auroranaodorme 24/06/2024
Vai sem expectativa pra se surpreender.
É divertidinho se você ta procurando alguma coisa para ler depois de um livro mais maçante, e funciona bem pra sair da ressaca literária. Ele é curto, com um inglês bem simples e não tem nada pesado depois dos primeiros 7%. Eu acho o plot bem interessante, supriu a minha abstinência de Avatar, mas o livro não é mais que isso.
Gostei da forma que a autora resolveu mostrar a Georgie como alguém empático, que mesmo confortável e sendo cuidada pelo Vektar, ainda se preocupa com as outras garotas e se sente culpada por se distrair com um alien que come bem.
Mas ler isso aqui exige uma suspensão de descrença ainda maior do que eu imaginava. Óbvio que um monster romance, com um alien azul, que começa com a mocinha sendo abduzida por traficantes espaciais, seria meio fantasioso. Mas até os aspectos mais simples parecem fora da realidade. Eu senti que a autora quis facilitar a decisão da Georgie em ficar simplesmente ocultando os aspectos da vida dela na Terra. Ela não fala de família, não fala de amigos e o trabalho dela no inicio do livro é representado como tedioso. Essa rapidez com que as coisas acontecem, a normalidade com que absurdos são tratados, me deixou com um pé atrás.
Agora, se tem uma coisa que se pode dizer é que esse livro ao menos se deu o trabalho de ser minimamente plausível em relação a ciência. Eu adorei que os sa-khui foram colocados como alienígenas para aquele planeta também. A explicação sobre a simbiose é sem duvidas muito mais do que eu esperava.
Por outro lado, é tudo muito conveniente, não tem problema que não se resolva, não tem im obstáculo que não é superado. Até a dificuldade de comunicação, que foi a parte mais interessante do livro pra mim, foi superada sem o menor esforço.
E os personagens... Os personagens não sofrem nenhum tipo de desenvolvimento. A Georgie e Vektar agem da mesma forma do início ao fim. O único desenvolvimento é o romantico, em relação a aceitação do laço entre eles por parte dela.
Mas sim, que gostei do livro e eu me diverti lendo. Eu não vou ficar reforçando que esse livro tem cenas problemáticas, pois todo mundo com senso entende linguar uma pessoa desacordada é errado.
Quero ler pelo menos o próximo, nem que seja para contar leitura.