Os Cinco Porquinhos

Os Cinco Porquinhos Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie




Resenhas - Os Cinco Porquinhos


759 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Leonardo.H.Lopes 14/01/2024

Os Cinco Porquinhos

Após 16 anos da morte de um famoso pintor e da condenação de sua esposa pelo crime, que se matou na prisão, Poirot recebe a visita da filha do casal que, após atingir a maioridade, recebe uma carta escrita por sua mãe antes da morte onde alega que é inocente. A partir dos relatos de cinco testemunhas oculares, tomamos conhecimento dos fatos. Os relatos destas testemunhas, escritos em primeira pessoa, não são confiáveis e escondem pontos cruciais dos acontecimentos conforme os interesses particulares de cada um desses narradores.

Entretanto, o detetive Poirot costura os fragmentos de relatos e descobre o que estava escondido, revelando ou não o verdadeiro assassino, mas descobrindo finalmente o que realmente aconteceu naquela tarde longínqua. O desfecho, de certa forma, surpreende. O leitor mais esperto, com toda certeza, consegue formular teorias embasadas sobre o que poderia ter levado uma ou outra daquelas pessoas a cometer o assassinato e o motivo de a mulher do pintor ter se mantido inerte, durante seu julgamento, mesmo sabendo que era inocente. Contudo, tudo o que parece não o é, e Agatha Christie consegue surpreender, nos últimos minutos do segundo tempo.

Um ótimo romance policial que, apesar de sua estrutura (não vemos muita ação acontecendo no presente da história e tudo nos é mais contado do que mostrado), a leitura consegue sim prender e ser leve, rápida, como todo livro da Agatha. Não é o suprassumo da literatura, mas nem todo livro precisa ter, haja vista que há dias em que tudo o que mais queremos é uma leitura despretensiosa para lazer e entretenimento.
comentários(0)comente



28/04/2020

Há 16 anos...
Gostei muito da escrita leve e fácil. Poirot escuta toda a história sem interferir em nada e no final faz a conclusão surpreendente de sua descoberta de um crime que ocorreu há 16 anos. Vale a pena ler.
comentários(0)comente



Quellen 23/04/2023

Instigante
Minha primeira leitura da Agatha e termino como? Querendo ler mais livros dela.
Carla perdeu os pais de forma trágica ainda criança, e foi enviada para outro continente onde iniciou sua vida do zero, agora adulta e sabendo o que aconteceu com seus pais, ela retorna atrás de respostas e quem além de Hercules Poirot, melhor para consegui-las?
Um suspense que nos instiga e desafia do início ao fim.
Raquel Pignata 23/04/2023minha estante
Que bom que gostou da Ágatha haha que venha mais livros então ???




Pietra.Castilho 17/03/2021

Os cinco porquinhos
Carla Lemarchant procura Poirot para resolver o caso do assassinato de seu pai, Amyas Crale, que ocorreu 16 anos atrás. Após a morte dele, indícios apontavam que sua esposa Caroline Crale, a mãe de Carla, foi a culpada pelo envenenamento. Porém depois de ser presa ela escreveu uma carta para a filha, que na época tinga apenas 5 anos, alegando que era inocente. Hercule Poirot aceita e começa a investigar o caso: ele marca emcontros com todos os 5 suspeitos que estavam presentes no dia do crime. Com isso ele teve certeza de uma coisa: Caroline foi presa injustamente. Assim, ele investiga mais afundo a fim de descobrir o verdadeiro assassino e seus motivos para matar um artista tão renomado que era Amyas Crale.
comentários(0)comente



Thai 08/12/2020

Surpreendente
E mais uma vez tenho Agatha me tombando direitinho. Eu podia JURAR que dessa vez eu tinha descoberto, mas então ela olhou na minha cara e disse: Hoje não compadre.

O livro é intrigante, inteligente e surpreendente. Ele conta basicamente sobre um assassinato de um pintor que ocorreu a 16 anos atrás e sua esposa foi dada como culpada, mas então a filha deles que hoje tem 21 recebe uma carta da mãe, uma carta que ela devia receber com apenas 21, e nessa carta a mãe afirma ser inocente e é ai que entra nosso tão querido Poirot.

Tentar desvendar algo que já foi dado como "certo" e onde TODAS as evidências apontam para Caroline(a esposa do pintor que foi declarada culpada) e ainda temos o tempo agindo contra, é algo mais que complicado. Até a metade do livro eu já tinha alguns suspeitos, mas simplesmente não sabia COMO a pessoa poderia ter feito isso e com apenas as palavras das cinco pessoas que estavam no local naquela época (palavras que nem sempre podem está dizendo a verdade) é ainda mais complicado apontar um verdadeiro culpado.

Ainda sim quando finalmente descobrimos é como tomar um tapa na cara e ouvir alguém dizendo: COMO É QUE VOCÊ NÃO SACOU ANTES?? É BURRA É??
A resposta é: Não, é apenas o jeito "Agatha" de brincar com nossas mentes e isso ela faz melhor que ninguém.

Já é um dos meus favoritos dela e sem dúvidas recomendo para todos.
comentários(0)comente



Rayssa 19/07/2021

Um porquinho comeu rosbife
Mais um caso incrível desvendado pela massa cinzenta do grande Poirot. O começo foi meio chatinho, mas o final.... Eu estava achando que dessa vez iria adivinhar quem matou, mas Agatha me levou no papo mais uma vez kkkkkk amei demais a interpretação psicológica das questões e como cada personagem foi construido na trama. Hercule Poirot é um gênio! Recomendo demais
comentários(0)comente



Cah 07/07/2022

Empolgante
Agatha para mim é rainha e faz parte da minha vida literária desde a adolescência, gosto do seu estilo de escrita, seu jeito de desenrolar a história e dessa vez não foi diferente, confesso que consegui adivinhar uma coisa, mas não o assassino e seus motivos. Não conseguia parar de ler porque estava louca para saber o final.
comentários(0)comente



skuser02844 17/06/2021

No livro, Poirot tenta descobrir a verdade de um crime que aconteceu ha 16 anos, nesse aspecto o livro me lembrou muito "Elefantes não esquecem" da Agatha. Mas a forma como aconteceu a investigação e o "interrogatório" me lembrou "Assassinato no expresso do Oriente". Esse "interrogatório" foi meio arrastado e eu perdia o interesse facilmente, foi só quando foi chegando o final que o livro conseguiu me prender. Eu não cogitei nem por um segundo que o crime poderia ter esse desfecho, fui surpreendida nesse aspecto e por isso gostei muito. Apesar de não ser um dos melhores em termos de narrativa, ainda assim é um livro muito bom e a leitura é bem rápida. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Jessica 22/09/2024

Os Cinco Porquinhos
Esse livro é uma grande obra prima da Agatha e eu acho ele muito injustiçado ??
Quando eu li esse livro pela primeira vez eu acertei quem era o assassino e tinha deduzido mais algumas coisas. A Agatha é tão precisa que eu acho extremamente difícil acertar os detalhes.
Esse livro é dividido em três partes, e na segunda, cada suspeito conta a sua versão dos acontecimentos. Dessa forma, temos cinco pontos de vista diferentes e cinco formas diferentes de ver a vítima e a acusada. Brilhante!!!
comentários(0)comente



keni :-) 21/12/2020

Um pouco decepcionante...
Tive muitas expectativas ao ler este livro, visto que é considerado um dos melhores da Agatha, mas... simplesmente não deu certo para mim. A construção dos personagens (incluindo a do Hercule Poirot, que comanda a investigação aqui) é muito boa, tentando nos deixar instigados ao conhecer a história de cada um. Assim como a trajetória da investigação do Poirot foi incrível e interessante.
Porém... a leitura apenas não foi fluida para mim como foi nos últimos livros que li dela. A escrita é peculiar da autora, contudo é uma escrita entediante, lenta e até mesmo irritante.
Amo a Agatha, mas este livro... apenas não foi para mim.
comentários(0)comente



nicolle.arruda 18/09/2023

Meu primeiro livri da Agatha Christie e com ctz vou atrás dos outros. Me prendeu desde o início.
Mesmo achando que em alguns momentos poderia ter menos "enrolação", não tinha vontade se parar
comentários(0)comente



mrstadmes 10/01/2024

Tudo começa quando Carla procura o grande Hercule Poirot para desvendar um crime que aconteceu há 16 anos. É interessante como, na reconstrução do ocorrido, o detetive compara os suspeitos com porquinhos e como, apenas nas entrelinhas, consegue inocentar a culpada e encontrar o real assassino. É sempre um gosto ler a narrativa e as construções de Agatha Christie.
comentários(0)comente



Nath Cantini 13/09/2023

Mais um da série: fui feita de boba
A minha teoria estava certa até os 45 do segundo tempo, até que o meu segundo na lista de suspeitos se mostrou como o verdadeiro assassino.

Ainda assim, chocada! Jamais ia conseguir perceber as minúcias que levaram Poirot ao criminoso.

É um cold case maravilhoso! Livro muito bem estruturado.
comentários(0)comente



Isa 12/07/2021

"As únicas coisas que você conhece... são amor e ódio."
Em Os Cinco Porquinhos, os únicos materiais investigativos são os relatos e análises psicológicas das testemunhas, e mesmo assim, a autora consegue reconstruir perfeitamente o caso. Os personagens, com suas entrevistas e cartas, contam uma mesma história, dividida em 5 pontos de vista completamente diferentes. Esse recurso dificulta saber quem mente e quem fala a verdade, mas também os torna muito mais interessantes de se ler.
Ninguém pode questionar o talento que a Agatha Christie tem para conduzir as mais improváveis investigações, afinal, ela não ganhou o título de Rainha do Crime atoa. Neste livro, fica mais clara do que nunca a forma como ela tem o domínio completo da narrativa, controlando não apenas o que está escrito, como também, aquilo que fica implícito. Entre o que é, e o que pareceu ser, a resolução foi surpreendente e muito coesa com a história.
Mais um favorito para a coleção!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



759 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR