Loan3 09/09/2023
Me fez de besta ?
Esse é meu terceiro contato com a autora Agatha Christie, e devo dizer que é sempre um prazer ler suas obras porque nunca consigo descobrir o final. Nunca é óbvio, nunca é o que parece e as conclusões de Poirot são extremamente inteligentes. Com esse livro, não foi diferente. No início, realmente achei que tinha acertado quem era o assassino, porém me enganei e não foi nada do que imaginei. As informações que foram sendo adicionadas me deixaram tão confusa que perto do final eu já tinha desistido de criar mais teorias e só li rápido para descobrir do próprio detetive o que havia ocorrido 16 anos antes.
No entanto, ao contrário dos outros 2 livros que li da "rainha do crime", o início desse demorou a me prender, justamente porque, sendo um caso que se passa muito tempo atrás, as únicas informações que temos são os depoimentos dos mesmos acontecimentos, vindos de vários pontos de vista diferentes. E, portanto, se tornou repetitivo de alguma forma. Porém, ainda assim é divertido ficar tentando achar as incoerências nos depoimentos de cada um dos 5 suspeitos e criar teorias sobre o que realmente aconteceu no caso Crale.
A escrita de Agatha Christie é realmente admirável, eu adoro. Fora os enredos criativos que ela cria e a resolução dos casos de forma a não deixar detalhes soltos. O que me fez dar essa nota ao livro foi ele não ter me prendido tanto assim quanto os outros, mas não deixa de ser ótimo. Recomendo bastante a quem gosta do gênero suspense/mistério.