Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca




Resenhas - Sobre a brevidade da vida


441 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


julia 25/02/2023

Sêneca é um gênio. Tantos anos depois de Sobre a Brevidade da Vida ter sido escrito eu estou aqui, lendo e concordando com tudo o que ele tem pra dizer.
comentários(0)comente



Thainara 21/02/2023

Aos que procuram constantemente as glórias terrenas, e aplausos por estarem a postos e vendidos ao trabalho e aos deveres terrestres, lembrem-se: o que mais importa é o respirar tranquilo, é a pausa para viver a vida, e quem está presente ao lado. Desligar-se de suas infindas obrigações e evoluir mentalmente, entregar-se ao aprendizado, porque só este você leva ao túmulo.
comentários(0)comente



skuser02844 20/02/2023

Um livro divisor de águas!
Não cabe em palavras o que essa leitura me proporcionou! Estou sofrendo com crises de ansiedade e ao ler esse livro, ao acaso, consegui construir vários pensamentos reflexivos sobre a vida.

A vida continua a passar mesmo que você não queira. Cabe a nós viver la como se cada dia fosse o seu último dia na terra! ?
comentários(0)comente



Karina Paidosz 20/02/2023

Se Sêneca estivesse nos tempos de hoje, não agonizaria tanto na sua morte.
Em tempos de "coach"...

Brincadeiras a parte, ele nos dizia ali que os homens ocupados não tinham tempo de aproveitar a vida. Sua brevidade se dedicava tão somente a deixar de viver.

Temos cada um a nossa vida e cabe a cada um saber extrair suas melhores fases, sabendo que o que faz de nós é o que dedicamos nosso tempo fazendo.
comentários(0)comente



Nicole Gonsales 18/02/2023

Lerei mais vezes
O livro trás uma reflexão muito profunda, é uma leitura para quem gosta de filosofia e de pensar sobre Sí e sobre as próprias ações.
comentários(0)comente



Ecklezia_Carvalho 14/02/2023

A vida segue a trajetória que iniciou e não retrocede ou detém seu curso. Não fará tumulto nem advertirá sobre sua velocidade: deslizará em silêncio. Ela não se prolongará por ordem de um rei, nem pelo favor do povo; transcorrerá do modo como foi determinada desde seu primeiro dia, não sofrerá nenhum desvio, nenhum retardo. O que irá acontecer? Tu estás ocupado, a vida se apressa; nesse ínterim, a morte irá chegar, para a qual, querendo ou não, terás de ter tempo.

É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer.

Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito.
comentários(0)comente



Isis 10/02/2023

O livro "Sobre a brevidade da vida" escrito por Sêneca é uma obra fascinante que aborda a filosofia sobre a vida e a morte. O autor argumenta que a vida é curta e, portanto, deve ser vivida de forma consciente e com sabedoria. Ele acredita que a busca pelo prazer excessivo e pelo acúmulo de riquezas é uma perda de tempo, pois tudo isso pode ser levado pelo vento no momento da morte.

Recomendo este livro a todos aqueles que desejam refletir sobre a vida e a morte, e buscam uma abordagem filosófica para entender o valor da vida e o modo como ela deve ser vivida. A escrita de Sêneca é clara e concisa, o que torna a leitura agradável e fácil de entender. Além disso, as reflexões do autor ainda são atuais e relevantes, o que demonstra a verdadeira sabedoria de suas palavras.
comentários(0)comente



melxskoob 08/02/2023

mas como se utilizar do ócio?
Bom, eu estava lendo ?Meditações? de Marco Aurélio e resolvi ler esse, li rapidinho, bem diferente da minha experiência com ?Meditações?, que uso como livro de referência e afago. Nesse livro, e em todos dessa linha, é sempre importante levar as coisas com um grão de sal, já que viviam numa época com escravidão, espetáculos do coliseu, e uma noção um pouco mais diferente, por exemplo, Seneca parece debochar de quem se dedica ao estudo da história, o que é errôneo na minha visão.
Como análise dos conselhos,são bons, grifei várias frases e tem uma reflexão bem feita sobre o tema em mãos.
apenas me deixa um pouco decepcionada a falta de desenvolvimento na resposta de ?uma vida ocupada?, vemos que não é boa, porém não é mostrado como fazê-la valer, senão pelo final com um pequeno conselho a Paulino, mas talvez essa era a intenção da carta, ele ir procurar o que faria esse ócio útil e satisfatório.
comentários(0)comente



pirocadeperuca 04/02/2023

a apresentação de sêneca sobre a questão é mais interessante que o aprofundamento feito mais adiante no livro. há muita repetição, citação de exemplos desnecessária, mas ainda assim não é fastidioso.
enfim, é bom.
comentários(0)comente



Aissa.Mirelly 01/02/2023

Comecei o livro com grandes expectativas, as quais foram sanadas e até superadas nas primeiras páginas, entretanto com o passar da discussão Sêneca aprofunda o diálogo de uma forma que >para mim< não foi deveras interessante. Para mim, quando o debate foi acerca da potência do tempo, fiquei presa nas páginas, perdida no emaranhado de significados que cada sentença dava. Adorei, até aí. Depois entre em debates que achei um pouco confusos
comentários(0)comente



arqueofarias 28/01/2023

A primeira parte sobre a brevidade da vida é um grande tapa na nossa cara. Sêneca praticamente nos dá um ?ACORDA PRA VIDA!!!!? Hahahah e eu amei. Incrível como palavras tão antigas ressoam tão atuais.
A segunda parte sobre a firmeza do sábio, não curti.
comentários(0)comente



giooio 25/01/2023

Um livro curto com bons ensinamentos e reflexões sobre a existência humana. Acredito que poderia ter aproveitado mais a leitura se eu tivesse mais bagagem filosófica/histórica. Por essa razão, foi uma obra que precisei de textos de apoio para entender mais o contexto e os exemplos dados.
comentários(0)comente



Bianca 18/01/2023

Conheci este livro por uma indicação que vi na internet e logo me interessei por lê-lo. O começo (primeiras páginas e primeiro capítulo em geral) corresponderam às minhas expectativas, mas o segundo capítulo tornou-se chato e desinteresse devido a linguagem filosófica e por fazer referências a antigos filósofos (particularmente, eu desconhecia boa parte deles é suas histórias). O terceiro capítulo voltou a ficar mais interessante mas confesso que eu não via a hora de terminar esse livro. Dei nota 1,5 porque realmente não achei tão bom e não superou minhas expectativas. Deixo uma frase como a mais marcante para mim: Mas aprender a viver exige uma vida inteira e, o que pode surpreendê-ló mais, é preciso uma vida inteira para aprender a morrer.
comentários(0)comente



luanabarcelosr 11/01/2023

É um livro curtinho, fui com zero expectativas e caramba... Quanto tapa na cara e sacode!
Foi meu último livro lido de 2022 e foi excelente finalizar esse ano que me marcou tanto por questões de saúde mental, com esse, me gerou incômodo, me fez refletir muito e me fez questionar sobre como estou vivendo ao ponto de querer mudar tudo isso antes que seja tarde.
Tem pontos que pegaram demais, ainda estou digerindo.
Enfim, é um livro muito bom, porém denso que te faz pensar demais.
comentários(0)comente



Larissa4392 10/01/2023

a vida é rápida
me fez compreender que o tempo passa rápido, não podemos viver uma vida presa na imaginação... o aqui e o agora anseia ser vivido.
comentários(0)comente



441 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR