A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |


Nicole.Rocha 28/11/2023

Amo odeio
Amo esse livro com todo meu coração, o hype é definitivamente justificado, não por ser o livro mais bem escrito do mundo mas por serem personagens bem crus e reais. em alguns momentos o livro pode parecer que está indo pra lugar nenhum mas a maioria das coisas se justificam? e até os personagens mais insuportáveis tem suas razões. pretendo ler o outro livro da autora pois gostei muito do estilo da escrita. o final foi bem satisfatório e redondinho, não mudaria nada.
comentários(0)comente



Maria.Clara 29/11/2023

A beleza é terror ????
A ?História Secreta?, primeiro livro de Donna Tarrt, é contada no ponto de vista de Richard, um garoto californiano que decide ir contra a vontade dos pais e estudar grego em uma universidade de elite na Nova Inglaterra. Quando consegue entrar na turma de grego super restrita coordenada por um professor excêntrico, ele se envolve com os seus cinco colegas em uma história sombria e cheia de reviravoltas.
?Spoilers a seguir:
Quando eu terminei o livro tudo que eu conseguia pensar foi: como pode uma única decisão, tomada de supetão, pode transformar a sua vida para sempre? Quando Richard decide ir para Hampden, naquele mísero momento, o destino dele já havia sido selado? Eu acredito que não. Todo o desfecho foi centrado em uma única ideia para mim: a culpa era dele. Todas as decisões que tomou contribuíram para o seu enfadonho fim: sozinho, solitário e triste. Como ele pode simplesmente confiar naquelas pessoas? Como pode ser tão ingênuo? Fiquei a história toda tentando perdoá-lo, mas foi impossível depois do que fez com Bunny. Um morte premeditada e planejada. Apesar de não ser boa pessoa, Bunny ainda era uma pessoa e, acima de tudo, um amigo. Então, por que Richard? Essa pergunta não sai da minha cabeça. De qualquer forma, eu me identifico com ele em diversos aspectos: essa ânsia por ser visto como gostaria de ser (não como realmente é), sua vontade de agradar aos outros, de ser semelhante aos que admira, de se provar para os outros. Bem, mas vamos falar dos outros personagens.
Henry: completamente maluco. Acho que não tem muito o que dizer. Ele podia até ser um gênio ( não tenho dúvidas de que realmente era), mas do que isso importa se não há outras virtudes? Henry, para mim, é o pior de todos eles. Ele manipula os outros e sai como o bonzinho da história toda. Tudo que aconteceu foi por causa dele. A própria ideia de matar Bunny foi dele. Matar um amigo e das maneiras mais variadas possíveis. Ele não demonstra empatia, acha que é melhor que os outros. Manipula Richard para não se incomodar. E teria matado Charles se tivesse tido a oportunidade.
Camila: uma garota egoísta. Sabia que Richard gostava dela e brincou com os sentimentos dele. Não vou nem tecer comentários sobre ela e Charles.
Francis: não tenho muito o que falar. Só que também é egoista.
Julian: não me engana esse papo de que ele não sabia o que tinham feito com Bunny. Ele é completamente maluco e pomposo. Sempre prestigiou a riqueza e as aparências.
comentários(0)comente



Dubac12 01/12/2023

Comece pelo meio e entenda a escalada
O livro possui muitos pontos positivos e negativos que podem ser citados, mas o grande diferencial foi o nível de profundidade que ele atingiu. Não me recordo de uma obra que trabalhasse tanto e de forma tão completa e fechada os aspectos nos quais ela se insere, sem falar que os personagens são muito bem trabalhados e é possível adentrar fundo na psique deles, mesmo sendo narrado em primeira pessoa, o que é um feito e tanto. Além disso, pelo relato dele é possível inferir muita coisa que ele não anuncia por não perceber na época, mas que se confirma mais para frente no seu relato. Com isso ,a narrativa fica rica em detalhes, o que contribui para a profundidade citada e torna a obra bem imersiva, mas também deixa o ritmo mais lento em alguns momentos, o que cansa um pouco considerando o tamanho do livro. Além disso, para mim, o pior de tudo foi entregar a morte de um dos personagens na primeira página, direcionando toda a leitura para entender esse momento, que acaba tendo seu impacto bem reduzido. Por conta disso, a segunda parte acaba distoando bastante da primeira, no sentido desta ir construindo o enredo ate o climax, e aquela trabalhar a queda deles até um novo climax. Achei uma leitura perfeita para quem gosta de investigar todos os detalhes e entrar fundo na história, criando teorias em meio ao que é ou não dito. Mas para mim, tiveram momentos em que a leitura foi muito arrastada e tiveram coisas que já eram óbvias, o que, somado ao spoiler do começo, reduziu bastante os momentos impactantes.
comentários(0)comente



Ana Luiza 01/12/2023

?
Não me sinto capaz de escrever sobre essa história de forma coerente ou de utilizar palavras pelas quais me faça entender.
Tive um sentimento muito semelhante após finalizar a leitura de ?Uma vida pequena?, muito embora, ambas as obras não possuam muito em comum.

Talvez, um grupo de jovens ?deslocados?, a aura melancólica e um eterno sentimento de ?não pertencer? possam justificar a ?comparação?. Porém, sinceramente, não sei o que significa, no final de contas.

Uma história sensível, brutal e extremamente bela.

A beleza é, enfim, o terror.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



aboutjulia 04/12/2023

?is is better to know one book intimately than a hundred superficially.?

Eu tinha ouvido muita gente falar sobre esse livro em várias redes sociais então decidi ler até porque a estética era linda. O livro me surpreendeu muito porque você começa a ler com uma ideia totalmente difetente do que o livro realmente se trata sem contar nas várias referências à outros livros e as frases marcantes que fazem valer a pena reler sempre que eu posso.
comentários(0)comente



Folktolkien0 04/12/2023

Brilhante
A escrita da autora é brilhante o que me fez ter interesse em ler mais livros dela. A história em si é muito cativante mesmo você sabendo quem é o assassino e quem foi morto há uma curiosidade em descobrir o desenrolar da história e como tudo foi se construindo. Em relação aos personagens, são complexos bem escritos você aprende a amá-los e a odialos e a entendê-los e a se perguntar como você se veria no lugar deles.
comentários(0)comente



Bcoralli 06/12/2023

Eu gostei, achei uma bela história com personagens falhos, reais, humanos e lotados de defeitos, algo que sempre me agrada nos livros. Gosto e sempre leio filosofia, então consegui entender muitas referências, foi um ponto positivo. O que me fez dar uma nota um pouco baixa foi o excesso de alguns detalhes, que na minha opinião não se faziam necessários em alguns momentos, tornando muitas vezes, cansativa a leitura. Os capítulos também são muito longos, contribuindo para a leitura não ficar fluída em alguns trechos do livro.
comentários(0)comente



Vivi 07/12/2023

Tragédia grega
Adorei o livro do início ao fim. O modo como Richard é situado no livro faz com que nos sentimos em seu lugar e, também, suas emoções. A ambientação e desenvolvimento dos personagens me fizeram lerno livro mais devagar pois queria me "deliciar" com o livro. Infelizmente, em minha opinião, não foi um livro 5 estrelas pois senti que faltou algo (por mais que não consiga explicar o que seria). De qualquer forma recomendo o livro e espero uma ótima leitura aqueles que resolverem entrar nessa aventura.
Judy Poovey a mais badalada.
comentários(0)comente



Vitoria 07/12/2023

Pô gostei em
Donna Tartt tece uma narrativa intrincada, explorando a psicologia dos personagens e seus relacionamentos, enquanto gradualmente revela os eventos que levaram ao crime e os efeitos corrosivos que isso tem sobre eles.
A autora habilmente mergulha na dualidade entre erudição clássica e a decadência moral dos protagonistas, pintando um retrato vívido e perturbador das nuances do comportamento humano. Tartt nos conduz por um labirinto de segredos, culpa, obsessão e redenção, desafiando nossas noções de ética e moralidade.
Com uma prosa rica e detalhada, ela cativa o leitor, explorando temas como lealdade, amizade, culpa e o preço de se manter segredos obscuros. "A História Secreta" é uma jornada emocionante através das camadas mais sombrias da alma humana, deixando uma marca duradoura pela sua profundidade psicológica e sua atmosfera intrigante.
comentários(0)comente



