denis.caldas 24/10/2020Os 3 Ms: mente, método e "money".Eu pensei que demoraria muito para ler esse livro, mas de repente, voltando a acompanhar gráficos e notícias de ações depois de quatro anos ausente, fui fisgado pelo assunto e pelo jeitão do livro, dividido em três assuntos intercambiáveis.
A parte da mente o autor se vale pela experiência no mercado e a formação de médico psiquiatra, pois conhecendo alguns meandros da mente e os mecanismos do vício e da rotina, o dr. Elder não cai nos clichês de auto-ajuda, mas reconhece humildemente como o trader é praticamente indefeso diante os robôs e o mercado e, ao invés de dar uma de herói e bater de frente, utiliza mecanismos de defesa para operar.
É aí que chegamos na segunda parte, da metodologia, onde o dr. Elder apresenta alguns indicadores de entrada, stops e saídas. Isso em uma época em que os dados dos preços de uma ação deviam ser baixados da internet, processados em um software, plotados em um gráfico e daí sim interpretados! Hoje temos páginas na internet que nos fornecem uma miríade de indicadores e gráficos, por exemplo, Tradingview e Investing, com delay de 15 minutos; se quiser em tempo real ainda se paga.
A última parte, a do "money", se refere à gestão do dinheiro e como não ser devorado pelos tubarões ou pelas piranhas, em uma ferramenta que já coloquei em prática e me salvou de prejuízos maiores do que eu suportaria. Pois sim, embora seja um livro com bastante teoria, a parte prática a gente já fica com vontade de colocar a mão na massa!
Enfim, eu poderia tratar de várias coisas aqui na resenha, mas quero encerrar com isso: o cara é tão bom que, ao pesquisar entre as centenas de indicadores disponíveis na página de gráfico de preços em tempo real, encontrei os criados por ele e que levam o seu nome, como o Elder's Index Force, de graça e em um só clique! Que legal!
Ah, e é melhor do que esses youtubers da moda, que pagam a ração premium do Bob com uma operação rápida no celular, mas estão na verdade ganhando mais dinheiro vendendo cursos para os principiantes e os gananciosos. Não há mágica, meu querido, há técnica e psicologia. Skin the game!