Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniel.Tschiedel 20/06/2024

Injustiça é o nome
Diferente do Machado de Assis, o texto do Lima Barreto neste livro é de fácil leitura e compreensão.

Na história você fica agoniado junto ao Quaresma, com ele querendo fazer o certo e o sistema batendo de volta com força nele.

O livro é um retrato da injustiça do nosso país e a cereja do bolo é como os militares são zoados.

Gostei bastante.
comentários(0)comente



softshinn 22/06/2024

Gostei muito de acompanhar a história de Policarpo. Um sujeito verdadeiramente patriota, não essas porcarias de hoje que se dizem patriotas e são os piores inimigos do próprio país, com uma visão totalmente errônea do que é o patriotismo. ?????

Por tudo que fez, em nome do seu amor a pátria, fez-se sua desgraça. Desde o tupi ao sítio Sussego, até ser combatente.
comentários(0)comente



Hellas 29/06/2024

O tênue limite da loucura
Senti uma pegada de linear da loucura, igual em ?o alienista?, o livro é sensacional com muitas características brasileiras e situações tupiniquins. Policarpo Quaresma é um brasileiro como vários e vários, que por vezes, são vítimas de suas crenças e mortos por seus líderes célebres. A crença, o patriotismo, o amor a uma nação idealizada, o conhecimento profundo das idiossincrasias não salvaram Policarpo das mãos de homens realistas e nem mesmo sua pátria pode salvá-lo
comentários(0)comente



Allanamari4 30/06/2024

Bom
É uma história interessante, mas infelizmente não me prendeu. Queria ter gostado um pouco mais desse livro.
comentários(0)comente



Carolinne 08/10/2024

Policarpo era um homem apaixonado pelo BRASIL, pela cultura brasileira, ele relmente amava o seu país, mas foi um homem muito julgado com o passar do tempo, foi até considerado ? louco? por alguns, por seus pensamentos serem sempre firmes e não mudarem durante o tempo. Justamente por isso, ele teve um triste fim, mesmo sendo sempre a favor da pátria.
comentários(0)comente



alemesquitaneto 23/09/2024

Policarpo Quaresma, chamado por alguns de Dom Quixote brasileiro, vive em sua utopia conservadora e patriota, até que se vê traído pelo país que acreditava defender e ignorado por aqueles que acreditava estarem ao seu lado.
Não é um livro tão fácil de ler, mas é uma leitura indispensável. Atual até demais.
comentários(0)comente



samy 24/09/2024

Gostei bastante da história e foi algo diferente do que eu tô acostumada de ler, pois nunca tinha lido uma história sobre um patriota excessivo, principalmente brasileiro.
em geral, achei a leitura bem fácil e um livro interessante.
comentários(0)comente



paupspaups 25/09/2024

Tinham me contado que esse livro será chato, mas na verdade eu acho que tem o seu valor, ele mostra aspectos muito interessantes da política e sociedade militar brasileira.
comentários(0)comente



dan_dalsft 30/09/2024

A ironia por trás do personagem Quaresma
O romance narra a trajetória de Policarpo Quaresma, um funcionário público nacionalista que busca valorizar a cultura brasileira. No fim do século XIX, ele propõe ao ministro a adoção da língua tupi como língua oficial, sendo visto como louco e internado. Após sua saída do hospital, Quaresma se isola em um sítio no interior, mas acaba se envolvendo com políticos locais. Durante a Revolta da Armada, ele apoia o governo de Marechal Floriano, mas é preso, e a narrativa segue para o desfecho.

Como explicitado no livro, Quaresma é retratado como um nacionalista, mas o patriotismo do personagem é carregado de ironia. Lima Barreto, ao construir Quaresma, faz uma crítica aos românticos que defendiam ideias semelhantes as dele.

Lima Barreto, sendo antirromântico, refuta essas perspectivas, e não por acaso, Policarpo tem um destino tão trágico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raimundo.Marques 10/10/2024

Li as últimas páginas com uma angústia tão grande, uma angústia desanimada, sem ânimo de agir, que não não cabia em minh'alma.
comentários(0)comente



Asvalath 12/10/2024

Comecei o livro um pouco contrariado, confesso. Porém a obrigatoriedade de fazer essa leitura me trouxe uma das minhas melhores experiências literárias. Sou um recente leitor, me envolvi com o mundo dos livros a pouco tempo, contudo, essa foi uma leitura fluida, cheia de reflexões e críticas. É livro que foi escrito há um século, logo, sua linguagem não é a mesma, no entanto é perfeitamente compreensível e suas críticas se encaixam à cenários sociais e políticos atuais. Recomendo que leiam, e se possível, assistam o filme "Lima Barreto ao terceiro dia", um filme baseado no livro, e na vida do próprio Lima. É definitivamente um dos melhores filmes do cinema brasileiro, assim como o triste fim de policarpo quaresma é uma obra necessária e importante para a literatura brasileira
comentários(0)comente



henrique1326 12/10/2024

O melhor é não agir!
"Esta vida é absurda e ilógica; eu já tenho medo de viver. Tenho medo, porque não sabemos para onde vamos, o que faremos amanhã, de que maneira havemos de nos contradizer de sol para sol"
comentários(0)comente



Ju 22/09/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma - 3,5??
Me arrependendo de ter começado a ler Lima Barreto por esse livro, acho que não consegui aproveitar 100% da leitura.
Eu compreendi o livro, mas muitas partes eu fiquei sem entender, acredito que no futuro eu irei ler novamente e aí sim conseguir aproveitar tudo direitinho.
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |