calebefernands 16/07/2021
Simplesmente a melhor versão do Batman
Esse encadernado é dividido entre O Cavaleiro das Trevas I (lançado nos anos 80) e a sua continuação O Cavaleiro das Trevas II (que foi lançada por volta dos anos 2000). E antes da gente conversar sobre o conteúdo em si, a gente precisa dividir o joio do trigo.
O Cavaleiro das Trevas I é surreal - Frank Miller mandou bem demais, o cara simplesmente criou uma versão mais velha do Batman, mais frio e amargurado. A trama é excelente, tudo é de altíssima qualidade, e olha que eu nem gosto tanto da DC. Fora a inesquecível batalha entre o Batman e o Superman, é genial.
Por sua vez, O Cavaleiro das Trevas II, foi a pior HQ que eu já li na vida. Frank Miller poderia aproveitar tudo o que ele tinha criado e reutilizar de uma forma agradável, a continuação de uma das maiores obras-primas da DC foi totalmente desperdiçada com uma trama péssima. Se vocês tiverem a oportunidade, não leiam O Cavaleiro das Trevas II, é péssimo.
O que me desagrada em ambas HQs é o traço do Frank Miller. Na primeira parte é até que bom (não algo lindo, uma arte ok), mas na segunda parte chega ao ponto de incomodar.
Portanto, O Cavaleiro das Trevas possuí minha versão de Batman favorita, mas infelizmente Frank Miller (queria fazer uma grana) e criou uma continuação péssima. Essa é a razão das 4 estrelas, e não 5.