A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 661 a 676
45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 |


larissalimas 23/09/2023

These violent delights have violent ends
Henry é o amor da minha vida e eu nunca mais quero ler outro livro enquanto eu viver (: eu não tenho PALAVRAS
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laura3976 26/09/2023

Screaming, crying and suicide?
?Estava estupefato. Pensei que deveria dizer alguma coisa ? qualquer coisa ?, mas não consegui pensar em nada adequado.? (PÁGINA 424)

É exatamente assim que me sinto nesse momento. O que eu faço? Eu não sei o que fazer depois de acabar esse livro. Eu nunca vou ser a mesma. Esse foi o livro da minha vida. Como eu sigo em frente?

Não estou em condições de fazer uma resenha sobre essa história. Acho que nunca estarei cem por cento para isso. Tudo o que eu posso dizer é: leia esse livro. Eu sei que não existe livro universal, mas se eu pudesse, faria todo mundo ler esse em específico. Unicamente pela experiência que é ler a escrita, os personagens; tudo.

Eu comecei esse livro e na primeira página já sabia que seria meu favorito. Sabe essa sensação, de só saber? Mesmo assim, demorei um ano pra acabar esse livro (principalmente porque quando percebi que faltava cem páginas para acabar, entrei em negação e fiquei nove meses sem abrir ele de novo para não acabar). Demorei um ano para ler tudo, e ainda sinto que não assimilei tudo, totalmente.

Vou reler esse livro de novo. E mais uma vez. Pensando em reler ele todo ano pelo resto da minha vida. Acho que é a única maneira de conseguir compreender todos os detalhes dessa história. E talvez nem isso seja o suficiente.

?Perdoe-me por todas as coisas que fiz, e principalmente por aquelas que não fiz.?

Amo o Francis. O melhor de todos.
comentários(0)comente



felipe1503 26/09/2023

Yass
Bom livro e vale a pena. Vou continuar escrevendo pra bater 100 caracteres e eu ter mais um livro concluído! valeu
comentários(0)comente



mariana 27/09/2023

Dark academy
Primeiro livro que eu li desse gênero "dark academy" e gostei, personagens muito bem desenvolvidos e historia envolvente. Demorei pra engatar a leitura pois começa em um ritmo lento mas da metade para o final só foi
comentários(0)comente



Carol Pontes 28/09/2023

Beleza é terror
Esse é um daqueles livros que tem que ser lidos com paciência. De início, a leitura é tão lenta que passei quase 3 dias pra terminar umas cinco páginas, quando ele finalmente atinge o climax a historia finalmente se desenrola. Isto é, até voltar a ser macante e depois ter outro ponto alto e voltar a ser monótona e por assim vai. A atmosfera do livro é perfeita, me senti realmente parte do crime deles, as paranoias, os fantasmas em cantos de sala, foram de longe a melhor parte da leitura.

PS: Não me toquei até a morte do dito cujo como ele era de fato o personagem que traçava a historia toda, realmente o cara foi escrito perfeitamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



CamilaNix 02/10/2023

Como somos enganados pelas aparências
A história secreta não é pra qualquer um, um calhamaço, com apenas 8 capítulos e uma história que às vezes se arrasta mais do que anda. E mesmo assim, um livro que definitivamente vai me perseguir pra sempre.

A sinopse é simples, Richard se envolve com esses garotos ricos da faculdade em que ele estuda, meio meninas malvadas, só que ao invés de popular ele começa a ficar insano. E isso funciona tão bem, a atmosfera é tão bem construída que você se sente ali, preso nesse meio do nada gelado e sombrio por anos com esses garotos e é levado a entender por que eles fizeram o que fizeram.

Eu adorei esse livro e o recomendo se você gosta de dark academia, livros longos e histórias que te deixam pra sempre pensando nos seus personagens
comentários(0)comente



Sara 05/10/2023

Esse livro foi uma experiência incrível, mas com autos e baixos.
Ele é muito mais do que uma história sobre um crime, é uma reflexão sobre a humanidade e os nossos piores lados. Donna Tart foi genial, pois nós somos que nem o Richard ao lermos pela primeira vez, romantizando tudo e até aceitando algo horrível porque alguém faz um discurso para torná-lo racional.
Aí decorrer do livro, o brilho dos personagens, as suas perfeições, vão desaparecendo até que percebemos quem realmente são.
O final me deixou chocada e muito impactada. (Aliás o que foi isso do Charlie e da Camilla??) Mas gostei muito. Os únicos problemas são que achei ele bem parado em algumas partes e eu não tenho ninguém para conversar sobre ele.
comentários(0)comente



Carina422 07/10/2023

Donna Tartt fez de novo.
Apesar de 95% dos livros dela ter um personagem principal masculino, eu achei que nesse em questão, Richard poderia ter sido uma mulher. Caberia bem dentro de toda a história dele. Fiquei com uma puta ressaca literária de dias e não consegui tirar os eventos do livro da minha mente.
comentários(0)comente



gaIaxysope 09/10/2023

Difícil
Chega a ser enfadonho as vezes, mas assim como o Richard vc fica querendo entender aquelas pessoas e o motivo de serem como são. Não é pra todos.
comentários(0)comente



JMartini 11/10/2023

A história secreta
A construção de personagens desse livro é surreal, o modo como autora não apresente eles por inteiro logo de cara, mas vai soltando pequenas informações ao decorrer do livro que nos faz conhecer todos eles junto com a história é maravilhoso.
A ambientação também é perfeita, impossível tu ler esse livro e não conseguir imaginar cada cena que foi criada e escrita pela autora.
Claro que o livro tem pontos negativos, mas eu acho que é mais uma questão de gostos pessoais do que realmente o livro ser ruim em si.
comentários(0)comente



satturnoo 14/10/2023

A moi. L?histoire d?une de mes folies.
Nunca me vi tão ansiosa pra ler um livro como fiquei pra ler esse, tinha expectativas enormes e todas elas foram superadas. QUE LIVRO MEUS AMIGOS, QUE LIVRO

