiplicidade de existências e misturas que mantinham-se em tensão no plano social."

Lima Barreto, você foi um gênio à frente do seu tempo. A crítica, a ironia e a fuga ao academicismo que ele traz nesse livro foram simplesmente maravilhosas. Fiquei o tempo inteiro pensando em como é louco que uma obra de mais de cem anos atrás continue tão atual, permitindo que a gente faça conexões com a realidade atual do Brasil. Sobre a edição do livro, a Antofágica ganhou muito meu coração aqui. A cada capítulo que eu lia, eu ia até o final ler as notas complementares e parecia que eu estava tendo uma aula de literatura. Os textos finais também ajudaram muito no entendimento da obra, do contexto histórico e da visão do autor sobre os tópicos abordados. Achei a edição muito bem organizada, extremamente completa e bem feita. Adorei a experiência, inclusive já quero ler mais obras do Lima Barreto e mais edições de livros clássicos da Antofágica!
comentários(0)comente



ArbóreoLiterário 25/02/2024

Bom e triste ao mesmo tempo?
Mas rapaaaaz, quem diria que a vida imita a arte tão perfeitamente?! O modo como Lima Barreto cria o cenário perfeito de um quase Brasil distópico no sentido de uma valorização nacional que é rechaçada pelo próprio brasileiro, brilhante
comentários(0)comente



Mari Bertramelli 02/03/2024

Não é um livro ruim, mas também está longe de ser um dos meus favoritos dos (poucos) clássicos da literatura brasileira que li. confesso que esse ano coloquei como meta tentar ler alguns clássicos, sem pressão.

no início eu achei bem confusa a leitura, na metade comecei a me interessar bastante, mas o final não me prendeu.
comentários(0)comente



aikllmy1 05/03/2024

Um clássico incrível!!
Triste fim de Policarpo Quaresma é um livro que começa devagar mas vai se tornando viciante, nos faz ter vontade de ler de uma única vez. Quaresma é um personagem patriota, obcecado pela pátria e por tudo oriundo dela, o que traz uma identidade nacional àquele contexto de República (Velha) e emancipação do Brasil de Portugal. Sujeito não formado mas sabido de muitas coisas, Quaresma nos convence a acompanhar sua aventura e a nos envolvermos em seus sentimentos patrióticos, ao mesmo passo que Lima Barreto faz uma crítica (não tão) sutil à sociedade e governo da época. Loucura, casamento, status, ganância e corrupção são bem tratados durante toda a obra, mas o que mais me impressionou foi a sutileza de suas palavras ao falar sobre a periferia brasileira e seus costumes, bem como a cultura preta, e também a voz que o autor procurou dar àquelas pessoas que sofriam sem terras e pelas mãos do governo vigente. Acompanhar a trajetória de Policarpo Quaresma até seu triste fim é intenso e não deixa de ser chocante!
comentários(0)comente



Pedro.Malini 03/03/2024

Muito bom.
Descreve muito bem a sociedade do fim do século XIX, trazendo a questão do sonho em formar um país ser uma mera ideologia, uma fachada, sendo a questão central do livro. Contudo, Lima Barreto também aproveita do livro para criticar vários comportamentos e condições da época em uma história cativante.
comentários(0)comente



Gabi 26/03/2024

Triste Fim de Policarpo Quaresma
"Triste Fim de Policarpo Quaresma", é uma obra do renomado autor brasileiro Lima Barreto. Através da história do protagonista Policarpo Quaresma, um idealista ingênuo e patriota fervoroso, somos confrontados com questões cruciais sobre identidade nacional, burocracia estatal e os conflitos entre modernização e tradição.

Minha experiência com este livro foi de altos e baixos. Inicialmente, confesso que encontrei dificuldade em me conectar com a narrativa, pois achei a primeira metade do livro extensiva e um tanto arrastada. O detalhamento minucioso das situações e o ritmo mais lento da trama não me cativaram completamente.

No entanto, à medida que avançava na leitura, percebi um crescimento notável na trama. A partir da segunda metade do livro, fui envolvida por reviravoltas surpreendentes e reflexões profundas sobre a sociedade e a condição humana. O enredo ganhou ritmo e intensidade, despertando minha curiosidade e me fazendo refletir bastante.

O retrato que Lima Barreto faz da realidade brasileira da época é vívido e impactante, revelando as contradições e injustiças presentes na estrutura social e política. A crítica à burocracia e a corrupção é feita de maneira atemporal, ressoando ainda nos dias de hoje.

Em suma, é uma obra que, apesar de apresentar algumas dificuldades iniciais, revela-se uma leitura enriquecedora. Recomendo-a especialmente para aqueles interessados em explorar as complexidades da sociedade brasileira e em refletir sobre as lutas individuais em meio a um contexto adverso.
comentários(0)comente



RHG 28/02/2024

Patriotismo
Lima Barreto faz crítica do nacionalismo exagerado e promove uma bem humorada revisão de nossa República.
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR