spoiler visualizarBialourenco 25/01/2023
?Veneno é arma de mulher?
Escrevo essa resenha muito feliz por ter desvendado o mistério, vou explicar como o fiz e minhas considerações sobre o livro.
Desde o início era óbvio para mim que Caroline Crale assumiu a culpa para livrar alguém, ela estava muito calma, aceitou a pena sem se defender, ao decorrer do livro cheguei á conclusão que ela fez isso pela irmã e pelo remorso que sentia pelo que tinha feito a ela no passado, mas Angela não tinha motivos para matar Amyas Crale, á partir disso, juntei esse pedaço da história á mimada Elsa Blake, ela tinha motivos de sobra para o assassinar, o que me fez ter certeza de sua culpa foi o relato escrito de Philip Blake onde ele relatava a lealdade de Amyas com seus amigos e sua família, não consegui ver o quadro completo com clareza, mas tinha quase certeza que esses dois pontos faziam sentido, e estavam certos!
Agora um relato de minha experiência com as obras anteriores de Agatha, e como isso me ajudou a dar meu veredito:
Meu primeiro livro de Agatha foi Punição para a inocência, eu falhei miseravelmente em adivinhar o culpado, fui descobrir apenas no final, quando encontraram o corpo do marido de uma das filhas da família, mas falhei em coletar as dicas que Agatha deixou disfarçadas ao decorrer da história, ao finalizar a leitura as reuni, elas eram: o perfil de Jacko, seu padrão de atitudes e a idade da mulher.
Meu segundo livro de Agatha foi A morte de Mrs. Mcginty, meu primeiro livro protagonizado pelo querido Poirot, eu também errei a identidade do assassino, mas assim como no primeiro, coletei padrões de escrita de Agatha, e é claro, as pistas que nos levam ao assassino: sua relação com a mãe e o empenho em implantar evidencias de que a assassina era uma mulher.
Nesse terceiro, consegui ver as coisas com mais clareza, ler as entrelinhas, procurar correlações entre os fatos, ponderar o que era útil e inútil e ter uma visão melhor da personalidade de cada personagem.
Foi meu primeiro livro audiobook e gostei dessa experiência, quem sabe não foi isso que me ajudou a desvendar o mistério. Esse ano tenho a meta de ler ao menos um livro da Agatha por mês e comecei com esse que gostei bastante, ter desvendado o mistério me animou e estou ansiosa para os próximos.