Larissa 01/02/2022
Não poderia me apaixonar menos por essa história (e por Leon, claro, rs)
Eu comecei esse livro já com as expectativas altas, pois a maioria do livros da Carina são perfeitos pra mim, bem construídos e envolventes, fazendo você sentir saudades dos personagens quando finaliza a história, e com esse livro não foi diferente!!
Esse livro conta a história de Valentina, uma personagem que já ouvimos falar desde os livros de perdida/encontrada/destinado, aonde Sofia e Ian eram o casal principal e Valentina era apenas um personagem (quase figurante) que achava que se casaria com o Ian algum dia.
Eu não esperava que Valentina fosse envolvente, muito resiliente e que ao mesmo tempo se impõe como mulher, mesmo que muitas vezes tenha ficado calada diante de tantas situações. Valentina cresceu (e ela não é uma planta, como eu achava que fosse, rs), pelo contrário, tem falas atrevidas para a epóca, não permite falta de educação e está desiludida com o amor e casamento.
Valentina se mudou da vila, teve sua vida virada de cabeça para baixo diante das tragédias que aconteceram a sua família e foi para longe dos seus amigos e de onde cresceu, ela foi para o litoral, aonde encontra Leon (ou melhor, um espanhol irritante, como diz ela). Na verdade, Leon é o oposto disso. É sensível, mas ao mesmo tempo não deixa que ninguém além de Valentina (e bem depois de um tempo), veja isso. Ele não tem papas na lingua, e adora provocar Valentina, falando coisas que provavelmente vai fazer ela ruborizar e piscar muito. Ele não liga pra críticas sociais, pra boatos e muito menos para a o opinião das pessoas a seu respeito. Ele é um capitão espanhol, vive em alto mar em seu navio fazendo negócios de porto em porto (o que o faz bastante rico), mas conseguiu lançar âncora no coração de valentina e lá, permanecer.
Leon foi um dos personagens mais bem construídos de Carina, e nos envolve bem mais que Valentina. Gostaria muito, seria meu sonho, que esse livro fosse narrado por Leon ou que tivesse sua visão também, porque eu vou dizer, esse homem é a mistura perfeita de misterioso, independente, carinhoso e romântico. Eu mesma me apaixonei por Leon do mesmo modo que Valentina!! hahaha
Em suma, esse livro chega quase ao pés do que eu senti ao ler Perdida. Apenas, o que me incomodou, foi o fato de Valentina permancer tanto tempo como Dominique ao longo do livro. Como é um livro bem grosso e com letras miúdas, pouco espaçamento, tem muita história para ocorrer. Então, eu sempre achava que sobraria muitas páginas para finalmente mostrar como tudo deu certo entre o casal e ler um pouco de como foi quando tudo se acalmou, mas não, depois de tanto rebuliço nessa história, a gente fica com poucas páginas para finalmente suspirar com tranquilidade com o romance dos dois. E eu senti que faltou algumas coisas ocorrerem, viu Carina? Inclusive, fiquei me perguntando porque a mulher do celular (que transportou Sofia para esse século 19) estava fazendo nessa história com Valentina...
Esse livro também traz a questão da homofobia, que naquela época, relações entre pessoas do mesmo gênero era crime, com punição de forca ou cadeia. Isso foi abordado no livro e eu amei que tenha sido. Tem uma passagem muito bonita que Valentina comenta à respeito, mas esqueci de anotar a página...
Enfim, amei saber mais sobre o passado de Sofia, e amei demais essa história. Mas, agora quero a visão do Leon para já!! Ele é bem mais interessante (com aqueles olhos cinzas maravilhosos que Valentina tanto fala) e intrigante que Valentina, e aquela declaração que ele faz no final é simplesmente perfeita!! Socorro, às vezes dava até vontade de entrar no livro e sacudir Valentina, porque ela precisava se tocar!!
" (Leon): - Vai ficar bem?
Por um instante, tive a impressão de que ele não perguntava sobre o espetáculo. A preocupação que vi nublar sua expressão me tocou profundamente, e não fui capaz de lhe dar uma resposta atrevida, apenas a verdade.
(Valentina): - Acho que vou, se você continuar por perto.
Uma centelha de emoção atravessou seu semblante, mas não fui rápida o bastante para decifrá-la...
(Leon): - Isso é bom - disse, olhando para frente. - Porque eu não tenho intenção de ir para qualquer lugar longe de você, Sirena".
*Sirena é sereia em espanhol. O livro tem muitas expressões em espanhol.