A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells




Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau


246 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Mateus 26/08/2021

entre o homem e o animal
o romance científico descreve uma linha tênue entre o que é homem e o que não é. por vezes, essas configurações confundem-se e são nada mais que a nossa prática e convivência. o homem então seria nada mais que um animal prestes a regredir a seu estado gutural, ou os animais seriam o ápice e trazer a eles a humanidade é nada mais do que uma prática cruel de desnaturalização e tortura? são questionamentos que vem a tona na curta porem grandiosa obra de wells.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JP_Felix 01/08/2021

Não somos homens?
Estou cada vez mais interessado pela literatura britânica, pois há um toque especial na forma como as histórias são construídas. Os clássicos ingleses fogem bastante do comumente visto em aventuras americanas que mais chegam até nós. Não há mocinha para fazer par romântico, não há vilões a se combater heroicamente, há apenas a reflexão acerta da experiência vivida por um homem descobrindo mistérios de uma ilha criada pela insanidade de um homem cujo medo ao Deus que crê é menor que a ambição atribuída a ele pelo seu amor à ciência.

O livro é uma alegoria ao homem que tenta trazer o selvagem à etiqueta e a vida civilizada, mas subvertendo isso, onde mostra "homens" voltando a ser mais bestiais, e por mais que eu geralmente não goste de história alegóricas, esta se mantém mesmo se o leitor não reconhecer a alegoria, então e o melhor dos dois mundos: uma história que se sustenta sozinha e um subtexto que enriquece o conceito apresentado.

É um livro ótimo, muitíssimo interessante e que mostra mais que algo físico. Há reflexões, há dizeres curiosos e há uma história que envolve o leitor e o faz se importar com o que acontece. É uma história seca, bruta, ironicamente animalesca, e isso dá um peso diferente do que se poderia esperar de obras atuais, onde a tensão se daria por outros sentimentos que não o medo do que a ciência foi capaz de criar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



GuruNeko 16/07/2021

?
como pode um livro com mais de 1 século trazer à tona questões tão atuais? o cara era um gênio ou estamos regredindo?
comentários(0)comente



LUNII 12/07/2021

Esse livro aqui é muito bom, curtinho, leitura rápido e terrivelmente assustador, o H.G me mostrou por que fez o nome dele no gênero e com certeza vou procurar os outros livros.
comentários(0)comente



Pedro Picoli 11/07/2021

Detalhista e com reflexões
Um livro que me cativou do começo ao fim. Retrata temas da sociedade, e faz críticas constantes às formas de colonização que foram vistas ao redor do mundo. O ponto negativo fica, na minha visão, para a maneira escrita do livro já que detalha muito tudo o que cita, nos mínimos detalhes, que pode fazer a leitura se tornar um pouco mais longa e tediosa de tempos em tempos, mas que compensa o leitor que a lê, já que esta história é muito bem contada e com certeza já está em meus livros favoritos.
comentários(0)comente



Larissa 08/07/2021

Levemente assustador
Nessa obra, acompanhamos a trajetória de Prendick até descoberta de assustadoras experiências realizadas por doutor Moreau, numa ilha deserta, cheia de mistérios e de difícil acesso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



skuser02844 23/06/2021

A Ilha do Dr. Moreau
Agoniante a cada linha!

Nessa obra, H. G. Wells traz reflexões sobre o que faz de nós, humanos, seres ?superiores? aos animais. Será que, dependendo da situação a que somos submetidos, nos diferenciamos tanto deles? De onde vem nossas mais profundas crenças? Podemos mesmo crer cegamente nelas?

?Posso dizer que me habituei ao povo-bicho, que mil coisas que me pareciam antinaturais ou repulsivas logo se tornaram normais ou corriqueiras pra mim.?

Não foi uma leitura tãão prazerosa pra mim justamente pela maestria do autor em descrever certas cenas e horrores que me agoniavam até as entranhas - o livro inteiro, ao meu ver, tem a intenção específica de te perturbar, te tirar da zona de conforto -, mas, com certeza, valeu muito a pena pelas reflexões, assim como pelas diversas metáforas e críticas disfarçadas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Bjlins 18/05/2021minha estante
Deve ser louco esse livro.


Diana Garcia 18/05/2021minha estante
Siim, mas é muito bom.


Bjlins 18/05/2021minha estante
Show???




Lucianalg 18/05/2021

O que é a humanidade?
O livro apresenta de forma incrível a presunção de que a humanidade seria uma evolução mas traz através do doutor a imagem do homem como uma besta que faria de tudo para atingir seus objetivos.
comentários(0)comente



Carol 02/05/2021

Livro maravilhoso.
Acho que esse livro e um daqueles que todo leitor deveria ler...
Esse livro e uma misturar de ficção e realidade.
"Dele é a Casa de Dor.
Dele é a mão que faz.
Dele é a mão que fere.
Dele é a mão que cura." Ilha do Dr. Morau.
comentários(0)comente



Ana 01/05/2021

O ser humano vive entre os instintos e a racionalidade.
O livro conta a história em primeira pessoa sobre um náufrago chamado Edward Prendick que é resgatado num barco cheio de animais e Depois acaba numa ilha com muitas criaturas estranhas...
A narrativa é muito fluída e é difícil parar de ler. Por incrível que pareça, não sabia do que se tratava, então achei muito interessante. Não é difícil perceber o que está acontecendo, mas isso não tornou a leitura cansativa. Pelo contrário, me fez devorar o livro em 1 dia. Essa história é uma metáfora à Perversidade do colonialismo. Assim como colonizadores europeus dizimaram inúmeros aborígenes em diversos lugares do mundo novo com a desculpa esfarrapada de transformar primitivos em pessoas civilizadas. Moreau justifica suas atrocidades tentando humanizar animais selvagens para criar um ser humano perfeito. Tbm existe uma crítica à ética científica. Sua falta de empatia e humanidade é impressionante. Ele é o verdadeiro monstro desta história. Demonstra uma falta de princípios, limites e um complexo de Deus que chega a assustar... Outro viés que vale ressaltar é o maus tratos a animais. São tratados como coisas pelo Moreau e não como seres vivos. O livro foi lançado em 1986 e até hoje isso ainda acontece, Infelizmente.
Achei o livro excelente.
comentários(0)comente



246 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR