Douglas MCT 30/03/2019
Nostalgia de qualidade
Reunindo os principais heróis e aventureiros da FC e da fantasia do universo Hanna-Barbera, o roteirista Jeff Parker executa aqui um trabalho ao mesmo tempo nostálgico e com a mesma atmosfera aventuresca das animações clássicas que marcaram várias gerações.
Com um enredo coeso, onde cada crossover se justifica por conta de um inimigo em comum (o Omnikron, um destruidor intergalático, que absorve tudo o que devora), quando a criatura chega a Terra e trás contigo seres de outras dimensões, ao mesmo tempo que desperta figuras daqui, de tempos e perfis diferentes. Dessa maneira, Parker (que foi parceiro do falecido mestre Darwyn Cooke na concepção do projeto) reúne Space Ghost e seus aliados Jan e Jace, Jonny Quest e sua intrépida equipe de aventureiros, o super-heróico Homem-Pássaro, incríveis criaturas conhecidas como Herculoides, os famosos Os Impossíveis, o jovem prodígio Buzz e seu mecha Frankenstein Jr., uma nova versão do Mightor, entre outros tantos, para enfrentar a terrível ameaça que se assoma sobre o planeta.
Dotado de grande conhecimento sobre cada um dos personagens, o roteirista faz bom uso da maioria deles, de como trabalhar as habilidades e/ou poderes de cada de acordo com a união com outra figura, criando relações com total nexo e sentido, amarrando pontas soltas das ingênuas animações e explorando novos terrenos narrativos, a medida que cria heróis ou novas versões deles visando trazer mais representatividade ao universo, sem jamais distorcer o material de origem, mantendo o espírito das crias de William Hanna e Joseph Barbera, em um crossover decente, que supera em muito outro qualquer que Marvel, DC, Image etc já tenham tentado realizar.
A arte de Evan "DOC" Shaner também carrega o clima saudosista das produções animadas, com ares meio cartunescos, meio realistas, sem que um se interponha sobre o outro, funcionando de maneira ordenada e equilibrada, com desenhos e enquadramentos precisos, raramente ousados. Os álbuns, reunido o arco completo em 2 volumes, ainda trás outros artistas convidados, como Ariel Olivetti, Steve Rude e Ron Randall.
Se você é da velha geração e tinha saudade dos personagens heroicos da Hanna-Barbera ou se é um jovem leitor que conheceu as animações através das reprises, Future Quest é o material certo para leitores de ontem, de hoje e de amanhã.
Uma HQ que já nasce clássica.