Sonata em Auschwitz

Sonata em Auschwitz Luize Valente




Resenhas - Sonata em Auschwitz


82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


LivrosLai 02/04/2023

?aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repetí-lo?

Pesado demais!!!! Ler sobre auschwitz sempre me causa um misto de emoções.
comentários(0)comente



Janaina.Borges 01/03/2023

Sonata em Auschwitz
Amália uma jovem portuguesa ouve um telefonema de seu pai e desconfia do passado de sua família alemã. Indo a Alemanha conhece sua bisavó que lhe revela que seu avô foi um oficial nazista que ainda pode estar vivo no Brasil. Ao chegar ao Brasil Amália conhece Haya e sua mãe Adele sobreviventes do holocausto que vão lhe contar sobre o passado e a história que liga as duas famílias.
comentários(0)comente



ana beatriz 10/02/2023

Demorei pra fazer a resenha desse porque estava tentando achar palavras que descrevem tudo que senti lendo esse livro, mas acho que nunca vou encontra-las.

sonata em auschwitz é, sem dúvidas, um dos livros que mais mexeu comigo em toda minha vida. questões tão simples e humanas que eu nunca tinha parado para pensar que aconteceram, como a impossibilidade de limpar seus corpos após defecar :( sempre enxerguei a situação muito por fora, vendo os grandes danos, mas ver de tão perto o sofrimento que aquelas pessoas passaram, fez eu perder o fôlego em cada página e segurar o choro a cada relato. ver as consequências dos parentes das gerações posteriores e a agonia deles em descobrir a dor de seus familiares também me fez refletir muito.

páginas de uma história que não deve ser esquecida jamais. é preciso ler e conhecer a História para não repeti-la.

é realmente um livro muito forte e muito bonito :(
vivi 10/02/2023minha estante
memeeee :(( me senti igual vc!!! e fico feliz por vc ter lido ??


ana beatriz 11/02/2023minha estante
vivi agradeço demais pelo presente e por ter me dado a oportunidade de ter crescido lendo este!!




Gabriele 10/12/2022

"Aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo".
Duas famílias, uma com passado nazista e outra judia. Como o destino deles se encontram?

Um livro baseado em muitos segredos pesados, promessas feitas que não poderiam ser descumpridas por questão de fidelidade ou até por uma questão de tentar deixar o passado para trás.

Quando Amália escutou sem querer um telefonema entre seu pai (Hermann) e sua avó (Gretl), descobriu que tinha uma bisavó (Frida) que queria conversar com Hermann, que logo recusou tal possibilidade. Escutando a conversa estática e surpresa por descobrir que tinha uma bisavó, logo tratou de ir atrás da senhora para conhecê-la.

Frida queria compartilhar muitas informações que guardou consigo durante anos ao neto, mas como ele não concordou com o encontro, logo conheceu e compartilhou com a bisneta o que tinha a dizer. Por conta de sua idade avançada estava decidida a não levar a história para o caixão.

Tudo o que Amália recebeu de informação de Frida a levou para outro país. E foi assim que ela desembarcou no Brasil em busca de pessoas e respostas. O que ela não imaginava é que essa viagem reabriria antigas feridas do passado de sua família e conectaria o passado de sua família nazista com a da família judia.

Uma narrativa brilhante, que tem como pano de fundo um triste cenário de guerra carregado de temores, incertezas e muitas dores. Um passado que traz ao presente um gosto de segredo revelado e muitas coisas para significar.
comentários(0)comente



Bruna 04/12/2022

Livro maravilhoso. Uma sensibilidade única pra narrar uma história de sofrimento e heroísmo. Um dos queridinhos deste ano. Gostei demais.
comentários(0)comente



Tita 23/11/2022

Que leitura maravilhosa!! Luiza Valente, escreveu esse romance com maestria e riqueza de detalhes, dando vida a história de duas famílias totalmente diferentes, vivendo em uma guerra terrível. Um dos livros mais pesados que já li, com muito sofrimento e dor, mas a leitura e fluida e envolvente. A autora e tão detalhista que você vê um filme passando na sua mente. 5 ?? não é o suficiente para essa leitura perfeita! ??

OBS: Achei maravilhoso poder escutar a sonata que foi feita para Haya.
comentários(0)comente



Larissa 29/10/2022

História que causa desconforto
Ao longo do livro senti diversos momentos de desconforto que me tiravam da zona de conforto em que estou acostumada, em geral é um livro ótimo para quem quer tentar entender melhor como funcionava o nazismo por duas visões diferentes. A única coisa que me deixou um pouco a deriva foi o final, que deu uma sensação confusa de história inacabada.
comentários(0)comente



skuser02844 29/09/2022

Começou bom, mas fui perdendo a empolgação.
Amália sempre quis entender o verdadeiro motivo de seu pai não falar com a família, e assim que Frida, sua bisavó entra em contato, completando quase 100 anos, Amália resolve ir atrás. Frida e Amália finalmente se conhecem, e a mais velha conta a história de seu filho Friedrich, pai biológico do pai de Amália, Frida fiz os motivos dele ter sido um oficial nazista muitos anos atrás e que pode haver a possibilidade dele ainda estar vivo.
Assim que Amália descobre a relação de seu avô com Haya, uma bebê que ele salvou das atrocidades dos campos de concentração, ela decide ir atrás dela e de Adele, sua mãe, no Brasil, afim de desvendar esse mistério e segredos guardados a tanto tempo.
comentários(0)comente



Beka 22/09/2022

"O inferno na terra"
"O ser humano não quer saber o que de fato acontece na guerra. Se quisesse mesmo, aprenderia e nn repetiria.
Cada guerra é enterrada quando começa outra para fazer esquecer a que antecedeu."
Luize valente, escreve cada parte desse romance com uma inteligência implacável, tudo se liga em algum momento, me apeguei real a alguns dos personagens, pensar por um instante que coisas do tipo e piores realmente aconteceram e que pessoas boas passaram por isso tudo é bem difícil de fato, mas o saber disso tudo é importante, como disse o Santayana: "aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo."
5 estrelas pra esse livro, nota 1000 para os envolvidos que ajudaram a criar essa história. Só leiam. Não estou apta ainda a fazer uma resenha boa sobre este livro, mas prometo fazer em breve, só preciso assimilar tudo.
comentários(0)comente



Camila 19/07/2022

LIVRO MARAVILHOSO
Meu Deus, esse livro é muito bom. É um pouco angustiante, triste... Ele prende sua atenção, chorei lendo ele :(
A forma como a autora conduziu sua narrativa, mostrando uma realidade triste e sofrida, me fez chorar muito lendo o livro.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




T 11/07/2022

Os dois lados da vida
Duas famílias afetadas pelos eventos e consequências do holocausto, unidas por eventos desconhecidos, mistérios e segredos.
De um lado a separação pelo posicionamento fanático e cego, de outro vítimas diretas que conseguiram sobreviver e reviver.

Como é possível o amor nascer em meio a tanta dor e perdurar ?
comentários(0)comente



Jéssica | @jehbreda 02/04/2022

Angústia e heroísmos numa história fluída
Diferente dos livros que normalmente já li sobre o tema Holocausto este não é uma biografia, mas sim um belo romance bem fiel a alguns fatos históricos.

Pela fluidez da escrita você passa a acreditar que tudo ali realmente aconteceu. As personagens são densas e bem construídas e você se apega muito fácil a elas.

A reviravolta de Enoch é bem chocante, mas sinceramente toda vez que leio sobre esse tema não consigo absorver tudo como se realmente aquelas pessoas passaram por aquilo de tão desumano que as vezes aparece apenas ficção (o que não é ) !
comentários(0)comente



Ste 26/02/2022

No final do livro nós descobrimos que a autora mandou realmente fazer uma Sonata para Haya, tocante, como o livro.
Eu gosto muito de ler livros sobre a guerra e eles sempre partem meu coração em mil pedacinhos. É sempre angustiante saber o tanto que essas pessoas sofreram.. o mais triste, é ver que mesmo com acesso a informação, com tantos avanços no mundo e com tantos relatos sobre o passado, o ser humano não pensa duas vezes antes de escolher retroceder e começar uma guerra.

"O ser humano não quer saber o que de fato acontece na guerra. Se quisesse mesmo, aprenderia e não repetiria. Cada guerra é enterrada quando começa outra para fazer esquecer a que a antecedeu."
comentários(0)comente



Lisi 04/02/2022

Tocante
Livro emocionante. Muito bom para conhecer mais sobre história da II Guerra Mundial. Espera para se entristecer e se emocionar.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6