Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca




Resenhas - Sobre a brevidade da vida


441 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Willdson.WervAm 09/01/2023

Poeta
Simplesmente genial, como que um livro consegue sobreviver a quase 2 séculos?
Simples a resposta , leia esse livro de Sêneca e sinta como que ele tratava com poesia um assunto tão delicado que a cerca da morte e da vida.

Talvez o leitor precise de um pouco de maturidade pra poder entender e entrar dentro do assunto o que autor cita.

Recomendo demais a leitura , curta , poética e densa!
comentários(0)comente



Maria11408 09/01/2023

Um little querido, viu?
E quando ele lançou:

"Sofremos mais na imaginação do que na realidade."

Aí eu não precisei mais de terapia, foi problema resolvido na hora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lets 07/01/2023

A vida é breve, a arte é longa.
A vida é longa para aqueles que sabem vivê-la de fato, e o que é viver, senão uma arte? Senêca, um dos maiores nomes do estoicismo, vai trazer uma longa reflexão sobre como utilizamos o tempo de vida que temos, diferenciando anos de existência de anos de vida. O livro é repleto de lições estóicas como, aproveitar o presente pois o agora é a única coisa que temos, e renunciar o agora é, também, renunciar a vida. Viver com simplicidade e saber aproveitar os pequenos detalhes da vida, buscar a sabedoria no ócio. Enfim, é um livro estóico. Para mim, o livro serviu como uma maneira de despertar em mim essa vontade de viver a boa vida de refletir sobre minha própria existência . :)
comentários(0)comente



Priscila 05/01/2023

Aquele antigo atual... Será que o ser humano não muda nunca?
QUE livro! ? Mesmo sendo pequeno, demorei mais de uma semana para ler, devido a sua profundidade. Quanta reflexão atual, feita por alguém que viveu há 2mil anos. Fiquei com vontade de aprender mais sobre o Estoicismo.

"Muito breve e inquieta é a vida dos que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem o futuro. Quando chegam ao fim da vida, tarde compreendem os infelizes quão frequentemente, enquanto nada faziam, estiveram ocupados" (p. 63).

Será que o tempo realmente é curto ou nós que não sabemos aproveitá-lo?
comentários(0)comente



Vivi 04/01/2023

Livro curto e rápido de ler. Fala sobre como gastarmos o tempo e de como o tempo é muito mais precioso do que qualquer coisa que temos e o quanto não damos o devido valor que ele merece
Rafa 08/06/2023minha estante
Que bom que tu leu kkk




Vinicius.Sabadoti 31/12/2022

Grandes ensinamentos
2022 o ano que mais busquei contato com filosofia, estoicismo, etc e ler essa grande obra do Sêneca foi muito interessante e nos faz olhar sobre a vida sob uma outra perspectiva. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Anna1524 31/12/2022

Leitura necessária
Um professor de filosofia abordou esse livro numa aula esse ano e fiquei muito curiosa (OBRIGADA BRUNO!!!).
Eu particularmente admiro muito o estoicismo, acho uma escola muito interessante, na parte de se atentar àquilo que se pode controlar e aceitar aquilo que não está em seu poder.
O livro é pura reflexão, com muitos pensamentos que deixarão meu último dia do ano ser bastante pensativo.
comentários(0)comente



Isabella 28/12/2022

Eu estou amando consumir esses livros... Foi uma experiência ótima e repleta de reflexões! Passei a gostar de livros nesse nicho e pretendo ler outros que sejam semelhantes.
comentários(0)comente



gabimelg 25/12/2022

?Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos.?
Ótimo livro, com várias reflexões sobre como gastamos e gerimos nossa vida (nosso tempo). Curto e direto, leitura rápida.

Recomendo.
comentários(0)comente



Hiamara.Hespanhol 18/12/2022

Essencial e profundo!!
Quer acordar pra vida? Leia esse livro, bem curtinho mais cheio de reflexões poderosas.

Sem perceber vamos adquirindo hábitos ou talvez levados pela correria do dia a dia ligamos o modo automático e não percebemos que estamos desperdiçando o tempo sem atentar para o fato de que tempo é sinônimo de vida. E vamos oferecendo o nosso tesouro ao chamados ?ladrões de tempo?

? Guardamos zelosamente nossas propriedades, mas entregamos sem preocupações o nosso tempo àquele que queria levá-lo de nós. O tempo de uma conversa banal e infrutífera somado ao tempo do entretenimento vazio ou até nocivo, somado ao tempo de?
Quanto temos desperdiçado??
Chiara 19/12/2022minha estante
Vou acrescentar na minha lista ???


