spoiler visualizarbaafaitaa 16/10/2023
Obra de arte!
Um livro realmente incrível! Por ser um clássico e obrigatório na escola, sempre tem aquele pé atrás e medo de ser uma história chata, pacata, sem graça mas, na verdade, esse livro me surpreendeu.
Pessoalmente, gostei muito da leitura pois me trouxe sentimento de identificação. O Policarpo se infiltrou em tudo aquilo que lia e via sobre o próprio país e se apaixonou pelo Brasil e, logicamente, desejava a prosperidade e progresso do mesmo. Ele tinha aquele sentimento de fé que mais ninguém conseguia tirar da cabeça dele, entretanto, somente ele, com sua bondade e enorme coração, almejava esse progresso, demonstrando a maldade e descaso que cerca nosso mundo.
É muito fácil se ver através dos pensamentos e ?crises existenciais? (incluindo tempos antes de seu fim) de Quaresma, vivendo em um mundo rodeado de guerra e dominado por pessoas que não ligam para a melhora do país e do mundo. Na verdade, não importa o quanto a gente lute constantemente por uma melhora, não somos nós que controlamos o mundo.
O livro é muito realista e tocante, não só através da história do Major Quaresma mas, também, de outros personagens, como a Olga e o Ricardo Coração dos Outros que são personagens que também possuem uma bondade e preocupação com o rumo da sociedade. (OBS: amo a parte em que a Olga enfrenta seu marido, na tentativa de salvar seu tio)
Enfim, estou fascinada por essa história e acredito ser realmente essencial a leitura dessa obra prima. Não é uma leitura complicada, apesar de ter suas dificuldades, é simples de entender e é uma arte incrível e de orgulho para o nosso país.