A ilha do doutor Moreau

A ilha do doutor Moreau H. G. Wells




Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau


246 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Mabel 16/11/2024

Livro doido
Li sem saber nada. Vi esse livro em uma resenha de um filme chamado ""Men and chickens", achei o nome interessante e decidi ler.
Gostei bastante da leitura, foi uma leitura bem rápida e fluida. Mas gostaria de saber mais coisas sobre os experimentos e como o DR. Moreu e o Montegonery foram parar na ilha.
Achei muito doido o final do livro, e a reflexão do protagonista sobre sua mudança e em como ele enxerga os humanos depois de voltar da ilha.
comentários(0)comente



Nati Sampaio 08/11/2024

Que livro, meus amigos!
Essa obra magnífica consegue abordar tanta coisa, que nem sei por onde começar.
Mas vamos lá. O livro é contado em formato de diário, coisa que era muito comum na época. Um rapaz encontra o diário do seu tio, e dessa forma é contada o livro, através de memórias - contadas em 1a pessoa - desse diário. Tudo começa quando Pendrick sobrevive a um naufrágio. Fica dias à deriva, até que é resgatado por outro navio, e posteriormente abandonado em uma ilha.
Essa ilha, por sua vez, é cheia de mistérios. Há criaturas muito estranhas por lá.

Ao ler esse livro, temos que levar em consideração que HG Wells era um estudioso, estudou biologia, e em suas obras, se baseava em ciência e especulações baseadas em ciência. Ele também era uma pessoa muito engajada politicamente, e tinha opiniões um tanto polêmicas para a época em que viveu.

Pois bem. Nesse livro, ele aborda muitos aspectos, como: até onde podemos ir em nome da ciência? Onde fica o limite do conhecimento, para preservar o objeto de estudo? Onde colocamos a ética na ciência? Porque algumas ?raças? (ou espécies) podem sofrer mais que outras?
Ele questiona esse brincar de Deus na ciência, questiona de forma indireta a supremacia branca - como que por tantos anos justificamos a escravidão com argumentos rasos por considerarmos outras cores de pele categorias inferiores de pessoas? Como isso pode ter sido aceito?
Ele questiona também a religião, a obediência cega que ela impõe. Quando por exemplo os animais obedecem às regras, tem um ?mestre? e jamais questionam as ordens.
É um livro que só há personagens homens, o que achei curioso. Como se as mulheres não fossem capazes de tamanhas atrocidades, e a maldade estivesse mais atrelada ao gênero masculino.

O autor foi um gênio ao criar uma obra tão verdadeiramente assustadora, sem colocar nada de sobrenatural e nem mesmo de terror propriamente dito, mas que nos deixa horrorizados durante toda a leitura, trazendo também questionamentos importantes - e ainda muito atuais.
comentários(0)comente



Rebeca.Anamy 20/10/2024

Moralidade e moralismo
Com ares de suspence, boa escrita e sensações antagônicas H.G Wells cria essa baita história.
Li esse livro sabendo muito do que iria acontecer, e acredito que se eu não soubesse nada, seria ainda melhor. Mas não sinto que perdi algo por saber do plot, porque a grande questão desse livro são as discussões morais. É muio interessante como o autor consegue colocar essas questões complexas muito bem em um livro tão curto, falando sobre limite da ciência, moralidade e até onde subjugar uma raça por considerar aquilo inumano é praticável
Recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



Roberta.Carmo 18/10/2024

Muito bom!
Muito bom para quem curte o gênero apresentado nesta obra.
Acho ótimo para quem têm imaginação fértil e consegue aproveitar 100% dos detalhes fornecidos pelo autor.
comentários(0)comente



Artur42 05/10/2024

Bem interessante a forma que descreve todo o ambiente, situações, e os sujeitos envolvidos. Diferentemente do outro livro que li do autor, nesse ele busca bem mais um aprofundamento no ambiente e nas situações que o personagem vive, e não em ficar somente nas superficiais descrições de lugares.

Bem verdade que o foco nos sentimentos e no interior do personagem não é tão aprofundado durante o livro, mas só de ter tão boas descrições sobre as situações dá facilmente para sentir o que o personagem está sentindo em determinado momento, não havendo a necessidade do que ele está sentindo e pensando ser explicitado. Apesar disso, confesso que fiquei com vontade de ver esse lado dos sentimentos e reflexões internas do personagem ser mais abordado, pois é realmente um dos pontos altos do livro para mim.

Nas situações relatadas sobre os instintos animais, e o querer humano de influenciar e modificar sua natureza, dá com certeza para entrar em reflexões e discussões a respeito. Como no próprio livro isso já é iniciado, e ainda melhor é o poder de estímulo que causa no leitor em pensar sobre o tema. Sobre o evidente desejo humano de influenciar a natureza, fica claro segundo o livro que em determinado ponto isso desmorona, e ainda pior, o que parecia estar no controle é atingido por uma revolta.

O ser humano por querer mais e mais, e estar envolvido com tantos sentimentos negativos, chega ao ponto de infringir leis e não respeitar uma ordem de fatores. Mas mesmo estando nesse lugar de até conseguir realizar algumas coisas, com certeza há sempre um preço a ser pago.
comentários(0)comente



Marieliton M. B. 22/09/2024

Que ilha!
Esse foi o primeiro audiobook que "li" por completo. Já havia tentado escutar outros livros, mas acabava perdendo o interesse no meio do caminho. Acredito que a forma como o livro é narrado influência demais na experiência.

Sobre a história em si, não há muito o que dizer. Essa obra é referência até hoje no quesito ficção científica.
comentários(0)comente



Dayane| @portas_de_papel 16/09/2024

A ilha do dr. Moreau
??A ilha do dr.Moreau é uma novela de ficção científica publicada em 1896 , é uma aventura de 172 páginas que entrou no rol de romances de aventuras em lugares exóticos.

É um daqueles livros escritos no finalzinho da era Vitoriana que reflete os ideais e inquietações da época.
O livro é um relato de viagem encontrado pelo sobrinho do personagem principal, um narrador pouco confiável que imprime sua confusão mental crenças e perturbações psicológicas inserindo ao texto a conotação febril ( miragem , delírio , sonho )
Prendick é um náufrago resgatado por uma embarcação e recebe os cuidados médicos de um certo dr. Montgomery que por sua vez é hostilizado pelo capitão e seus marinheiros.
Montgomery , seus estranhos ajudantes e seu carregamento vão em direção à uma ilha desconhecida da qual Prendick não terá outra opção a não ser desembarcar com eles.

?Este livro é uma crítica á religião, a organização social, á crueldade das pesquisas científicas, uma fábula Darwinista, além de uma crítica ao colonialismo europeu .

?É uma experiência de leitura fascinante, que nos deixa a sensação de expansão mental e um novo olhar sobre os mistérios da vida e da sociedade moderna , nos auxiliando na construção do pensamento crítico .
Super indico , não só aos estudantes de Letras , filosofia , sociologia e psicologia , mas para todo o leitor que deseja adquirir cultura e desenvolvimento pessoal.

Ps. Tem aula de literatura completa no portas de papel no YouTube ! Link na bio .
comentários(0)comente



bispão 12/09/2024

A ilha do doutor moreau
é um livro que mistura ficção científica com uma crítica sobre os limites da ciência. A história segue Edward Prendick, que acaba numa ilha onde o Dr. Moreau faz experimentos malucos para transformar animais em humanos. O livro te faz questionar sobre moralidade e os riscos de mexer com a natureza, mas a leitura é meio pesada e cansativa. É um bom livro, mas é necessário refletir muito os temas do livro em grande parte da história, o que é muito bom, mas talvez não seja para todo leitor, assim como não foi pra mim.
comentários(0)comente



Queridolivro0 04/09/2024

O livro trás muitas reflexões quanto a religião e política, como muitas vezes podemos ser convencidos o Tempo a acreditar em verdades que não é nossa e podemos nos tornar prisioneiros de um sistema econômico, político e social. É muito assustador mas real.
comentários(0)comente



Luciano 16/08/2024

É interessante se pensar que na época em que esse livro foi escrito, já se pensava na evolução da medicina, dos estudos científicos e na responsabilidade ética do ser humano para com esses desenvolvimentos.
É preciso se colocar um limite na ciência? Até onde se pode ir? Será que o homem não está brincando de ser Deus? O mal feito a essas cobaias vale o intento?
Essas são as perguntas que brotaram em minha mente enquanto lia este livro. H. G. Wells escrevia muito bem. Vale muito a pena pensar sobre isso.
comentários(0)comente



Drielle 04/08/2024

Mais um ótimo clássico de Ficção científica
A estória é muito instigante e envereda por caminhos inesperados, de certa forma. O autor nos insere na trama através de uma personagem estranha àquele lugar e de maneira fluida nos introduz ao ambiente da ilha, os cientistas e as coisas estranhas que fazem ali.

Alguns questionamentos interessantes são levantados sobre a nossa relação com a ciência e as interações humanas, ponderando sobre a nossa herança animalesca e como lidamos com nossos instintos primitivos reprimidos.

Este autor tem sido muito interessante de acompanhar, os livros que li até o momento, tratam de princípios que hoje estamos acostumados a ver em muitas outras obras, livros e filmes, e é interessante apreciar uma das fontes destes vários conceitos da ficção científica.
comentários(0)comente



Mpbeatriz 24/07/2024

Quais são os limites da curiosidade humana? Podemos utilizar das nossas tecnologias e saberes para explorar outros seres de forma indiscriminada?

O livro é curto, porém, promove muitas reflexões sobre ética, humanidade, dignidade e direitos de animais humanos e não-humanos. Me fez pensar até em veganismo. Algumas partes são bastante visuais, deixando a leitura mais vívida e angustiante.

Além disso tudo, é um clássico da ficção científica. Leitura excelente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jessica.Cacko 21/07/2024

Uma ilha cheia de experimentos malucos que pessoalmente não iria gostar de ter a mesma experiência que Prendick.
Foi uma leitura que me trouxe muitas reflexões sobre o poder que o ser humano acha que tem sobre tudo no mundo.
Essa versão de tradução de Monteiro Lobato foi bem fluida ao ponto de devorar as páginas e nem perceber que cheguei na última página.
Foi uma experiência interessante e muito imaginativa.
comentários(0)comente



EmerKaspar 11/07/2024

Livro lido de uma tocada
O livro é muito gostoso de ler e tem personagens envolventes. Meu primeiro HG Wells. Foi lido de uma só vez.

Citações:

"Passo os meus dias cercado por livros, que são como janelas luminosas nesta vida, iluminadas pelas almas de homens sábios."

"Somos o quê, bolhas de sabão sopradas por uma criança?"


comentários(0)comente



246 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR