Maria.Clara 29/11/2023
A beleza é terror ????
A ?História Secreta?, primeiro livro de Donna Tarrt, é contada no ponto de vista de Richard, um garoto californiano que decide ir contra a vontade dos pais e estudar grego em uma universidade de elite na Nova Inglaterra. Quando consegue entrar na turma de grego super restrita coordenada por um professor excêntrico, ele se envolve com os seus cinco colegas em uma história sombria e cheia de reviravoltas.
?Spoilers a seguir:
Quando eu terminei o livro tudo que eu conseguia pensar foi: como pode uma única decisão, tomada de supetão, pode transformar a sua vida para sempre? Quando Richard decide ir para Hampden, naquele mísero momento, o destino dele já havia sido selado? Eu acredito que não. Todo o desfecho foi centrado em uma única ideia para mim: a culpa era dele. Todas as decisões que tomou contribuíram para o seu enfadonho fim: sozinho, solitário e triste. Como ele pode simplesmente confiar naquelas pessoas? Como pode ser tão ingênuo? Fiquei a história toda tentando perdoá-lo, mas foi impossível depois do que fez com Bunny. Um morte premeditada e planejada. Apesar de não ser boa pessoa, Bunny ainda era uma pessoa e, acima de tudo, um amigo. Então, por que Richard? Essa pergunta não sai da minha cabeça. De qualquer forma, eu me identifico com ele em diversos aspectos: essa ânsia por ser visto como gostaria de ser (não como realmente é), sua vontade de agradar aos outros, de ser semelhante aos que admira, de se provar para os outros. Bem, mas vamos falar dos outros personagens.
Henry: completamente maluco. Acho que não tem muito o que dizer. Ele podia até ser um gênio ( não tenho dúvidas de que realmente era), mas do que isso importa se não há outras virtudes? Henry, para mim, é o pior de todos eles. Ele manipula os outros e sai como o bonzinho da história toda. Tudo que aconteceu foi por causa dele. A própria ideia de matar Bunny foi dele. Matar um amigo e das maneiras mais variadas possíveis. Ele não demonstra empatia, acha que é melhor que os outros. Manipula Richard para não se incomodar. E teria matado Charles se tivesse tido a oportunidade.
Camila: uma garota egoísta. Sabia que Richard gostava dela e brincou com os sentimentos dele. Não vou nem tecer comentários sobre ela e Charles.
Francis: não tenho muito o que falar. Só que também é egoista.
Julian: não me engana esse papo de que ele não sabia o que tinham feito com Bunny. Ele é completamente maluco e pomposo. Sempre prestigiou a riqueza e as aparências.