daniela.claro.9 08/12/2023

Resenha
Começou bem, mas depois se tornou monótono. Nao sei se recomendo. Acho que não. Esperava mais do livro e acabei me decepcionando um pouco.
comentários(0)comente



catherine.pinkerto 09/12/2023

EU ESTOU CORINGANDO
Ai, isso aí é uma fofocaiada, gente morrendo, homem gostoso doido, pobre se fingindo de rico e só se fudendo, homem burro se deixando levar por causa de camilla (que eu não consigo entender o que tem de especial nessa MARMITA, safada, toda arrebentada), velho trambiqueiro, um eric cartman burro.

Odeio os gêmeos Macaulay com todo o ódio que tenho no coração - que é muito, eu espero que eles tenham uma morte bem lenta e dolorosa; o Bunny poderia ter saído por cima e ter sido um puta de um problema pra eles (mesmo depois de morto), mas ele não tem uma célula cerebral aparentemente; o Bunny nunca deu ponto sem nó! No fim, ele foi crucificado só por falar verdades (menos sobre o Francis, o único querido entre esses lixos inúteis), falou bem sobre os gêmeos, falou bem sobre a Camilla ser uma inútil e sobre o Richard ser pobre; o Henry é o homem mais trouxa - depois do Richard, claro - que eu já vi, dando a vida (literalmente) a troco de que, das partes arrebentadas da Camilla? Pelo amor de Deus, espero que todos estejam bem mortinhos e ardendo no fogo do inferno, ricos desgraçados, safados - menos o Francis, que deus o tenha e o abençoe.
É um livro maravilhoso.
comentários(0)comente



FlAvia1040 10/12/2023

A história (ênfase) secreta
Não há adjetivo adequado para esse livro. Simplesmente inexplicável, os conjuntos de aspectos que rodeiam a história, a narração sincera de um observador atento aos detalhes.

Os personagens são ridiculamente parciais e em inúmeros momentos irritantes. É engraçado acompanhar o modo passivo que tratam os acontecimentos nada normais que ocorrem. Mas ao mesmo tempo, me tiraram uma ponto de empatia inesperada, em vários momentos simpatizei com eles. Principalmente Richard, um personagem que é apresentado como um jovem aleatório e nada especial em nenhum aspecto, mas que vai tendo uma mudança significativa.

É terrível pensar nas ações deles, mas acho que o horror delas não seja ?importante? na história em si, as consequências são o ponto. O quanto as sua escolhas afetam suas personalidades, mas ainda assim, não o suficiente pra pensarem que merecem algum tipo de punição. Eles se arrependem mas não ao ponto de ?por o seu na reta?, o que mostra uma humanidade e frieza proporcional.
comentários(0)comente



Mandy_gb 11/12/2023

Só ladeira abaixo
Donna Tartt te faz mergulhar em uma história sombria e bela, surtindo como reação o apego pelos personagens, para que no fim tudo esteja destruído no seu interior. Como a própria ideia que o livro aborda, achamos belo aquilo que causa terror, tirando a prova disso. Dei 5 estrelas por realmente sentir o que estava lendo, como se pudesse viver os momentos, isso se torna incrível em meu ponto de visão. Sem dúvida, algo que gostaria de esquecer e ler novamente como na primeira vez.
comentários(0)comente



Julia Ledra 11/12/2023

A ideia foi ótima, mas a execução me deu muita preguiça 😕
Hm... gostei da história, achei os personagens interessantes e o mistério é bem construído com várias pistas ao longo do livro.
Mas eu achei ele muuuuuuuito longo 😓
Daria para editar o livro e tirar umas boas 100-150 páginas de enrolação e a história continuaria a mesma.
Por conta disso, a minha experiência lendo o livro foi um pouco chata, até tinha interesse em descobrir o que estava acontecendo, mas me frustrava muito ler 50 páginas e não ver progresso nenhum na história...
No fim das contas acho que foi mais um problema de "não é você, sou eu" hahahaha, eu não gostei do livro porque achei lento, mas quem gosta de histórias mais descritivas pode gostar dele.
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |