Letys.lê 14/10/2024
Um livro agradavelmente bom
A autora realmente escreve de uma forma maravilhosamente bem, não deixa pontas soltas (pelo menos na minha opinião) e o enredo desse foi um pouco mais interessante do que o do primeiro livro.
Achei que os personagens principais/secundários foram bem escritos e desenvolvidos, com destaque para Lila e Alucard. O último, principalmente, foi uma ótima surpresa! A forma que a autora conduziu a parte dele me agradou demais, (e não consegui odiar o querido, senti uma certa extravagância na personalidade dele. Sua construção foi quase perfeita).
Além dos dois, também gostei de como a autora trouxe uma certa complexidade para o Rhy, explorando os sentimentos dele em relação a tudo que passou nos eventos anteriores, e em relação a sua própria posição na realeza.
Apesar dos pontos positivos, tenho que falar que: a história estava bem previsível pra mim, adivinhei quase todo plot antes de chegar na metade do livro. Ela também estava arrastada, com muitas descrições e divagações dos personagens longas demais... poderiam ser mais sucintas para chegar ao ponto logo (demorei para terminar o livro, e só dá aquela emoção mais pro final). Sobre as lutas: foram mais animadinhas do que no livro anterior, mas ainda deixaram um pouco a desejar. Pensei que o evento Essen Tasch iria ser explorado de forma diferente e mais proveitosa, entretanto não teve nada de "uau".
Agora, por vezes achei Lila e Kell meio chatinhos em alguns momentos, e com decisões duvidosas. Dentre essas decisões, me irritou ver a Lila despachando o outro competidor para tomar o seu lugar, achei tão sei lá (e ninguém descobriu depois, nem sobre o assassinato daquele outro competidor e seus "comparsas". Tudo normal por aqui). Também seria válido se o desenvolvimento dos poderes dela fosse mais balanceado pelo tempo de treinamento que ela teve (eu supus que foi curto, né? Não era nem para ela ter passado de duas lutas, porque os outros já eram acostumados com a magia e os elementos faziam muito mais tempo! Ficou meio fora da realidade da história pra mim). Já sobre o Kell, tiveram momentos em que eu só revirava os olhos para certas reclamações repetitivas e ações no mínimo irritantes também.
E por fim não gostei das transições bruscas para a Londres Branca no meio da história, poderiam ter sido feitas de outra maneira.
O final foi meio corrido, achei que no mínimo o Kell teria uma luta contra a Okja e não teve... ele só foi de bom grado com ela. Vamos entender que foi por conta da briga que aconteceu com o rei minutos antes do rolo acontecer, isso deixou o coitado passado das ideias!!!
É essa minha opinião: é um livro agradavelmente bom, se você tiver paciência e é uma segunda continuação mediana. Dei 4 estrelas porque contei muito com o desenvolvimento inter e intrapessoal dos personagens, hehe... É uma parte que gosto muito de observar :)