Leio, logo existo 29/12/2015OS CINCO PORQUINHOS /Autor: ÁGATHA CHRISTIE O livro Os cinco porquinhos pertence ao gênero policial, assim sua narrativa é construída em torno de um crime. O diferencial dessa história encontra-se no fato do crime em questão ter ocorrido há 16 anos e do caso ter sido encerrado com a condenação da culpada.
Há 16 anos o pintor Amyas Crale fora morto por envenenamento. As investigações apontaram a viúva, Caroline Crale, como a executora do crime. Condenada à prisão perpétua, a Sra. Crale morreu 1 ano depois da sentença.
A filha do casal ao completar 21 anos descobre a história de sua família ao mesmo tempo que recebe (da tia que a criou) uma carta escrita pela mãe anos antes, na qual diz ser inocente. Acreditando na inocência da mãe, a filha de Amyas e Caroline Crale busca o famoso detetive particular Hercule Poirot para tentar descobrir a verdade sobre o crime, diante da insistência da jovem o detetive aceita o caso.
O famoso detetive usa, segundo ele próprio, um método de investigação fundado na análise psicológica dos envolvidos nos casos investigados. Dessa forma, ele escuta todos os personagens que de algum modo estavam presentes na circunstância do assassinato, utilizando as informações levantadas para entender de fato como era o relacionamento do casal Crale e tentar reconstruir as motivações do crime.
Após ouvir todos os envolvidos Hercule chega a conclusões que passaram desapercebidas pela policia na época do crime. Para não entrar na zona dos 'spoilers', essas conclusões serão descobertas para quem se aventurar nas páginas desse instigante livro.
Importante destacar que o texto de Agatha Christie é extremamente envolvente e o suspense é usado na dose certa. Durante a leitura vamos fazendo nossas próprias inferências, levantando nossas hipóteses e construindo nossos próprios suspeitos. Destaco exatamente essa última característica, pois são cinco os suspeitos mais a possibilidade de confirmação da culpa da viúva.
O livro é dividido pela conversa inicial do detetive com cada um deles e depois com a narrativa que cada um constrói para Poirot sobre aquele dia fatídico. Toda vez que lemos um ponto de vista sobre o crime e sobre o casal envolvido também muda nossa perspectiva de quem seja realmente o culpado/a pela morte de Amyas Crale. Somente no final temos a certeza da “verdade”.
Os argumentos são muito convincentes e críveis para cada possibilidade de culpado/a levantada pelo leitor (obviamente que essas possibilidades são construídas propositalmente pelo texto).
Para quem ainda não criou coragem de se aventurar na leitura de uma novela policial “OS CINCO PORQUINHOS' é um excelente começo. Agora entendo por que Ágatha Christie é tão admirada e cultuada.
SOBRE O TÍTULO DO LIVRO:
Durante as investigações o detetive Poirot chega ao número de 5 pessoas envolvidas na cena do crime, ele acaba relacionando cada um deles com os personagens de uma canção de ninar inglesa chamada "This Little Piggy":
Esse pequeno porquinho foi ao mercado
Esse pequeno porquinho ficou em casa
Esse pequeno porquinho comeu rosbife
E esse pequeno porquinho não tem ninguém
Esse pequeno porquinho chorou wee wee wee
No caminho inteiro para casa, casa, casa