Raul 07/11/2023
Organização e revolução no Brasil
Em Cartas a um Camarada, Lênin responde uma proposta de organização com a qual, ele deixa claro, concorda bastante. Um partido leninista, um partido que está apto à revolução, possui uma organização muito bem formada. Ainda não é o nosso caso. Com a crise partidária deste ano, não temos um OC (Órgão Central), um jornal formado, e isto (vide O Que Fazer? e a presente obra) é indispensável para a organização do partido.
O movimento comunista no Brasil não possui nenhuma hegemonia; Jones Manoel mesmo faz essa crítica. Não temos hegemonia sindical, ou no movimento universitário, estudantil, de bairros, no movimento negro, feminista ou no LGBT. Nossos desafios e tarefas são muitos, mas sem um OC, não conseguiremos nada.
Girando ao redor de um jornal nacional (o que muitas vezes foi ignorado pelo PCB-CC; a fração golpista do antigo PCB), buscamos a unidade de ação, a unidade ideológica, como Lênin defende.
Lênin também defende a crítica aberta ao CC e, inclusive, se for o caso, a sua destruição, expulsão, seja o que for. A fração golpista do antigo PCB adora ignorar os ensinamentos de Lênin. Ou seja, adora ignorar a atividade em favor da revolução e, portanto, se torna anti revolucionária; ela percebendo ou não.