julya 18/12/2023
?viver para sempre.?
tem muito tempo que comprei esse livro, mas nunca parecia o momento certo pra ler. queria me dedicar inteiramente aos personagens e saborear momentos e metáforas, ambos componentes que a donna tartt nunca ignora em seus romances. o pintassilgo foi o meu de estreia a sua escrita, lá nos meus 16 anos, e não aproveitei como deveria. com 21, me senti mais firme para entender as morais, o cinza, desejos, riqueza e poder de personagens tão bem construídos em ?a história secreta.?
esse livro não é sobre grandes mistérios; na verdade, a história principal é esfregada na sua cara na primeira página. cinco amigos na beira do precipício ? o estoico henry, a doce camilla, o pretencioso francis, o charmoso charles e nosso narrador richard ?, presenciando a morte de bunny, o grande amigo língua-grande com opiniões demais, empurrado por eles. ainda assim, o plot consegue se desdobrar em mil, com uma surpresa atrás da outra, um épico grego impressionante por si só, ainda mais como livro de estreia.
com um cenário principal rodeando o aprender grego, a disputa do ego, a ataraxia, o pós-vida, o epicurismo e os prazeres dionisíacos fazem parte da narrativa de uma forma entrelaçada, muito bem amarradas e tão naturais que nos causam momentos de percepção no meio da trama sobre as características quase divinas que cada personagem carrega. é mais que intrigante ler uma dinâmica de amizade como essas, onde a lealdade não nasce do amor e não o sustenta, mas amarra, prende e destrói.
apesar de richard ser um narrador levemente inconfiável, isso garante uma densidade fortíssima na história. nunca sabia se podia acreditar que henry era essa força da natureza, incansável e calculista, se camilla era indubitavelmente inocente em todas as situações envolvidas, ou se julian, o professor excêntrico, era um personagem tanto para richard quanto para nós.
tirei 0,5 estrelas da classificação porque, pessoalmente, acho que a história final envolvendo os gêmeos foi desnecessária, mal-explicada e previsível de uma maneira chula. entendo os motivos da autora, que gosta de brincar com áreas cinzas, mas não gostei da conclusão, que podia ir para lados mais exploráveis.
no mais, tenho certeza que vou levar esse livro com muita curiosidade por muito tempo. é um daqueles que você termina e procura discussões de personagens no reddit. vale muito a pena ler. donna tartt nunca decepciona.