Nandhy - @minhavidanapagina 29/10/2023Resenha @minhavidanapaginaMerlin deseja trazer de volta os antigos Deuses e Artur precisa de mais uma vitória contra os saxões para salvar a Dunmonia!
Nesse livro final da saga, vamos chegar à conclusão da estória de um rei que nunca usou a coroa, mas lutou como nenhum outro pela sua terra e permaneceu até o fim em busca da paz e da justiça.
Opinião pessoal
Excalibur é o último livro da trilogia ?As crônicas de Artur? e novamente traz uma visão muito distinta das histórias que ouvimos sobre os cavaleiros da Távola Redonda!
Nesse último livro, é muito bacana e interessante ver o envelhecimento dos personagens e constatar na narrativa o quanto muda a visão do ser humano ao longo dos anos!
Permanece sendo um relato tão detalhado de brigas políticas, religiosas e combates que é impossível não se questionar se realmente tudo que está ali não é real!
A magia fica em segundo plano mas é evidente que nesse livro ainda aparece como uma ferramenta de fé e de manipulação.
Tem pouco diálogo e muitas explicações, mas Bernard Cornwell ainda faz isso tão bem que me faz querer ler mais obras do autor! Não é à toa que ele está entre um dos autores mais lidos do mundo!
(Contém spoiler)
Nos despedimos de Merlin e, apesar de todo o seu cinismo ao longo destes três livros, é aqui que vemos toda a sua grandiosidade e humanidade! Fiquei muito triste da forma como foi a sua partida.
Artur é um grande sonhador e é muito bonito como o seu grande sonho se resume as coisas mais simples da vida?uma terra, sua família e um emprego de ferreiro. Gostaria que ele tivesse conseguido desfrutar mais desse sonho e fiquei contente por ele ter perdoado Guinevere e por ela ter sido a pessoa a lhe proporcionar um pouco dessa felicidade por um tempo.