Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Natalia 14/08/2023

O triste fim de um ideal
Policarpo Quaresma , cidadão brasileiro, patriota e idealista . A primeira coisa que me integrou a ler este livro foi seu título : O triste fim de ... , Me perguntei porque tão triste o fim de tal personagem, talvez ele seja cruel e miserável , mas nosso pobre Quaresma é uma das personagens com as aspirações mais generosas que tive o prazer de ler . Por muitos apelidado de Dom Quixote brasileiro , Policarpo realmente se assemelha ao cavaleiro andante , tem a mania de leitura que aliada a seu patriotismo o leva ser visto como louco , mas assim como o personagem de Cervantes , Policarpo é guiado por ideais nobres , quer ele um Brasil que aproveita de suas terras férteis ( para ele as mais férteis do mundo ) , que valorize sua língua própria , o Tupi ( não usando o empréstimo vergonhoso da língua herdada pelos colonizadores ) , anseia por fim na valorização plena do Brasil . Na sincera vontante de servir a seu país Policarpo se voluntária a combater forças contrárias a recente república , é posto como major , título que já possuía ; por ocasião de uma alcunha que pegou . Assim , passa nosso pobre personagem pela gradativa desilusão com o ideal que havia centralizado toda sua vida : as terras mais férteis do mundo também tem pragas , o governantes e em parte o povo não se empenha no progresso desta potente nação e o povo bom , gentil e cordial pode também ser cruel e facínora. Para além disso tudo , o velho major constata que a guerra não está a serviço da ordem e proteção do país , mas sim de um ditador fraco e cruel e homens com desejos mesquinhos. Acredito que esse seja seu triste fim !
comentários(0)comente



geovanna785 10/08/2023

Dom quixote
Policarpo, um homem extremamente nacionalista, que tenta ressuscitar e fortalecer a cultura brasileira.
A ideia do livro é legal, mas por ser um livro antigo, a forma como foi escrita acaba sendo um pouco difícil de entender e torna ele chato.
O triste fim de Policarpo Quaresma teria sido pior se fosse hoje em dia
comentários(0)comente



Cristiane 05/08/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Nosso Dom Quixote... Sonhava com um país e um povo que nunca existiu. O governo é sempre canalha!
Livro incrível, cheio de reflexões...
comentários(0)comente



Matheus Luckas 04/08/2023

Uma obra histórica e mais do que atual
Difícil encontrar palavras para descrever a grandeza de uma obra tão potente, que narra com tanta propriedade, criatividade, riqueza e acidez os ideais de nação e suas contradições, que critica as elites e valoriza o saber popular, negro, indígena, que coloca as mulheres como donas de si, e que quebra com paradigmas estéticos e formais da sua época. Lima Barreto morreu pobre e sem o devido reconhecimento em vida, tendo sofrido, depois de morto, com um apagamento histórico, visto que seu livro é incômodo e incita um esperançar muito grande naqueles que sempre foram silenciados. Leiam Lima Barreto!
comentários(0)comente



Luis Fernando 02/08/2023

Surpresa
Este livro é, de diversas formas, um gigante da literatura brasileira.

A astúcia do escritor em narrar aventuras com criticas tão profundas e atuais é simplesmente incrível!
comentários(0)comente



Nazrat 01/08/2023

Ilusão patriótica
Um percurso único do personagem título. Passa por uma fase em que é cômico, outra em que é considerado um louco, depois vem com esforços de fazer a terra dar frutos e, por último, tenta dar um significado para a insistência bélica. Mas tudo isso apenas fez com que se desiludisse, "um encadeamento de decepções". Tudo isso para mostrar o quão vazio é o patriotismo, essa ideia tradicional e conservadora de dar significado a linhas imaginárias que delimitam um alegado território e cores de bandeira como se fossem uma representação verdadeira de um povo. É preciso ter cuidado, pois o que há, na realidade, são pessoas que se aproveitam disso para dominar o povo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



sunny30 31/07/2023

Deixo esse querido aqui pra quem gosta MUITO de história porque pra mim, a experiência foi bem mediana
comentários(0)comente



Mi_ 30/07/2023

Um livro de ficção que fala muito sobre a história do Brasil.
Policarpo Quaresma é um patriota radical, sendo que suas ações o levam ao seu triste fim.
A obra é dívida em três partes, sendo:
Parte 1 - Defesa da cultura brasileira e a ideia de que o Tupi seja a língua oficial do Brasil;
Parte 2- Defende a agricultura nacional e a ideia de que no Brasil, tudo que se planta colhe.
Parte 3- Vai para a guerra e luta a favor do Brasil.
Lima Barreto, foi um grande autor e a leitura vale muito a pena.
comentários(0)comente



Ãvy 22/07/2023

Uau, que livro. A literatura brasileira é impecável, a didática do livro é incrível, os fãs de história piram. Leiam, leiam e leiam!
comentários(0)comente



Luiza 12/07/2023

Clássico
Os clássicos tem um motivo de ser clássicos, é a atemporalidade dos assuntos? Ou será que é o fato de acertar um comportamento da sociedade de forma cíclica? Na minha opinião precisamos ser pragmáticos na vida, os idealistas estão fadados a ser enterrados pelo o sistema.
comentários(0)comente



Bruno 12/07/2023

O fim é triste, mas o legado permanece
Policarpo Quaresma é aquele brasileiro que lutou bravamente pelo seu país, com o que tinha em mãos, fez o que era possível. Leu muito, enfrentou os algozes da vida, era patriota e defendeu o nosso Brasil. Lima Barreto se confunde, em algumas nuances, com o personagem principal da obra. O fim de Quaresma é triste, mas é como aquela semente que morreu, mas o sulco da sua essência deu frutos.

Lima Barreto estava corroído pelo alcool e a sua esperança de torna-se um literato reconhecido veio tardia. Mas isso de nada tiram os méritos da sua nobre arte da palavra escrita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elisa Coelho 16/07/2023

Mudou minha visão
Quando comecei a leitura, não estava morrendo de amores por esse livro. Lembro de já ter estudado sobre ele na escola, e até o li em ?pedaços?, porque era uma das leituras obrigatórias na época (e eu não gostei).
Quando terminei o livro, minha opinião mudou completamente. Policarpo é uma figura caricata, um homem tão bom e tão correto, numa época em que essas características só levavam à um fim: triste. Ele e Ricardo Coração dos Outros são personagens maravilhosas. Ver o retrato da época, a história acontecendo? eu amei. Recomendo!
comentários(0)comente



Manu 24/07/2023

A falta de conhecimento sobre esse livro é criminoso
Esse livro é sinceramente um dos mais impressionantes que eu já li na vida e o fato de que eu só ouvi falar dele ano passado é um crime. O estilo de escrita é muito fluido, os personagens são incríveis e superaram muito minhas expectativas. Todos eram bem feitos e bem caracterizados, se não eram tridimensionais, serviam para exemplificar algo, muito frequentemente com ironia. A leitura é uma aula, tanto de história, como política, filosofia e sociologia. Esse livro foi escrito a mais de 100 anos atrás, e ainda é atual é relevante e impressionante. Essa edição é simplesmente maravilhosa, e as ilustrações acrescentam muito na imaginação, servindo como pausa de um ponto para outro, e as notas são muito bem detalhadas. Recomendo com certeza se você tá procurando um
clássico brasileiro pra pensar bastante enquanto sendo divertido
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR