A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Willian 29/12/2023

Intrigante
Um livro que me causou diferentes sensações, vezes eu me perdia, vezes eu me fascinava e no fim acabei gostando da leitura. O livro conta a história de 5 amigos que cometeram um crime e desenrolar deste por meio da narração de um dos personagens.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Livitaaa 26/12/2023

Surpreendente
Esse livro narra a história de 5 amigos, orientados pela mesma figura durante a sua graduação em grego e literatura clássica em uma faculdade em Vermont um estado bem pequeno na Nova Inglaterra nos Estados Unidos. Começando que o mistério não é tão mistério assim, digamos, nos só temos a visão do Richard(protagonista) um menino fingindo ser rico para se encaixar com os outros que fazem o curso com ele e a visão romântica que ele tem todos os outros. Bunny, Camila, Charles e Henry e claro o professor Julian. É muito perceptível que o Richard é excluído de muitas conversas, até que ele é obrigado a entrar e acaba participando também de um crime junto com os colegas, é muito fácil de perceber que mesmo com tudo isso, ele não é um membro de maneira 100% verídica do grupo. Durante várias passagens do livro você sente nojo da personalidade das pessoas ou do jeito que elas agem no mundo, então a morte da pessoa em questão não me deixou especificamente triste, mas sim chocada, esse livro te choca em várias passagens. O final foi surpreendente, o jeito que eles lidaram com a situação mostra que eram apenas jovens ricos sem muita noção da vida. Recomendo a leitura, não espere um suspense nível policial, mas sim uma coisa mais psicológica que explora o psicológico dos personagens.
comentários(0)comente



Ariadne 26/12/2023

Muito bom
Já tinha ouvido falar de "A história secreta" anteriormente, mas o que despertou de fato a minha curiosidade foi o movimento em torno do livro que surgiu no BookTok. Gente falando muito bem e outros dizendo que a história era densa demais, os capítulos muito longos, etc.

Demorei um mês pra ler, mas posso dizer que dei uma enrolada porque gostei muito da história, da ambientação e dos personagens todos errados. Eles são muito cativantes mesmo fazendo muita besteira a todo tempo e a gente sabendo que a história não vai acabar bem já que Donna Tartt baseou-se nas tragédias gregas para escrever.

Gostei muito desse livro e quero voltar a ler O pintassilgo que abandonei há uns anos.
comentários(0)comente



Vania.Carneiro 24/12/2023

Interessante
Uma história interessante, sobre um grupo de garotos bastante peculiar que comete um crime. Isso é dito logo no início do livro, e o narrador conta como tudo ocorreu, há vários anos atrás. Confesso que preferi outro livro da autora, O Pintassilgo, mas este também é muito bem escrito, nos fazendo querer saber + sobre o que realmente aconteceu.
comentários(0)comente



sthef.trindade 24/12/2023

Tragédia grega
?Minha alma nada seria sem seu lado obsessivo.?

Esse livro tornou-se tão importante pra mim que mesmo horas após concluir a leitura, não consigo reunir as ideias suficientemente para dissertar sobre tudo que eu quero.
A história secreta de Donna Tartt caminha no que eu julgo ser a linha tênue entre o belo e o deplorável, sugando e revirando a essência humana, pondo em questionamento o conceito da ética na filosofia: o que de fato é moralmente bom ou mau? certo ou errado?
Uma vez que a poesia embeleza a narrativa cruel, o leitor se encontra em estado de manipulação ao longo da história, e é por isso que o livro deve ser lido com calma, página após página, linha por linha, analisando as metáforas e procurando entender onde cada pista (e o livro está cheio delas) se encaixa.
Apesar de ter virado meu livro favorito, não me arrependo de não ter encontrado ele antes, acredito fielmente que ele veio até mim no momento perfeito. Sou tão grata por isso, aprendi muito com ele e acredito que posso aprender muito mais se ler de novo, contudo, por hora prefiro manter em mente ele como eu interpretei, talvez algum dia eu me sinta pronta para ler essa obra novamente.
comentários(0)comente



mranda 22/12/2023

"(...) mas no fundo temos apenas um. Qual seria??
?Viver?, Camilla disse.
?Viver para sempre ?, Bunny falou, o queixo apoiado nas mãos. A chaleira apitou. "

Esse livro foi simplesmente uma mistura de completo terror e uma estranha beleza, devo admitir que, em certos momentos pensei em desistir de ler, ou por achar algo muito forte, ou por achar a escrita meio detalhista, mas em geral, gostei bastante do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LavAnia167 19/12/2023

Transformador
Transcendente! Sinto que não consegui extrair toda maravilhosidade que este livro ofereceu, mas definitivamente é a melhor obra que li até dado momento. Antes pudesse eu, lê-lo mais uma vez como se fosse a primeira. Donna Tartt nos presenteou com os melhores personagens e além do mais, nos deu a oportunidade de se sentir parte de sua produção.
comentários(0)comente



julya 18/12/2023

?viver para sempre.?
tem muito tempo que comprei esse livro, mas nunca parecia o momento certo pra ler. queria me dedicar inteiramente aos personagens e saborear momentos e metáforas, ambos componentes que a donna tartt nunca ignora em seus romances. o pintassilgo foi o meu de estreia a sua escrita, lá nos meus 16 anos, e não aproveitei como deveria. com 21, me senti mais firme para entender as morais, o cinza, desejos, riqueza e poder de personagens tão bem construídos em ?a história secreta.?
esse livro não é sobre grandes mistérios; na verdade, a história principal é esfregada na sua cara na primeira página. cinco amigos na beira do precipício ? o estoico henry, a doce camilla, o pretencioso francis, o charmoso charles e nosso narrador richard ?, presenciando a morte de bunny, o grande amigo língua-grande com opiniões demais, empurrado por eles. ainda assim, o plot consegue se desdobrar em mil, com uma surpresa atrás da outra, um épico grego impressionante por si só, ainda mais como livro de estreia.
com um cenário principal rodeando o aprender grego, a disputa do ego, a ataraxia, o pós-vida, o epicurismo e os prazeres dionisíacos fazem parte da narrativa de uma forma entrelaçada, muito bem amarradas e tão naturais que nos causam momentos de percepção no meio da trama sobre as características quase divinas que cada personagem carrega. é mais que intrigante ler uma dinâmica de amizade como essas, onde a lealdade não nasce do amor e não o sustenta, mas amarra, prende e destrói.
apesar de richard ser um narrador levemente inconfiável, isso garante uma densidade fortíssima na história. nunca sabia se podia acreditar que henry era essa força da natureza, incansável e calculista, se camilla era indubitavelmente inocente em todas as situações envolvidas, ou se julian, o professor excêntrico, era um personagem tanto para richard quanto para nós.
tirei 0,5 estrelas da classificação porque, pessoalmente, acho que a história final envolvendo os gêmeos foi desnecessária, mal-explicada e previsível de uma maneira chula. entendo os motivos da autora, que gosta de brincar com áreas cinzas, mas não gostei da conclusão, que podia ir para lados mais exploráveis.
no mais, tenho certeza que vou levar esse livro com muita curiosidade por muito tempo. é um daqueles que você termina e procura discussões de personagens no reddit. vale muito a pena ler. donna tartt nunca decepciona.
comentários(0)comente



jurdangf 17/12/2023

Estava preso a eles, a todos eles, para sempre.
Esse livro é rico, tão rico em informações, analogias, qualquer coisa que você precise você pode se basear nesse livro. é tudo. não conseguiria falar o suficiente sobre ele, tem tanta coisa, tanta metodologia, eu aprendi e ainda posso aprender muito com esse livro.
"eu me sentia sufocado por uma sensação mais generalizada de pavor, de estar preso ao vaivém sombrio entre a casa e a escola." richard é bastante pessoa do mundo, você consegue entender ele e ver você nele.
"minha existência estava envenenada, de um modo sutil porém essencial." esse livro é tão bem escrito, poderia facilmente quotar tudo que estar escrito nele.
"a mente é seu próprio lugar, e pode criar por si o céu ou o inferno e assim por diante".
"Mais terrível ainda, quando crescemos, é aprender que nenhuma pessoa, por mais que nos ame, pode nos compreender verdadeiramente."
"Não há nada de errado no amor pela Beleza. Mas a Beleza ? a não ser que esteja vinculada a algo mais significativo ? é sempre superficial."
comentários(0)comente



isadora336 15/12/2023

Acho que achei meu novo tópico de indagação constante, como pode tudo isso ter acontecido de forma tao bruta e linda. acho que não vou processar tao rápido esse livro
comentários(0)comente



yasmin 13/12/2023

Sem palavras!
?Cubitum eamus?"
eu passei três dias lendo comecei a segunda e terminei hoje de madrugada, foi um livro que eu não consegui parar de ler pra realmente saber oq iria acontecer, toda hora eu ficava surtando por mínimas coisas, não vou mentir que era pra eu pegar odio dos personagens mas no final acabei gostando deles e amando principalmente o francis, e chorei com o final dele, foi tão surpreendente e interessante ler essa história ainda mais passar uma noite acordada só pra terminar, entendo q tem gnt q realmente não vai gostar da leitura mas eu amei, enfim virou um dos meus livros favs !
comentários(0)comente



Julia Ledra 11/12/2023

A ideia foi ótima, mas a execução me deu muita preguiça 😕
Hm... gostei da história, achei os personagens interessantes e o mistério é bem construído com várias pistas ao longo do livro.
Mas eu achei ele muuuuuuuito longo 😓
Daria para editar o livro e tirar umas boas 100-150 páginas de enrolação e a história continuaria a mesma.
Por conta disso, a minha experiência lendo o livro foi um pouco chata, até tinha interesse em descobrir o que estava acontecendo, mas me frustrava muito ler 50 páginas e não ver progresso nenhum na história...
No fim das contas acho que foi mais um problema de "não é você, sou eu" hahahaha, eu não gostei do livro porque achei lento, mas quem gosta de histórias mais descritivas pode gostar dele.
comentários(0)comente



Mandy_gb 11/12/2023

Só ladeira abaixo
Donna Tartt te faz mergulhar em uma história sombria e bela, surtindo como reação o apego pelos personagens, para que no fim tudo esteja destruído no seu interior. Como a própria ideia que o livro aborda, achamos belo aquilo que causa terror, tirando a prova disso. Dei 5 estrelas por realmente sentir o que estava lendo, como se pudesse viver os momentos, isso se torna incrível em meu ponto de visão. Sem dúvida, algo que gostaria de esquecer e ler novamente como na primeira vez.
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR