Farsa de Inês Pereira; Auto da Barca do Inferno; Auto da Alma; Pranto de Maria Parda

Farsa de Inês Pereira; Auto da Barca do Inferno; Auto da Alma; Pranto de Maria Parda Gil Vicente




Resenhas - Farsa de Inês Pereira; Auto da Barca do Inferno; Auto da Alma


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Maria17400 03/07/2023

Li para a escola, não entendi nada do livro, nem é português isso.
Cansei lendo, não entendi 🤬 #$%!& nenhuma
Barb 04/08/2023minha estante
Ler pela escola é sempre chato porque é obrigação e acaba sendo livros que nem conseguimos entender kkkkk tô lendo agora, depois de 6 anos que saí da escola.




João 13/07/2024

Muito bom
Eu já tinha lido o Auto da Barca do Inferno e quis entrar em contato com outras obras do Gil Vicente e esse livro foi ótimo. A Farsa de Inês Pereira é bem divertida e de fácil entendimento, ainda mais com o auxílio de transcrição de palavras e contextos. O Auto da Alma é bem reflexivo e divertido, porém o Pranto de Maria Parda confesso que achei mais difícil de entender, mas uma pesquisada no contexto da obra facilita o entendimento. Muito boa a experiência de ler esse livro!
comentários(0)comente



jessica.guabiraba 14/04/2024

Ato 3
Há muitos anos li "O auto da barca do inferno", acho uma peça engraçada e cheia de peripécias, então com finalidade pedagógica fui ler as outras peças e afirmo, "O auto da barca do inferno" é sem dúvidas, a melhor ?
comentários(0)comente



Maria22510 15/02/2024

Interessante
Não tenho muito o que falar, li para a escola mas achei interessante, principalmente o Auto da Alma. Assisti a uma representação desse auto e até arrepiei. Livro pequenino, de bolso, vale a pena parar pra ler.
comentários(0)comente



Yasmin 30/01/2024

Auto da Barca do Inferno
Dessa vez eu li uma versão mais antiga do livro, foi mais difícil que da primeira vez já que aqui o português era mais arcaico. Mesmo com a dificuldade eu ri muito com o sarcasmo do Diabo.
comentários(0)comente



Sandrielle2 18/10/2023

Só li o livro por causa do colégio, pra saber como eram as peças de Gil Vicente e sobre o movimento literário humanismo.
comentários(0)comente



Julia 05/09/2023

O livro é interessante, mas li outra versão que gostei mais.

Recomendo super, para ter um maior conhecimento com nossa palavras para vocabulário!
comentários(0)comente



MFenner 22/08/2023

O Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Tenho consciência da importância de Gil Vicente e dessa obra para a literatura portuguesa, mas fala sério, que coisa difícil de ler. O livro é extremamente pequeno, mas a linguagem da época não ajuda, você lê duas linhas e tem que ficar consultando no rodapé o significado da maioria das palavras para tentar entender o que o Diabo diz aos mortos.
comentários(0)comente



Barb 16/08/2023

(Re)lendo livros que eu deveria ter lido na escola (pt. 3)
Surpreendentemente, eu adorei. É difícil se adaptar ao tipo de escrita e ao vocabulário no começo, mas com o tempo você pega o jeito e as notas de rodapé ajudam bastante também. Eu achei muito interessante o jeito como as histórias são contadas, e quando terminei o livro e comecei outro em seguida, senti falta das frases ritmadas e rimadas. A única peça que eu pastei lendo - porque achei chatíssima - foi "Auto da Alma", porque tem um teor religioso bem forte e eu não sou religiosa. Mas todas as outras são bem interessantes, eu leria mais coisas dele (apesar de eu não saber até que ponto ele tem mais de suas peças registradas).
comentários(0)comente



Brenda 09/07/2023

Foi um livro que li por obrigação, devido a escola. Porém não foi o pior que já fui obrigada a ler. Tem crítica muito fortes e muita história de Portugal.
comentários(0)comente



Bibi_Herondale 21/02/2023

Bomm
Leitura cansativa, mas é um clássico não é mesmo? Li obrigada para fazer uma prova, mas realmente me diverti com vários diálogos
comentários(0)comente



Aguiar_li 10/09/2022

Foi para um trabalho, mas me surpreendi
Tinha que fazer um trabalho que envolvia esse livro e ele me surpreendeu... É bem difícil a compreensão, então acabei ouvindo o áudiobook de um dos títulos que tem neste pequeno livro ( Auto da Barca do Inferno) e a história me envolveu bastante!
Muito bom, mas se eu não tivesse sido obrigada a ler por nota, eu não pegaria pra ler, para ser bem sincera.
comentários(0)comente



Ju 20/06/2022

Um saco
Fui obrigada a ler a primeira história, ?A Farsa de Inês Pereira?.

São histórias feitas para serem encenadas, e eu odiei ?
comentários(0)comente



Helô 01/07/2010

o arcaico ainda serve para o moderno
Quando vi na lista de Leituras Obrigatórias da USP aquele autor que aprendemos no primeiro ano como sendo daquela linda época que foi o Medievalismo/Renascimento, que usa redondilhas e escreve no formato teatral; pensei: que droga, vai ser chato pra burro.
Pois bem, que fique registrado isso, porque admito que eu errei, e feio. Imaginei-me agonizando por 130 páginas de versos e vocabulário díficil, histórias chatas e fundamentalista e blá blá blá. Honestamente, nunca mais julgarei o livro pela época e contexto histórico.
Aliás, falando em contexto histórico, costumo também analisar isso quando leio algo "menos atual", afinal, somente se estudando o momento na qual foi escrita que poderemos identificar críticas e alguns insights da obra. Gil Vicente, nessas três "Obras Primas" conseguiu tornar seus críticas, ironias e humor praticamente atemporais!
Desde a "ingenuidade" de Inês Pereira até o caminho das Almas para a Glória. Tudo abrange o universo o humano, não só daqueles tempos como dos nossos tempos.
Interessante observar que mesmo depois de tantas revoluções e invenções, certos aspectos sociais e espirituais continuam iguais, mesmo após, sabe-se lá, 500 anos.
Recomendo e, se puder, vou ler novamente.
Além do mais, adorei as notas de rodapé.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2