Hiamara.Hespanhol 19/12/2022minha estante
Vai amar.. mais pra te emprestar?




Mariana T 11/12/2022

Edit da resenha
3,5/5 - É um bom livro.
O livro gira muito em volta do próprio título, o que era esperado, porém, mesmo assim coloquei uma certa expectativa. O livro tem reflexões bem profundas e gostei disso, tanto que abaixo vou deixar citada as minhas frases favoritas. É a primeira vez que leio algo nesse estilo, e pretendo ler mais em breve, Kant, Aristóteles, Nietzsche e outros nomes.

"Cada um faz precipitar sua vida e padece da ânsia do futuro e de tédio do presente. Mas o que emprega todo o tempo consigo próprio, que ordena cada dia como se fosse uma vida, nem deseja o amanhã, nem o teme. Pois que novo prazer há, que qualquer hora lhe possa
imediatamente trazer? Tudo lhe é conhecido, tudo foi desfrutado até a saciedade."

"Deve-se aprender a viver por toda vida, e por mais que talvez tu te espantes, a vida
toda é um aprender a morrer."

"Os homens recebem pensões e aluguéis com muito prazer e concentram neles suas preocupações, esforços e cuidados, mas ninguém dá valor ao tempo; usa-se dele a rédeas soltas, como se nada custasse. Porém, quando doentes, se estão próximos do perigo de morte, prostram-se aos joelhos dos médicos; ou, se temem a pena capital, estão prontos a gastar todos os seus bens para viver."

"Ninguém devolverá teus anos, ninguém te fará voltar a ti mesmo. Uma vez principiada, a vida segue seu curso e não reverterá nem o interromperá, não se elevará, não te avisará de sua velocidade. Transcorrerá silenciosamente, não se prolongará por ordem de um rei, nem pelo apoio do povo. Correrá tal como foi impulsionada no primeiro dia, nunca desviará seu curso, nem o retardará. Que sucederá? Tu estás ocupado, e a vida se apressa; por sua vez virá a morte, à qual deverás te entregar, queiras ou não."

"O maior impedimento para viver
é a expectativa, a qual tende para o amanhã e faz perder o momento presente."

"A vida divide-se em três períodos: o que foi, o que é, e o que há de ser. Destes, o que vivemos é breve; o que havemos de viver, duvidoso; o que
já vivemos, certo"

"O tempo presente é brevíssimo, tanto que a alguns parece não existir, pois está sempre em movimento; flui e precipita-se; deixa de ser antes de vir a
ser; é tão incapaz de deter-se, quanto o mundo ou as estrelas, cujo infatigável
movimento não lhes permite permanecer no mesmo lugar. Pertence, pois, aos ocupados, apenas o tempo presente, que é tão breve que não pode ser abarcado; e este mesmo escapa-lhes, ocupados que estão em muitas coisas."

"Quantas trevas uma grande fortuna causa às nossas mentes!".
comentários(0)comente



ufvitoria 09/12/2022

Comecei a ser introduzida ao estoicismo, e recebi a indicação desse livro. Gostei bastante da forma como o tema foi abordado, e o livro traz justamente o que está escrito no título: a brevidade da vida.
Mas não, a ideia aqui não é falar que a vida passa rápido, e sim que muitas vezes por gastar o tempo com futilidades, temos a impressão que a vida é curta.
Obviamente, absorver tudo não acontece de uma hora pra outra, mas espero que a partir de mais leituras sobre o tema, eu consiga entender mais sobre o estoicismo.
No mais, ótima leitura!
comentários(0)comente



Cristina 09/12/2022

Como diz Diderot: recomendo a todos os homens
Livro breve, como o nome já diz. Leitura fácil, muito reflexiva. Sêneca discorre sobre como levar a vida, e ser proveitosa. Julga a vida de grandes homens, o que fizeram ou deixaram de fazer. Fala sobre ócio, prazer, aprender a morrer. Em um dos textos me reconheci como se ele falasse dos ansiosos, e como temos toda a culpa de nossa vida parecer curta demais. O que fazemos entre um desejo e outro? Sempre queremos mais.
comentários(0)comente



Francisco Neto 09/12/2022

Sêneca traz de forma leve uma temática bastante importante nos dias atuais, nosso comportamento com o tempo que temos aqui na Terra.
comentários(0)comente



441 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR