Dudu 06/02/2024
Despretensioso, mas entrega tudo!!!
? Arthur Hailey
? Hospital [1959]
? Editora Abril
Sinopse ?
Médicos, pacientes, técnicos de laboratório, enfermeiras, estagiários vivem o cotidiano do mundo da medicina em nossos dias, numa história
de muita ação, que entrelaça várias vidas com sexo, politica, amor trabalho, responsabilidade, esperança
e desespero. Este é o tema deste Hospital, livro que custou uma minuciosa pesquisa e foi feito para ser lido com interesse por leigos e especialistas, pois descreve com realismo o cotidiano de pessoas que
trabalham contra a doença e contra a morte
mas que também lutam pelo poder, pela paixão, pelo dinheiro, ou pela realização profissional.
~~~
Seria o dinheiro a raiz de todos os males? Talvez sim, talvez não, por que não?
De jogos de xadrez e investimentos milionários, a dados médico precisos, e às vezes, é digo às vezes, irrelevantes, mas cirugicamente precisos. É dessa forma que Arthur Hailey entrega mais um livro depois de anos de pesquisas.
Em alguns momentos me vi dentro da sala de emergência do County General Hospital, o fictício hospital da série ER (Plantão Médico) em Chicago, Illinois; e as vezes no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, um hospital universitário fictício em Princeton, Nova Jersey, da série House.
Os termos técnicos impressionam, e confesso tê-los puxados uma vez ou outra para não perder a fluidez da história. Também pudera, Hailey sempre teve o costume de mergulhar de cabeça nos cenários onde suas tramas se desenrolam. Nesse caso, ele ficou quase um ano trabalhando disfarçado em um hospital de verdade para aprender mais sobre o cotidiano dos funcionários da área da saúde.
O resultado?
Um livro cheio de personagens vivos e quase reais, tramas secundárias e muita, mas muita, coisas naturais da vida também. Após a leitura de "Hospital", minha visão sobre os profissionais da saúde só foi reforçada: Não é nada fácil seguir por esse caminho. E como estamos em alertas Roxo e Laranja, sendo as cores do mês, pensei em começar 2024 com essa indicação.
O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre doenças e a importância de fazer o correto diagnóstico e tratamento. Pretende levar informações sobre as doenças, os sintomas e os tratamentos disponíveis. A campanha é focada na conscientização sobre 3 doenças incuráveis mas o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. O laranja é usado para conscientizar sobre a leucemia, e a campanha foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da campanha é promover a conscientização sobre o cancro e incentivar o diagnóstico precoce.