andy.meireles 27/10/2023
Uma história nada secreta
Olha, de início eu já tenho que dizer que essa resenha é muito difícil de escrever, porque esse foi um dos livros mais complexos que já li na vida, e até hoje divide muitas opiniões e é objeto de discussão, motivo pelo qual alguns consideram ele como um clássico contemporâneo, e eu concordo em gênero e grau.
ler esse livro pra mim foi igual uma montanha russa. começou com uma introdução bacana, depois ficou chatinho, depois ficou interessante, depois BOOM!, depois ficou chato denovo, depois ficou muito legal, ficou chato denovo e depois veio esse final arrebatador, que eu adorei. a história é tão densa, tão complexa e acontecem tantas coisas com os personagens e isso tudo é contado de uma forma leeeenta, quase parando, que em vários momentos eu sentia que já tinha lido umas 1600 páginas, e quando ia ver no livro estava recém na página 240.
mas é aí que tá a beleza da coisa. pra mim, esse livro não é sobre o assassinato do bunny, sobre o mistério, sobre o choque e a ansiedade dos personagens ou algo do tipo, e sim, a complexidade da reação deles e como eles reagem nessa atmosfera, mostrando o ser humano em suas mais diversas faces verdadeiras, e como as máscaras caem.
o jeito como a donna tartt escreve é tão preciso, tão bem planejado, que pra mim o maior atributo para esse livro ser tão bom pra mim foi a estrutura dele. eu AMEI o modo como ela dança com as palavras e descreve os fatos narrados pelo richard e coloca isso dentro da narrativa, sempre gerando aquele BOOM! de choque no meio de um parágrafo super lento e descritivo e fazendo a gente voltar no texto e ficar tipo ?pera aí, foi isso mesmo que eu li? oi??. esse tipo de narrativa tem que ser feita com muuuita maestria, coisa de artista de verdade mesmo, o que é bem o caso da donna tartt, com essa escrita poética, descritiva e lenta, que combinam perfeitamente com a atmosfera que ela quis criar aqui. tudo que eu senti era pra ter sido sentido. todas as palavras no lugar certo e na hora certa. pra fazer uma obra assim, tem quer ser braba mesmo, tiro meu chapéu pra ela.
apesar de eu ter amado essa obra, não recomendo muito para todo mundo não, acho que muita gente começaria lendo ele e iria abandonar, esse tipo de escrita não agrada todo mundo, os capítulos são muito grandes e não é algo muito clichê.