A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


Luiza de Sá 23/08/2023

Achei que esse seria um dos meus livros preferidos da vida, mas estava totalmente errada.
O começo da história é fascinante, afinal, ela inicia contando quem morreu e quem matou, esse não é o mistério, mas sim o que levou as personagens a isso.
O narrador Richard é alguém a se desconfiar, ele está nos contando memórias de alguma dos anos mais caóticos de sua vida e nos descrevendo personagens que pelo menos no começo, ele idealizava.
Até descobrir o que se passava na casa de campo, eu estava intrigada e investida na história - mesmo levando em consideração as intermináveis descrições de atividades cotidianas, mas depois, senti que o enredo desandou e tudo parou de fazer sentido.
As personagens principais não têm muitas características definidoras, por uma boa parte eu não fui capaz de diferenciar Francis de Charles.
O livro têm muitas passagens em outras línguas (grego, latim e francês) que não são traduzidas mas que são relevantes para o enredo, achei isso uma grande falha da tradução e que muito prejudicou minha leitura.
Minhas 2,5 estrelas são pela primeira parte da história que me cativou e me fez passar horas lendo, mas dali em diante foi apenas decepção.
comentários(0)comente



reddiebugg 24/08/2023

? beleza é terror?
A história secreta é um livro incrível, mas não é para todo mundo. É uma leitura bem cansativa, pois é muito descritivo, mas é ótimo para quem gosta. Confesso que me estressava às vezes com o narrador-personagem contando vários acontecimentos e não focando em um só, mas depois de me acostumar engatei na leitura.
É um enredo muito bem pensado, com personagens extremamente complexos, é impossível odia-los completamente, mas gostar deles vai contra vários valores morais, são típicos personagens cinzas. Os sentimentos que eles passam, mesmo sendo narrado somente por um deles, são tão profundos que me causaram ansiedade enquanto lia.
Adoro livros com narrador-personagem o qual não se consegue confiar nele. Terminei o livro com a sensação de que muita coisa foi escondida por ele e adoro a sensação de algo incerto ali.
No entanto, achei o final meio fraco, mesmo entendendo talvez a mensagem de ?A vida é assim, ela continua?, senti falta de algo mais emocionante e que fizesse mais sentido com o resto do desenvolvimento do livro.
Mas enfim, achei um livro ótimo, com uma trama fascinante. Estou obcecada pelos personagens e acho que passarei um tempo ainda pensando neles.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julinye 30/08/2023

A história secreta
Um livro muito bom, alcançou as minhas expectativas, e passa uma vibe de "dark academy".
Tem uma escrita muito boa, apesar de eu ter demorado um pouco mais do meu normal de leitura não posso deixar de elogiar a escrita da Donna Tartt.
É uma escrita densa e um tanto arrastada, e é um livro que possuí muitos detalhes.
Mas sem dúvida nenhuma foi uma das melhores construções de personagens que já li.
Por isso que as coisas demoram pra se desenrolar.
Ao mesmo tempo que você pode amar os personagens também vai conseguir odiá-los (e pensar que eles não seriam capazes de fazer coisas que na verdade fizerem...)
Indico muito esse livro, não é uma história "descontraída" para se ler MUITO rápido, é um universo mais profundo para se infiltrar, o qual devemos ir com calma.
Leiam, principalmente se gostam de coisas com o asthetic de "dark academy" :)
comentários(0)comente



Brenda 04/09/2023

Eu simplesmente não conseguia largar essa leitura. É foi um mister de sentimentos. À princípio, me sentia um deles, os defenderia se tivesse naquela situação, não teria feito diferente. Depois me senti tola, manipulá-vel, usada. Por fim, um vazio, restavam apenas fantasmas. É um dos melhores livros que já li.
comentários(0)comente



jana! 04/09/2023

Maravilhoso
Demorei muito tempo para terminar esse livro mas isso não significa que seja um livro ruim.
A história secreta é um livro para apreciar, sentir as palavras escritas no papel e não um livro para ler rápido sem dar muita atenção, o livro tem uma história envolvente que te prende e os personagens são muito interessantes e profundos.
Mesmo com tantas páginas sinto que preciso de mais umas 500 para me sentir em paz com a história e sei que não vou esquecer desse livro tão fácil.
comentários(0)comente



Larissa 04/09/2023

Novo clássico?
Foi um livro que demorei a terminar. Mas definitivamente é o melhor dentro da estética dark academia. Conseguia sentir como se estivesse lá, seja no inverno rígido ou no verão. Na sala do Julian. Na casa de campo. Enfim, um dos grande ganhos é a afeição aos personagens ainda que moralmente duvidosos.

Ainda, confesso que torci por eles em muitos momentos e no fim terminei com a sensação de que havia ainda muito o que pensar e com interesse de saber mais sobre eles. Acredito que esse é um livro de se pensar por muito tempo e também que será um novo clássico.

Um dos melhores que li em muito tempo.
comentários(0)comente



ilariilarie 09/09/2023

Tá.

meti o pau e me arrependi.

agora que eu tive uns dias pra digerir o livro, teorizar, etc etc.... resolvi aumentar a nota e excluir a resenha que eu escrevi 4 parágrafos macetando.

henry, francis, judy eu lhes amo.
comentários(0)comente



giuliasaintx 10/09/2023

A história secreta tem questões, mas é poderoso.
Acredito que se você é fã dos clássicos e gosta de livros de andamento mais lento, como eu, esse livro é para você. Embora eu tenha achado que a leitura foi mais lenta do que gostaria, ele atinge um ritmo no final que faz você se perguntar o porque quis apressar tanto. Estou escrevendo essa resenha logo após terminar de ler a última palavra e confesso que fiquei mexida com a forma como termina tudo. De fato, o livro mostra-se como uma tragédia grega do início ao fim: anuncia que infortúnios irão acontecer e os personagens seguem vivências trágicas em virtude de paixões avassaladoras, causando momentos de tensão durante toda a leitura e fins melancólicos. Mesmo que você não tenha construído muito apreço pelos personagens, assim como eu não consegui, não há como você sair ileso dos sentimentos revoltantes gerados pelos acontecimentos do livro. Pelo o que me lembro das tragédias gregas, há um objetivo de ?gerar? catarse no público que a presencia. Ou seja, uma liberação de sentimentos. Acredito que a autora do livro, Donna Tartt, tenha feito um atentado quanto a isso. Acredito que sim, funciona em vários momentos: eu me senti possessa, irritada, alegre, compaixão, raiva, vontade de estar no lugar dos personagens e fechar o livro e não mais pega-ló para ler. Em outros momentos, que acredito que são poucos, esse atentando de ?catarse? não surte efeito porque os personagens são tão lineares que não tem muito mistério ou engajamento.

O final é, de certa forma, o mais coeso com a história. Não deixa nenhuma ponta solta e tem o andamento correto. Não tem nenhuma virada na história tão grande que você não consiga acompanhar ou até prever, mas os acontecimentos são surpreendentes.

Meu personagem favorito é o Henry. Defino ele assim por sua postura anti-herói ?vilãnesca?, que manipula patologicamente. Assuma de tudo, ele nunca negou quem ele era, assim como Francis, que é um outro favorito. Não construí ódio por nenhum dos personagens; embora ache o Richard um idiota que tenta negar a natureza influenciável e Camila, que se esconde de tudo (mas eu gosto bastante dela). Charles é um transtornado e fica ali no meio a meio, junto com Bunny. Ambos são as maiores vítimas da tragédia, apesar de serem maus igualmente. No final, todos receberam o que mereciam, mesmo que fique um sabor ácido na boca ao lembrar do que ocorre.
comentários(0)comente



graiviola 10/09/2023

“Beleza é terror. O que chamamos de belo nos faz tremer"
A primeira pergunta que se passou na minha cabeça é: Por que o Richard fez isso tudo? Ao mesmo tempo que ele é irrelevante na historia, ele se mostra extremamente crucial para todas as ocorrências de maneira subentendida. O Livro tem uma leitura leve, que realmente prende o leitor do inicio ao fim, mesmo que seja grande.
comentários(0)comente



Basilcalado 10/09/2023

O maior que temos
Esse livro eh absolutamente impecável, e a experiência de reler ele depois de 3 anos foi a melhor que eu poderia ter.

eu me fascinei imensamente por tudo, mas principalmente, pelo absurdo de tudo. tudo na historia eh melodramático e até bobo, como se fosse propositalmente dramatizado e romantizado, eh incrivelmente atrativo, assim como todos os personagens e suas falhas.

acima de todos os aspectos, a narração do Richard continua sendo uma das minhas coisas favoritas. desvendar suas mentiras baratas é sensacional, ele não me engana.
comentários(0)comente



Marybolini 12/09/2023

?
Eu achei bom mas podia ser melhor? é meio que um anseio infinito que algo vai acontecer e não acontece nada de mais. mas a escrita da autora é mt boa e isso me manteve num ritmo firme.
comentários(0)comente



Laura Mendes 16/09/2023

?!?!?!
O epílogo conseguiu ser mais interessante do que o resto do livro inteiro.
EU QUERO RESPOSTAS.
Mas ao mesmo tempo eu sinto que não aguentava passar mais uma semana lendo esse livro.
Foi bom, mas esperava mais???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



giovanna990 20/09/2023

?
Esse livro trata de tantos assuntos e passa por tantas experiências diferentes que é muito difícil resumi-lo.

iniciei a leitura imaginando que seria um suspense universitário, mas foi desenvolvendo em uma grande reflexão sobre família, amizade e a morte.

mostra, principalmente, as diferentes percepções de pessoas que, a princípio, imaginamos parecidas, frente à diversas questões - e como, muitas vezes, nossa própria percepção nos leva à interpretar de forma precipitada as intenções do outro.
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR