Ju 09/08/2022
Bom para iniciantes, mas cuidado com certas informações
É um livro que vale a pena. A leitura é fácil e fluida, rapidinho de terminar. Ele faz um apanhado sobre assuntos diferentes que complementam a explicação sobre o ato de rezar e benzer.
Traz uma coletânea de benzimentos e rezos muito ricos que podemos usar como consulta futuramente. Uma ressalva é que são totalmente voltados para a religião cristã. Imagino que pela busca histórica que o autor fez.. muitas benzedeiras eram e são católicas. Mas, no início do livro, ele cita os orixás, então acho que seria legal trazer rezas de outros cultos tb.
Outras questão é que ele fala sobre banhos, chás, velas, dá dicas de forma muito superficial. Acho legal porque quem não conhece pode ter um primeiro contato com o assunto e vivenciar. Mas, a depender do culto religioso, certas práticas são realizadas de formas diferentes, por exemplo, a simbologia das velas, uso do sal grosso, etc. Além disso, para tomar um banho energético, chás, dentre outros rituais é preciso certo cuidado e é importante poder contar com alguém que tenha conhecimento e possa orientar e dar suporte. Exemplo: "(sobre banhos energéticos) deve-se tomar uma sequência de 7 banhos no mínimo. Com isso, a aura vai ser limpa e vai abrir caminhos para que coisas boas aconteçam." (Página 40). Não acho interessante determinar a qntd de dias que a pessoa tomará o banho, pois cada caso é um caso. Acho que seria interessante fazer o leitor pensar e ele mesmo avaliar e tomar a decisão de como será o melhor banho, dando mais orientações. E depois ainda dizer que a aura vai ser limpa? Nem sempre se resolve assim né? Enfim, achei que precisava de mais cuidado na forma de passar certas informações.