A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Juju 12/07/2023

O melhor livro já escrito tem nome e sobrenome
O meu livro favorito!! Não existem palavras juntas que possa descrever o quão esplendorosa é a experiência de ler A história secreta! Um misto de suspense e romance com jovens ricos, malucos e apaixonados pela mitologia grega.É uma aventura mergulhar no mundo dos gêmeos,henry, Francis,a Richard e bunny e se sentir parte deles.Quem estava certo? Quem mentiu? Eu apoiei um assassinato de um inocente? Sinto que nem com todas as releituras do mundo essas dúvidas seriam sanadas,mas que com certeza em cada uma delas eu encontraria algo diferente e mágico neste livro.
comentários(0)comente



belsbooks 12/07/2023

DeuseS, estou maluca
Donna Tartt você é uma genia com uma mente de titânio craque no jogo nunca esperava um final tão assim sem pé nem cabeça me deixando completamente maluca querendo atirar o livro na parede arrancar os meus cabelos.
comentários(0)comente



carolayne.p 11/07/2023

Esplendoroso.
Eu sou suspeita a falar, porque essa vide dark academia me encanta e me fascina em proporções absurdas. eu me sinto anestesiada lendo algo do gênero e não foi diferente com a história secreta. de fato eu realmente fiquei instigada a estudar grego, latim, aprender francês e italiano, escrever vários livros, comprar penas e pergaminhos e descobrir as belezas do universo.

é um livro que faz você querer mais. saber mais. estudar mais. sentir mais. ver mais.

claro que tenho minhas ressalvas, como o fato de o livro ser realmente eletista. mas acho que seja justamente esse o ponto central da ideia da autora já que no final ela nos leva a refletir sobre a forma elitizada, sobre a soberba de dinheiro e de inteligência sobreposto a tantas outras coisas essenciais. acho que sim, foi um livro moralista que a gente precisava pegar a ideia e criticar isso de forma construtiva. a autora nós encaminhou a isso.

notamos que foi um livro romantizado para uma barbarie. um crime sem tamanhos. mas qual seria de fato nossa visão de uma situação assim? eu de fato não sei como eu me desenrolaria.

entretanto, apesar do livro ser um pouco difícil de ler por ter muita informação, eu achei esplendoroso! eu não esperava aquele final e me surpreendeu bastante. a forma como a história foi contata, como mostrou a interação deles, a relação e a intenção da relação me deixou encantada.

livros com teor intelectualista me tira de órbita e isso foi o causador das minhas 5 estrelas. me despertou a vontade de ser mais e isso é essencial pra mim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 09/07/2023

Os semideuses
Esse livro foi uma grata surpresa. Me senti seduzida pela sinopse: a proposta de combinar suspense com mitologia me fez querer muito ler.

A narrativa de Donna é frenética. Os capítulos são extensos mas não conseguia parar. Em um determinado ponto, a autora reduz o ritmo e eu senti um certo marasmo. Demorei até chegar na parte em que os acontecimentos se desenrolam desenfreadamente, num efeito dominó catastrófico. A partir daí, impossível abandonar a leitura.

Camilla, Charles, Henry, Bunny , Francis e Richard são insuportáveis em sua totalidade. Eu diria que, há neles um traço de psicopatia, uma indiferença patológica pelos outros. Eles agem como se estivessem acima do bem e do mal, fossem a personificação dos deuses vingativos do Olimpo. São criaturas abjetas.

Liderados por um professor narcisista, o seleto grupo de alunos representa o que há de pior na humanidade. Detestei todos eles, mas gostei muito do desenrolar dos acontecimentos, da escrita da autora e da absurda história secreta.

Gostei muito de ter conhecido Donna Tartt e achei uma excelente porta de entrada ao seu universo literário.

Talvez me aventure no Pintassilgo. Talvez?
comentários(0)comente



Leticia2188 09/07/2023

.
Melhor livro estilo dark academia que li, o final é top ( inesperado), achei q faltou muitas informações sobre os personagens no final do livro, deixou muitas dúvidas que eu tinha em aberto. Talvez isso seja a única coisa q deixou a desejar no livro. Mais é realmente muito, muito bom.
comentários(0)comente



Nicolly RS 08/07/2023

"A morte é a mãe da beleza"
"E o que é a beleza?"
"Terror."

Que leitura espetacular! Não tem outra maneira de descrever esse livro que foi o precursor do dark academia. Fazia anos que eu ouvia comentários sobre ele ? sempre de pessoas que amaram ou odiaram, sem a possibilidade de um meio termo. Confesso que sempre me senti intimidada pela grandiosidade deste que já podemos considerar um clássico (e até um certo receio de não gostar e acabar com a magia dele haha). Foi através do clube de leitura Sociedade Secreta, promovido pela Louie, que finalmente criei coragem de embarcar nesta história.

Eu consigo entender agora porque esse livro divide tanto as opiniões: a história é densa e a Donna tem uma escrita lenta, com um ritmo próprio. Começamos acompanhando Richard, um jovem desmotivado e insatisfeito com a própria vida, ao conseguir uma transferência para Hampden College, em Vermont, onde ele tem a possibilidade de começar do zero, e ser quem quiser. Lá ele descobre que um professor de grego antigo oferece um curso para um grupo seleto voltado para o estudo dos clássicos, e fica fascinado com seu pequeno e isolado grupo de estudantes.

"Seus alunos eram impressionantes, e por mais diferentes que fossem compartilhavam todos uma certa serenidade. Um charme cruel e civilizado em nada moderno, marcado pelo sopro frio da Antiguidade (...). Eu os invejava, e me atraíam; seu jeito estranho, londe de ser natural, revelava-se em tudo intensamente cultivado."

Revelando-se o típico outsider, Richard faz de tudo para se encaixar no novo grupo ? desde mentir sobre suas origens até compactuar com o que fosse necessário, mesmo sob um custo alto. As cenas das aulas de Julian foram de longe as minhas preferidas, e de onde saíram boa parte das marcações que fiz. O professor criou um grupo tão isolado e obcecado com a ideia de viver imerso nos clássicos e ideais antigos, que os alunos aos poucos foram perdendo a noção de realidade. Eles viam Julian como um grande mestre que não pode ser contestado ? principalmente Henry ? e mesmo ideias absurdas eram aceitas com tranquilidade naquele espaço. A situação chega num ápice quando eles tentam reproduzir um bacanal no estilo dos antigos gregos, com o objetivo de sair de si e transcender a própria existência. A partir daí, tudo começa a dar monumentalmente errado e eles precisam lidar com a consequência de suas escolhas questionáveis.

Richard quer TANTO se sentir parte desse estilo de vida idealizado que eles aparentam ter, que se envolve muito mais do que o necessário, sem pesar as consequências disso. Ele sempre se sentiu só e incompreendido, e acredita que finalmente achou o seu lugar e a vida dos sonhos que desejava.

"Em certo sentido, era por isso que eu me sentia tão próximo dos outros no curso de grego. Eles também conheciam esta paisagem deslumbrante e aflitiva, morta havia séculos; eles compartilhavam a experiência de erguer a vista dos livros, com olhos do século V, encontrar um mundo desconcertante em sua indolência e isolamento, como se não fosse aqui o seu lar."

Eles estão todos tão perdidos nessa realidade fantasiosa que mesmo ao planejar o assassinato de Bunny, ainda vêem toda a situação com uma estética própria e de certa forma agradável. Depois de cometerem o ato em si, aos poucos eles começam a perder a sanidade e sofrer com as consequências da frieza do que fizeram. O que inicialmente serviu para uni-los, começa subitamente a afastá-los cada vez mais, como se o distanciamento pudesse tornar a verdade e o horror menos tangíveis. Mas eles cruzaram uma linha sem volta, e isso vai assombrá-los pelo resto de suas existências.
comentários(0)comente



Davi A. 08/07/2023

Sentirei saudades?
Ler Donna Tartt é se perder no meio da leitura, ter raiva de tanta digressão, parar de ler por 1 mês e voltar de amores em seguida??

?A História Secreta? é incrível, com uma narrativa que prende o leitor desde o início e com uma fluidez maior que ?O Pintassilgo?. No entanto, os mesmos erros que se vê em sua última obra-prima, são observados também aqui em seu primeiro grande trabalho. É muito difícil acreditar que existam universitários tão cultos e que falam tão bem, que leem tanto e que são mini enciclopédias como esses personagens de Tartt.

Com esse pequeno grande deslize da autora, ler ?A História Secreta? é de debruçar por um mundo de 30 anos atrás que não existe mais: telefone fixo em casa, cigarro em hospital, aulas interessantes de línguas estrangeiras em faculdade?

Ler Tartt é, acima de tudo, uma grande nostalgia para os quarentões de hoje.
comentários(0)comente



Bcvc 07/07/2023

Esperava mais
Vi muitas indicações boas desse livro e resolvi dar uma chance. No geral o livro é ok, nada mais, fora que poderia ter no mínimo umas 100 páginas a menos.
comentários(0)comente



ly blackthorn 06/07/2023

A história secreta
Não tenho muito o que falar sobre o livro, a duração de capítulo me dava dor de cabeça, mas na parte 1 foi muito interessante, a segunda parte ja foi ficando chata, levei uma semana pra ler e quase pensei em desistir. O final foi impactante mas sabe, eu tinha acabado ler ?como se fôssemos vilões? e embora ambos tenham uma escrita impecável eu não senti apego algum com nenhum personagem de a história secreta e vilões eu sentia que conhecia os personagens pessoalmente, e a diferença GRITANTE de páginas é surreal.

E sinceramente, são todos doidos, o francis por exemplo abusando dos amigos bebados? Não odiei, gostei muito da primeira parte, da escrita e da vibe dark óbvio, mas não compreendo o hype gigantesco.
comentários(0)comente



lilica 04/07/2023

Eh um livro bonzinho mas demorei muito pra me interessar, tipo umas 100 paginas, ate pensei em desistir mas me forcei mais um pouco e cheguei na parte boa, me incomoda os capitulos serem gigantescos acho que poderiam ser divididos de uma forma melhor, a historia eh boa ate mas nao achei la grande coisa
comentários(0)comente



wkwsmoke 04/07/2023

A história secreta
Antes de começar não tava esperando mta coisa, e realmente demorei um pouco pra realmente engatar na história, mas depois posso dizer que o livro definitivamente serviu mto mais do que eu esperava,
a escrita é incrível, apesar de ser um pouco arrastada as vezes, e os personagens são maravilhosamente desenvolvidos
acompanhar a espiral dos personagens pré e pós assassinato foi muito interessante, amei como a ênfase não ficou nunca no ato em si, mas nas consequências e na decadência dos personagens, além de ser narrado em primeira pessoa, pelo Richard, o cara novo, aí a gente fica naquele desconforto de tentar se encaixar num grupo já formado, pegar o bonde andando, sem saber o que tá acontecendo e fica esse sentimento de inadequação o livro inteiro, adicionando pra paranoia do personagem
um probleminha que tive só, além da história ser meio arrastada foi o uso do Julian, no começo pensei que ele fosse ser super importante, mas ele quase não foi usado e no final só some, achei que o personagem foi subutilizado e podia aparecer bem mais
comentários(0)comente



freitasana 03/07/2023

Vai muito além do que possa imaginar a princípio
Fazia tempos que não conseguia me conectar de tal forma com um livro. Ele gira, muda sua perspectiva constantemente, traz ansiedade, frustração, aquela necessidade de entender o que está acontecendo, e nas coisas mais simples, te agarra. Uma morte aconteceu, certo. Você está ciente disso. O que é mais importante, no entanto, é como as relações vão sendo construídas e como esses estudantes de clássicos vão lidar com tudo isso. Eu me apeguei muito aos personagens, ao ponto de compreender suas falhas, e até senti raiva de muitos, mas quando dava por mim, queria saber o que estavam fazendo, pensando ou planejando. Não pude deixar de me envolver. Quando o Francis manda aquela carta? Meu coração apertou todinho. Não imaginava que as coisas terminariam como terminaram, mas o final melancólico é o melhor que se poderia ter, e deixa aquele gostinho de saudade e tristeza.
comentários(0)comente



Rella0 29/06/2023

Cativante e denso
Eu sempre gosto de pensar antes de escrever uma resenha... Dessa vez sinto que pensei até demais, já faz mais de um ano que eu finalizei a leitura e não consigo nem mensurar o quanto amo esses livro. Ele não é perfeito, Obviamente, em algumas partes reconheço o quanto ele é arrastado (algo típico da autora, já pude perceber em leituras de outras obras dela) porém a história é muito envolvente, e eu me senti parte do grupinho de Richard, Camilla, Henry, Charles e bunny. É possível notar complexidade nos personagens e sem pensar duas vezes eu digo que esse é sim um dos meus livros favoritos. Entendo e digo que este não é um livro para todos, mas se você tem uma mente aberta, gosta de grego/latim e é um fã de livros com temática 'dark academia' esse livro vai ser muito prazeroso
comentários(0)comente



Jennifer47 27/06/2023

Um estudo sobre a culpa
De modo geral, achei que no início o livro demorou bastante para pegar um ritmo agradável. Claro que tudo isso era para introduzir o leitor aos personagens (que são todos cheios de defeitos - mas não de um jeito mal feito, e sim de um modo humanizado), criar uma sensação de proximidade com eles e explorar um estudo sobre a mente de cada um deles, sobre o que eles mostram ao mundo e o que tem a esconder, algo que inevitavelmente é revelado. Para mim o livro é como uma tragédia grega por si só, além de um estudo sobre a culpa e a perversidade humana, além de temas recorrentes como o elitismo e uma superioridade falsa que é idealizada pelo protagonista em certos momentos.
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR