Davi606 18/06/2023
"Morto não é o que está eternamente a jazer"
A darkside entrega aqui uma coletânea de 9 contos de horror cósmico direto da mente perturbada de H.P. Lovecraft.
Dagon, o cão de caça e a cidade sem nome são contos de rápida leitura, sendo mais diretos e fugindo da descrição extensa reservada às outras obras. Enquanto que o estilo e capacidade criativa de descrever, explorar e traçar mundos fora da capacidade humana brilha em "A sombra vinda do tempo", "Nas montanhas da loucura" e "O chamado de Cthulhu". Tem-se um destaque no conto do Reanimator, que explora a velha trama do morto-vivo num suspense e terror mais apalpavel do ponto de vista daquele que toca e opera o proíbido.
Pessoalmente eu concordo que a extensiva descrição e uso de muitas vezes , expressões repetitivas para descrever o "impossível" e "inimaginável" acaba por cansar o leito em contos mais longos como Nas montanhas da loucura, mas ao mesmo consegui me encontrar imaginando aquela ilha de pilares titânicos, o acampamento e montanhas nevadas e muito dos buracos estreitos da cidade perdida por essa própria descrição exaustiva, é uma maneira de sentir o sufoco e incompreensão diante do alienígena e terrível mundo além dos limites da humanidade, o Cosmos.
Quanto ao autor em si, fica claro por cartas e registros históricos que Howard Philips foi um homem amargurado e apegado a ideologias de ódio, o que fica claríssimo numa passagem descrevendo um homem negro em Reanimator e nos momentos que descreve povos tribais,ciganos/estrangeiros. Ainda assim ao contrário do que aqui afirmam muitos, a obra dele não se sustenta e nem trabalha para afirmar essas idéias, o homem transtornado e infeliz da suas caras em algumas linhas mas quem prevalece é o escritor de terror,suspense.
H.P. Lovecraft não foi um homem pleno e saudável, e como Poe, seu mentor de outra era, também se entregou às perversidades da vida. Porém um leitor mais atencioso poderá encontrar em sua obra as qualidades de um verdadeiro mestre do terror, que sim, ama enrolar e andar em círculos, mas não desaponta no suspense, universo e mundos de outro mundo.