Luiza 20/04/2023
Beleza é terror
A História Secreta começa com um assassinato: logo nas primeiras páginas, sabemos que Henry mata Bunny, e que o narrador presenciou a cena.
Depois do prólogo, conhecemos melhor o nosso narrador: Richard, um garoto da Califórnia, de classe média, que é aprovado em uma faculdade de elite em Vermont - Hampden - para cursar Letras.
Ao chegar em Hampden, Richard fica fascinado com um grupinho de alunos que estudam os clássicos e grego antigo com o misterioso professor Julian. Todos eles parecem estilosos, ricos, descolados e interessantes, o que destaca ainda mais para o leitor o fato de que Richard não tem muita personalidade.
O protagonista então decide se empenhar para entrar na patota e termina conseguindo uma vaga na turma do prof. Julian. Dentre os alunos do grupo, estão Bunny e Henry: o assassinado e o assassino.
O desenrolar da história é cheio de tensão. Já conhecemos Bunny e Henry sabendo o que vai acontecer, então eu ficava em estado de alerta o tempo todo, procurando as pistas para compreender o contexto que levou ao assassinato.
Depois do clímax, acompanhamos a forma com que Richard e o resto do grupo lidam com o evento do prólogo. As consequências do que aconteceu não são tão tranquilas quanto eles todos imaginavam.
Donna Tartt escreve muuuito bem, eu fiquei interessada na história e nos persongens durante todo o desenrolar do livro. Apesar de algumas partes serem mais paradas, em geral o ritmo é muito bom.
Esse livro me deixou com uma sensação muito estranha. O que mexeu mais comigo foi a ausência de julgamento moral do Richard em relação a qualquer coisa que os amigos faziam. Tive muita raiva dele em várias partes. Na verdade, tive muita raiva de todos os personagens, apesar de não conseguir odiá-los, de tão bem construídos que são.
Donna Tartt não tem medo de deixar o leitor desconfortável, levantando reflexões sobre desigualdade social, classismo, privilégios, lealdade, moralidade, mentalidade de rebanho e desejo de pertencimento.
Esse livro não é para todo mundo, ele divide bastante as opiniões. Eu particularmente gostei demais da leitura e ainda estou pensando muito sobre tudo mesmo 3 dias depois de terminar.