A história secreta, livro escrito por Donna Tartt, foi lançando em 1992 - o que me deixou extremamente espantada, dava no mínimo 2005- e se tornou um queridinho no mundo dark academia. Sempre observei esse livro e ele sempre atiçou minha curiosidade e finalmente li ele e acho que foi uma das melhores coisas que eu fiz. Uma narrativa bem construída, densa mas não maçante, com tudo aquilo que se espera do puro do ser humano, como a desgraça.

Nesse livro somos apresentados a um grupo de jovens que fazem parte de uma turma seleta que estuda grego com Julian Morrow. Todo o livro é narrado em primeira pessoa pelo Richard Papen, girando em torno dessa sua experiência. É curioso que descobrimos já no prólogo quem morre e quem mata. Vemos ali uma construção de história esplêndida, vemos o que levou eles a fazer aquilo e como fizeram aquilo.

Não é um livro com grandes acontecimentos, desses que fazem a cabeça da gente viajar no multiverso e voltar. Ele te prende em diversos outros aspectos que todo o mistério criado ali é o que menos importa. Eu comecei a ler e não quis parar, em certos momentos sentia que o Richard sequer fazia parte da história, sendo apenas um narrador observador. Em outros, sentia como se o Richard tivesse aqui do meu lado me contando todos os acontecimentos tintin por tintin, como um amuleto prestes a ser roubado.

Todos ali são defeituosos, chega a ser engraçado como a Donna foi gigante escrevendo esse livro, é um livro de 1992 cara. Terminei aquele livro e um buraco se fez em mim, vai ser pauta das minhas reflexões as 3h da manhã com certeza.

Tem tanta coisa que queria falar sobre esse livro mas nem consigo por em palavras, eu só sinto. Leiam, leiam de verdade. Esse livro é uma experiência a ser vivida.
comentários(0)comente



giovana791 15/10/2023

?falha fatal?
?E, se amor for algo que se possa compartilhar, suponho que tivemos isso em comum.?

Esse livro é impressionante.
No começo, junto com Richard, o leitor é levado a acreditar que eles (Henry, Camilla, Charles, Francis e até mesmo, o Bunny) são grandes intelectuais. Você se pega apaixonado pela estética do grupo, quer se tornar como um deles.
Conforme o livro se desenrola, mesmo com a narração de Richard que faz questão de romantizar cada ato de seus colegas, é perceptível o quão fúteis, iludidos e pretensiosos todos eles são.

A narração do Richard é extremamente ?não confiável?. O narrador, desde o início tem o desejo de ser alguém quem ele não é, ter coisas que ele não pode ter. Por isso, trata os membros do grupo de grego como deuses, divindades.
Outro ponto, é que Richard confirma várias vezes como é ótimo em mentir, e está acostumado a se portar como alguém que não é. Antes da morte de Bunny realmente acontecer, quando tudo começava a desmoronar no mundinho deles, Richard repetidas vezes fazia questão de pontuar as coisas ruins que Bunny havia fazendo nos últimos tempos. Acredito que isso tenha sido uma mera ?justificativa? o que estava vir, por parte do narrador. Bunny começou a ser tratado como um monstro, alguém totalmente irracional e errado.
Bunny não era uma pessoa boa, mas afinal, algum deles era? Como reagiria ao saber que seus amigos mataram uma pessoa? Talvez ele não se importasse (acho bem provável), mas somos levados a acreditar pela narração imparcial de Richard, de que o assassinato de Bunny era a única opção que eles tinham.
?Só pra constar, não me considero uma pessoa ruim.?
Richard passa páginas e páginas, tentando justificar o injustificável. Se passa como vítima, alguém levado a fazer algo que não concordava, mas simplesmente o fez porquê estava ali. Como um mero espectador ? mesmo ele tendo admitido que, levou Bunny até a sua morte, acreditando ser completamente influenciado por Henry.

Acho que o segundo ato do livro mostra o que o grupo realmente sempre foi, jovens traumatizados e elitistas. Totalmente desconectados do mundo (por conta própria) e com essa vontade de viver pela beleza, pela estética da coisa. Até Julian, que se acreditava ser como um ?deus? para seus alunos se mostrou, no final, apenas um cara com medo e indiferente de todos eles. Foi embora assim que soube do caso, não quis se envolver.

Tudo nesse livro é dramático e romantizado, de um jeito até um pouco irônico . Vi algumas pessoas falando também sobre os personagens secundários, como Judy, e que representavam a vida que Richard poderia ter tido se não fosse tão atraído pela estética e pelo mistério dos outros cinco. Achei a análise interessante, porquê apesar de nenhum dos personagens secundários serem boas pessoas, estão longe de ser tão fúteis como os outros cinco.

Sobre a escrita da Donna Tartt não tem o que dizer. Impecável do começo ao fim, entendo que, talvez esse livro não seja para todos os públicos. Muito poético, e afinal, é a historia sobre um grupo de alunos extremante pretensiosos. E apesar dos pesares, você acaba gostando dos personagens (mesmo eles sendo pessoas horríveis).
Discordo sobre o livro sem ?arrastado?, mas acredito que isso vá de pessoa pra pessoa. Gosto de escritas assim ??

?O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 661 a 676
45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR