Fabio 18/03/2015Edição DefinitivaBatman – O Cavaleiro das Trevas
Toda arte tem os seus destaques, os seus clássicos, nos quadrinhos, considero Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, um clássico.
O livro saiu em quadro volumes em 1986, e trouxe uma visão de um futuro próximo no universo DC onde os heróis haviam abdicado de seus mantos cessando assim suas vigílias. Neste futuro, uma diatópica Gotham é tomada por gangues de adolescentes que não respeitam nada nem ninguém. Incomodado com a situação um Bruce Wayne já de meia idade resolve vestir novamente o manto do morcego e voltar a fazer justiça com as próprias mãos.
Mais atual do que nunca, O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller traz a discussão exatamente para o momento atual, onde a policia prendem e a justiça solta. Onde o menor pode transgredir a lei e ser levado para a delegacia de PROTEÇÃO ao menor. Onde o bandido vira mídia e ganha sucesso e a vítima tá sempre errada.
Na ficção profética de Miller a mídia é o grande destaque. Dali se molda a opinião pública despontando seus extremos. Não muito diferente da nossa realidade, aonde chegamos a apoiar extremidades como linchamentos, pena de morte, etc...
Já o quadrinho que marcou época é recheado de imagens emblemáticas, verdadeiros pôsteres que tornou ainda mais icônica a imagem do Homem Morcego. Talvez não seja a historia definitiva de Batman, mas acredito que seja a sua mais famosa historia.
Batman – O Cavaleiro das Trevas 2
Ouvi muitos boatos dizendo que Miller escreveu essa segunda parte por pressão dos editores da DC, para beber na fonte do sucesso que foi Cavaleiro das Trevas. Se foi falta de esmero ou não, esse segundo livro ficou bem aquém do primeiro. O que antes era uma critica a sociedade, a mídia e ao vigilante encapuzado que faz justiça com as próprias mãos, aqui virou mais uma saga de quadrinhos, com grandes heróis, com grandes vilões e planos mirabolantes.
Dando sequencia quase imediata ao final do primeiro livro, a enredo aqui busca justificar o porquê do sumiço dos vigilantes. Que tudo não passava de um maligno Plano dos vilões para dominarem o mundo. Batman percebe a falácia e inicia uma missão de resgate aos demais heróis, aparamentado por um grupo que recrutou ainda na primeira parte da historia.
É uma boa historia de quadrinhos, mas se perdeu na principal característica que a original conseguiu se destacar. A parte critica, ácida, adulta ficou apenas na primeira. Neste quadrinho a historia é mais entretenimento. Enquanto o primeiro livro tem alem entretenimento traz também reflexão.
Quanto a edição em si, é uma edição de luxo, em capa dura, com mais de 500 paginas, somando as duas publicações, O Cavaleiro das Trevas de 1986 e o Cavaleiro das Trevas 2 de 2001. Alem de diversos extras com esboços e comentários do próprio Frank Miller. Um livro obrigatório para o fã de HQ.