Esaú e Jacó / Memorial de Aires

Esaú e Jacó / Memorial de Aires Machado de Assis...



Resenhas - Esaú e Jacó


280 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lorena816 16/11/2024

#37 Esaú e Jacó
Não foi minha leitura preferida de Machado de Assis. ?
Achei o livro muito longo e com muitas partes ?avulsas? da história.
A trama principal se dá em torno dois dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo, sua família e alguns amigos da família. Sua mãe se preocupa muito pois eles não se dão bem, tem opiniões muito diversas desde a infância e inclusive se interessam pela mesma moça. A moça é amiga da família e não se decide entre os dois irmãos. Parece gostar dos dois.
Paralelo a isso, o autor vai nos dando alguns vislumbres da vida cotidiana da população do Rio de Janeiro dessa época, final do século XIX. Inclusive nos narra fatos da proclamação da república. Achei interessante que li o livro justamente neste período, em novembro de 2024.
comentários(0)comente



Gladston Mamede 14/11/2024

Não é o Machado que recomendaria a alguém. O mote e o enredo não são dos melhores. Vai arrastado, meio que sem eira ou beira. Mas é um Machado: é muito bem escrito; tem passagens estupendas e texto fascinante. Mas a história é... como direi? Fraquinha. Se leria novamente? Claro! É um Machado.
comentários(0)comente



Leo 05/11/2024

Esaú e Jacó
O título remete aos dois personagens bíblicos filhos de Isaac, que tinham uma desavença e o primeiro acaba trocando a sua primogenitude por um prato de comida.

Os irmãos Pedro e Paulo tinham problemas desde o ventre ou isso foi encucado em sua mãe pela adivinha. Que também previu
grandes coisas aos gêmeos, porém coisas futuras.

O fato é que eles nunca se deram muito bem, a não ser por um breve período pós morte da mãe, com um sempre sendo o oposto do outro .
Chegaram até a se apaixonar pela mesma garota, mas ela acabou falecendo antes de escolher um dos dois.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wagner 19/10/2024

Achei o livro bastante enfadonho e chato, algumas parte sao boas, mas nao e o suficiente para salvar a leitura do livro.
comentários(0)comente



Patricialima02 05/09/2024

Livro incrível!
O livro do Machado de Assis que menos me prendeu, foi incrivelmente difícil lê-lo, porém, ainda assim foi fascinante ver a Proclamação da República pela perspectiva das personagens e perceber o quanto deve ter sido estranho acordar em um dia e a República ter iniciado.
Pedro e Paulo com as suas divergências me deixaram um pouco entediada, mas mesno assim gostei dos dois.
Machado de Assis você sempre será um gênio para mim.
comentários(0)comente



nat gardein 12/08/2024

Simplesmente Machado de Assis
Que o Machado de Assis é considerado o maior e melhor escritor brasileiro de todos os tempos, você sabe, mas já parou para pensar no motivo?

Quando li uma obra do autor pela primeira vez, sendo ela "Dom Casmurro", me apaixonei pelo livro. Entretanto, foi ao ler um segundo romance do escritor que pude perceber de fato o que o difere de outros autores.

A tão aclamada literatura machadiana tem um motivo para ser aclamada. Nela, Machado envolve o leitor na trama, cria diálogos e respostas para conosco, além de precipitar nossas emoções ao ler seus livros.

Ele é o único que faz isso? Não. Mas com certeza é um dos que, se não, o que faz melhor.

Convém falar também sobre Machado de Assis ter inaugurado o Realismo no Brasil com sua obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" influenciando toda uma geração de escritores, ao aproximar suas histórias e novelas literárias da realidade, cativando o leitor, que assim, se pôde ver na história.

Além de tudo, Machado de Assis foi um escritor negro, que superou inúmeras barreiras sociais e raciais da época, e ainda assim, conseguiu se destacar como um dos maiores literatos do Brasil.

"Esaú e Jacó" me encantou em todas as suas facetas. A realidade política e histórica da época, o conflito entre os dois irmãos gêmeos, as relações e ambições complexas dos personagens. A essência única e especial que o narrador onisciente contribui para a história ao mesclá-la com as anotações de um dos personagens.

É um livro encantador e muito atual, apesar da época de lançamento! As pessoas costumam ter certo preconceito com livros clássicos, esquecendo que são clássicos por serem atemporais, quebrando as barreiras genealógicas, e nos cativando independente do século.
comentários(0)comente



Regine 26/07/2024

Gostei da história e dos aprendizados
Não gosto muito dos livros de Machado de Assis, mas dos que li, está foi o que mais gostei. Gostei dos aprendizados e de como a história se desenrola.
comentários(0)comente



lis 14/07/2024

A escrita do Machado de Assis é extremamente rica, a história é sobre os gêmeos Pedro e Paulo que se apaixonam por Flora. Assim, eu não me apaixonei pela narrativa mas definitivamente é muito bem feita.
comentários(0)comente



Rebeca1472 06/07/2024

Muito interessante ver a diferença da escrita e da percepção do Machado de Assis em livros de romance. E, apesar de não tão evidente quanto em "Dom Casmurro" ou "Memórias Póstumas de Brás Cubas", ainda tem uma boa pitada de ironia machadiana.
comentários(0)comente



Rafael2695 04/07/2024

Livro interessante
Não imaginava que aconteceria aquilo com a razão deles.
Leitura difícil, mas bem formulada nos capítulos.
Tenho interesse em outras obras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isa_04 19/06/2024

Para os amantes de Literatura e História creio que Esaú e Jacó seja de interesse. Não é que eu não goste de História, mas até que eu me encontrasse "dentro" do livro, fez com que a história se tornasse um pouco densa para mim, quase que não termino ele, terminei porque queria saber que fim levaria todo aquele reboliço dos irmãos. Entretanto, é um daqueles livros que você pode ir lendo e fazendo algumas pesquisas, para entender o sentindo figurado de cada personagem em relação aos acontecimentos da época. Digamos que não cheguei ao clímax mas também não fui ao fundo do poço com o livro, mas não sei se o lerei novamente pelos próximos anos.
comentários(0)comente



costa.literaria 09/06/2024

Cheio de dualidades, "Esaú e Jacó" aparece como um retrato do Brasil no século XIX; o penúltimo romance publicado por Machado de Assis introduz uma história regada à ambiguidade. com um enredo filtrado pelo olhar do Conselheiro Aires, a obra traz ao leitor não apenas os acontecimentos que envolvem os protagonistas, mas também opiniões sutis e sarcásticas sobre vida econômica e social no Rio de Janeiro da época!

com Pedro, defensor da monarquia, e Paulo, republicano, a imagem dos gêmeos é usada como superfície para o embate entre ideias liberais e conservadoras. todas as críticas, referências intertextuais e ironia da obra testemunham a maestria da maturidade literária do bruxo do Cosme Velho ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



280 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |