A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


keyla 06/01/2022

essa capa sem graça é um crime!!!!
acredito que, o motivo por eu ter gostado tanto desse livro é explicado na pág 47, quando Henry cita uma frase de Aristoteles ?objetos como cadáveres, desagradáveis de ver, em si, podem se tornar encantadores numa obra de arte?. Personagens inteligentes e sociopatas. Homens bons, praticando o mal. Afinal, ?A morte é a mãe da beleza? e ?a beleza é terror?. E, para estudantes de grego, o que importa mais a não ser a beleza?
Alan kleber 06/01/2022minha estante
É um excelente recheio com uma cobertura sem graça.


keyla 06/01/2022minha estante
kkkkkkkkk não há descrição melhor




Ana Farah 28/05/2020

Esse livro "chegou" em minhas mãos de uma forma muito diferente. Li sua sinopse em uma rede social de fotos. E ele aparecia como uma grande obra, super recomendado e com muitas resenhas. Achei estranho nunca ter ouvido falar dele, mas descobri que sua fama era quase que integralmente dos EUA.

E eis que li o fatídico livro.

Fiquei impressionada com o quanto sua história consegue prender o leitor desde o começo. Os personagens são incrivelmente bem caracterizados, assim como seus hábitos e atitudes. O local é definido também de uma forma assustadoramente chamativa.
Ambientado em uma cidadezinha do estado de Vermont, nos Estados Unidos, em uma escola elitista do século XIX, Richard, o narrador (e personagem principal do livro), conta a única importante e fascinante história de sua vida, segundo o mesmo: como ele e seus amigos foram os responsáveis pelo assassinato de Bunny Corcoran - não, isso não é um spoiler.
Desde o início sabemos que Bunny seria morto. A única coisa que não é citada de imediato, e a qual tentamos desvendar ao longo de todo o livro, é o motivo de sua morte, e até mesmo como de fato ela acontece.
Os cinco integrantes do grupo são Richard, Henry, Francis e os irmãos gêmeos Charles e Camilla, os quais são todos acostumados a uma vida de luxo, viagens, mordomia e um certo desinteresse por parte de seus pais e responsáveis - exceto o personagem alfa.
O livro não é exatamente de terror, mas pode-se dizer que é uma tragédia à lá grega. Estudantes do curso de Grego da escola, que por sinal é incrivelmente classicista, dá para sentir que eles possuem um certo narcisismo em relação a este fato.

Indico este livro a todos, principalmente aos estudantes de Humanas e aqueles que se afeiçoam por Dark Academia. E não tenho medo de incluí-lo em minha lista de favoritos.
mariiiii 28/05/2020minha estante
vou add na minha lista. deu vontade de ler :)




Dhalila 19/12/2021

Chocante
Comecei a ler a obra de Donna Tartt pq estava cansada de ler ficção científica. Ainda chocada com essa leitura para conseguir fazer uma resenha sobre.
Julia Cotta 21/12/2021minha estante
ele é muito pesado?




lariswift. 28/12/2021

Favoritado!
QUE LIVROS, MEUS AMIGOS!!

Li esse livro um pouco mais de uma semana, e se pudesse passaria mais tempo com ele.

Como muitas resenhas disseram, o que menos importa nesse livro é o suspense. Afinal, já sabemos quem irá morrer logo de início. No entanto, o que deixa a história viciante são os fatos que levam ao assassinato e as consequências dele.

Mesmo sendo um calhamaço (inclusive, o skoob está com as páginas erradas. O livro tem 557 páginas), a escrita da autora faz com que a gente esqueça o tamanho do livro. É extremamente fluída e mágica, a qual cria uma atmosfera perfeita para o leitor. Por conta dessa escrita, sinto que vivi anos na faculdade, estudava grego e ainda por cima participei do assassinato. Sem contar que, se você ama a estética "dark academia" esse é o livro certo para você.

Além disso, os personagens são muito bem construídos, nos mínimos detalhes. Eu, particularmente, prezo muito pelo desenvolvimento e a criação de personalidade dos personagens em uma história. E nesse livro, a autora cumpriu muito bem o papel em criar os melhores personagens que alguém poderia querer.

(Falando em personagens, essa resenha vai ser tornar uma carta aberta ao Francis. Meu reizinho que nunca errou, e se errou foi tentando acertar. Amo esse neném ruivo) 

Eu simplesmente não tenho palavras para descrever o quanto esse livro é genial, perfeito e tudo o que eu sempre procurei em um livro. Apenas leiam!!!

O único problema desse livro é que eu nunca mais lerei algo como ele. Ou até mesmo, nunca lerei ele como se fosse a primeira vez
Racestari 28/12/2021minha estante
Caramba! Anotei! O Pintassilgo é dela? Adorei.




Amanda 29/11/2021

"o que são os mortos, afinal, exceto ondas e energia?"
A história secreta é dita pelo ponto de vista de Richard Papen; um californiano que não enxerga perspectiva de vida na sua cidade natal ao lado do pai e mãe. Depois de algumas burocracias, entra em uma universidade e já na universidade escolhe estudar grego com uma turma fechada de cinco alunos. Os seis entram em situações complicadas e criam uma rede de mentiras e suspeitas entre eles. No pequeno resumo do google, encontra-se a seguinte frase sobre o livro:
“Uma obra cujos temas são cumplicidade e decepção, inocência e corrupção moral, responsabilidade e culpa.”


Li a história secreta por indicação de um amigo, e pra ser sincera, não sabia muito do que se tratava. Na verdade, sabia apenas que essa rede de mentiras e questões morais eram concretizadas por um assassinato – fato que é apresentado nas primeiras paginas do livro. Ao decorrer da narrativa, percebi que questionei minhas ações e o que de fato era certo e errado. Richard (Dona Tartt) envolve o leitor nesses questionamentos porque também os faz, e quando achamos que a situação não era tão ruim assim, ele vem e nos mostra que sim, é ruim e que nos torna miserável.

O interessante desse livro é que a analise dos personagens importa muito mais que o ocorrido. São pessoas loucas, questionáveis, mas que, de alguma forma, te familiarizam a elas.

Não gosto dos personagens, mas me apeguei a eles.

As discussões que envolvem grego não ocupam tanto espaço no livro, mas eu acredito que a leitura seria enfadonha se ocupassem. Outro quesito é que sim, a Donna Tartt escreve algumas situações que não agregam pra desenvoltura da história, mas me senti assim em poucos momentos e não deixei de amar a leitura por isso.

“É fácil perceber por que os romanos, no geral muito tolerantes com
as religiões estrangeiras, perseguiram impiedosamente os cristãos. Absurdo
pensar que um criminoso comum teria ressuscitado dos mortos, e mais absurdo ainda que seus seguidores o adorassem bebendo seu sangue. Por ser ilógico,
isso os apavorava, e fizeram de tudo para esmagar tal fé. No fundo, penso que tomaram medidas tão drásticas porque essa religião não só os assustava, como
os atraía terrivelmente. Os pragmáticos mostram-se com frequência supersticiosos.”

Que experiência incrível, que prazer em ler essa obra! Indico demais
gabriel 29/11/2021minha estante
Parabéns pela resenha, tive uma experiência um tanto ambígua com a outra obra dela (O Pintassilgo), este está na minha lista com certeza.




nan4 06/04/2022

Aristóteles estava certo. Afinal , quais são as cenas poéticas gravadas em nossa memória , as nossas preferidas ? Exatamente essas . A morte de Agamênnon , a fúria de Aquiles . Os punhais traidores e o sangue de César? recordam-se da descrição de Suetônio , o corpo sendo removido na liteira , um braço pendendo pra fora ?

?a morte é a mãe da beleza ? , Henry disse
? e o que é a beleza ??
?terror ?
nan4 06/04/2022minha estante
tho não façam bacanal , não dá certo .




juls 11/11/2021

Conheci o livro por uma thread no twitter que dizia que era um livro sobre "jovens privilegiados que cometem um crime" e ele chamou minha atenção de imediato. Pela descrição tão simplória, não esperava um livro de tamanha complexidade quanto A História Secreta. O ponto alto para mim é a escrita da autora e o protagonista. Richard simplesmente não é um narrador confiável. Para mim foi mágico reler o livro e perceber os pequenos detalhes já sabe o que aconteceria a seguir. Donna Tartt com seus 20 anos conseguiu escrever personagens complexos e imperfeitos, mas não da forma tradicional. É impossível ler A História Secreta e não sair se odiando por gostar tanto das personagens, afinal, eles são jovens privilegiados que cometem um crime.
Maa 12/11/2021minha estante
Exatamente




spoiler visualizar
Vihtoriabooks 09/05/2022minha estante
Pera o charles e a camilla?? Eu jurava que ela terminava com o richard




gabmello 19/07/2022

O quanto de nós há nas histórias?
Esse é um livro bom, mas de uma forma muito atenta. Desde a primeira página eu soube que seria uma história que me marcaria, por vários motivos, e agora sei alguns deles; terei que carregar as palavras e os acontecimentos de História Secreta muitas vezes, me submetendo até mesmo a diversas releituras.
O pai do "Dark Academia" carrega muitos dos estereótipos romantizados da estética, mas principalmente as problemáticas do movimento. Então esteja preparado para gatilhos (incesto, homofobia, abuso, agressão, xenofobia, etc.)
Em 60% da história, tudo que fora proposto já havia acontecido ? e confesso que quase abandonei o livro por isso ?, mas fica aqui o meu conselho: não faça isso. Mesmo que o plot tenha se fechado, sua percepção dos personagens com certeza não. Há muito ainda para descobrir e pensar, mas muito mais do que a escrita impecável de Donna Tartt, e além de todas as problemáticas propositais, o livro é um convite para o academicismo e pode ser um ótimo incentivo para começar um estudo coletivo na literatura arcaica.
Um desenvolvimento impecável e real, ao ponto de me fazer criar nojo e repulsa por várias personagens. Como o elitismo cru incomoda, esteja pronto para essa leitura.
mariajulia 19/07/2022minha estante
mulher, me conta mais do final amanhã que eu fiquei curiosa




Marcela.Hideu 27/06/2017

Enquanto alguns se preocupavam com política, carnes estragadas, colocar defeito em uma transposição e fazer meme com tudo e qualquer coisa, eu estava preocupada com um fato que a muito me corroía: eu abandonava livros, confesso que era algo que eu fazia de livre e espontânea vontade, algo que salvou minha vida( sim, a leitura e a escrita salvaram minha vida) a maneira que toda livraria tem em toda sua arrumação e catalogação. Às vezes nos deixa muito maravilhado. Mas eu não me dava conta de quanto isso tava me prejudicando, me via dando mais valor a efemeridades visuais e perdendo a oportunidade de conhecer pensamentos novos e precisos. Aliás, eu buscava nas pessoas essa novidade. Mas como suspeitava porém quis arriscar, sempre obtive o silêncio, dúvidas engavetadas mesmices e até o de sempre : o inócuo. Algumas vezes até acontecia um diálogo produtivo mas depois de algum tempo ele sofria seu moderno processo de fusão e isso me deixava muito triste. Este livro é muito importante pra mim, primeiramente pelo fato de ter terminado ele sem abandona- lo logo após terminar o primeiro capitulo.
Emanuela Vieira 01/11/2017minha estante
Eu amei A História Secreta! Terminei de ler Lugares Perigosos do Victor Vidal recentemente e recomendo para quem gosta de Donna Tartt. É um trhiller psicológico de tirar o fôlego, muito surpreendente, cheio de reviravoltas assombrosas. Amei também!




Rahrt 07/01/2022

?Cores tão fortes que me partiam o coração.?
Eu queria tanto ter gostado mais, porque a história era tão promissora, mas Donna Tartt enfiou tanta coisa nada a ver no meio que eu fiquei perdida???
Não sei se no fim já estava lendo com sono ou o quê, mas em alguns momentos eu precisava ficar voltando pra tentar pegar a ponta solta da história pra voltar a fazer sentido e? as partes em grego são ??????
No geral, no geralzão mesmo, é um livro legal e é uma boa história, mas, meu Deus, eu fiquei tão decepcionada com esse final!!!!
D:
Alala0 10/01/2022minha estante
o livro sofre muito da encheção de linguiça. dava pra tirar facilmente umas 150 páginas e jogar fora pra tonar a história mais fluída. são tantas linhas gastas repetindo os ambientes, introduzindo personagens que não tem a menor importância na história e coisas do tipo que realmente o que começa super interessante vai ficando cada vez mais e mais tedioso.




Isa Books 20/12/2015

O que faremos?
O primeiro livro de Tartt que li foi O Pintassilgo e a obra foi tão arrebatadora que fiquei super interessada em ler suas obras anteriores. O Amigo de Infância não me convenceu, acabei abandonando, eis que restou A História Secreta.
Achei que seria melhor, mais sentimental e melancólico quando não foi. Muitos detalhes, conversas e descrições desnecessárias, que o faz ser monótono.

Richard Papen é um tipíco jovem cheio de sonhos e ambições, não aceita a condição social em que vive e por isso está sempre mentindo quanto as suas origens. Entrar em Hampden para ele foi como se tornar uma estrela.
Muda ainda mais quando entra para a controversa turma de grego, cujas aulas são ministradas por um professor esquisito.
Para Richard, conviver com Harry, Henri, Charles, Camila e Buddy é como estar no topo do mundo.

Até aí tudo bem, a história estava até bem legal, mas é quando chega ao momento dos crimes que começo a bocejar. Não bastante terem matado um homem em meio a um ritual, planejam também matar o amigo, Buddy para que este não conte nada a ninguém. Penso aqui "caramba, eles não são normais".
Confesso que não me simpatizava com Buddy, muito incoveniente e chantagista, aliás, nenhum personagem me conquistou. E o pior, que seja até ser cruel, mas eu torcia para que todos eles fossem presos hahaha

No decorrer da leitura o livro foi ficando ainda mais cansativo e quando finalmente terminei respirei aliviada.
Donna Tartt é um prodígio literário, mas sem pestanejar, O Pintassilgo, de sua tríade, é sua obra mais formidável.
Agora é esperar para ler mais um de seus livros, daqui a... quantos anos? 10, 15? esperamos que não ;)
Eduardo 28/12/2015minha estante
Concordo..Também achei massante




bia 27/07/2022

a ânsia mórbida pelo pitoresco, custe o que custar
Assim como O Pintassilgo, é uma leitura que eu entendo não agradar a todos. No meu caso, amei. O livro não é um thriller tradicional, não foca em descobrir um culpado. Ao revelar o assassinato logo nas primeiras páginas, Donna Tartt abre espaço pra passar o resto do livro construindo muito bem os personagens. Pra mim, não foi uma leitura rápida, mas ainda assim era impossível parar de ler: eu precisava descobrir os segredos de cada personagem e saber no que ia dar tudo aquilo. O narrador não confiável é a cereja do bolo pro caos incrível que é esse livro.
Tenho certeza que com futuras releituras eu conseguiria notar ainda mais referências e detalhes. Recomendo demais!
mari152 28/07/2022minha estante
Louca p ler




Cassio 22/06/2012

A história cresce diante de seus olhos
Para aqueles que curtem uma leitura mais superficial e leve, eu não recomendo A História Secreta. A profundidade deste livro se revelou não apenas na trama, mas predominantemente em seus personagens. Donna Tartt teve um tino literário ótimo ao desenvolver personagens marcantes, que vão se abrindo à medida que a história vai se desenrolando.
A análise dos motivos da morte de Bunny leva tempo, vai sendo degustada pelo leitor até que ele próprio se ponha no lugar daqueles que perpetraram o assassinato, validando sua ação.
Mereceu ser relido e aprofundado mais do que apenas mais uma obra literária. O único ponto negativo da história reside em sua vantagem: o livro é muito extenso, e por mais cativante que a história seja, há momentos em que cansamos de lê-lo. Por isso merece quatro estrelas em minha avaliação.
Eduardo Simões 03/11/2012minha estante
Comprei este livro por acaso num sebo em Ouro Preto. É um dos meus favoritos. As personagens são complexas, a história envolvente e profunda. O impacto desta leitura foi muito semelhante ao que senti após assistir "Precisamos Falar Sobre Kevin". Logo na sequência comprei o "O Amigo de Infância", e virei fã da Donna Tartt. Pena que muitos dos livros que eu emprestei nunca mais voltaram...




Mick 07/03/2022

que história
quem diria que um livro de 560 páginas ia me tirar de uma ressaca literária.
vi uma resenha comentando que o foco do livro é muito mais os personagens do que o mistério em si, e não posso concordar mais.
temos nosso protagonista como mero espectador (classe média com problemas financeiros) em um bolha totalmente elitizada (o poder econômico + estudo do grego + posses + hábitos) e...uau.
sinto que não digeri metade do livro ainda.
morgana 07/03/2022minha estante
nossa sou doido pra lerr




890 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR