spoiler visualizarDani 19/07/2024
Ah,um mistério bem construído...
Primeiramente, só queria dizer o quando Agatha Christie é incrível. Tinha acabado de ler outros 2 livros de mistério e mesmo sendo muito bem escritos ainda não me me impressionaram. Sempre parecia faltar algo. Até me questionei se tinha deixado de gostar desse estilo de livros. Mas ao ler esse livro da Agatha Christie, depois de uma tempo sem ler suas obras, percebi porque não me agradei tanto dos outros mistérios, afinal, mesmo inconscientemente estava comparando-os aos livros que lia da Agatha, e nesse sentido não tem nem comparação. Agatha vai construído de forma leve, organizada,e no final explica cada uma das informações importantes, mesmo aquelas mais simples que você não deu importância. É incrível, você lê e fica pensando " o que estão escondendo?". E no final mesmo tendo omissões importantes não necessariamente indicam que foram culpados, mas outros segredos revelados.
E pela primeira vez lendo um livro da agtaha Christie consegui fazer com que uma das minhas suspeitas fossem de fato a pessoa culpada. O que para outros autores teria sido até previsível, mas para Agatha christie o livro é tão bem construído que mesmo chegando em uma conclusão que você já tinha formado em algum momento, você ainda tem a oportunidade de confirmar ainda mais essa suspeita com pontos que ainda assim não tinha percebido e que corroboram o final.
Nesse caso em específico desde o início pensei que a culpada era Elsa por duas falaa dela. Uma referente a Caroline ter tirado dela a possibilidade dela ficar com o amor da vida dela, mas logo já pensei porque ele não queria largar Caroline, e não porque ela o matou. E ódio por ela por ele amar mais ela do a Elsa. O que não encaixava nessa história era porque então Caroline não se defendeu mas pareceu levar a culpa. Por isso ainda pensei em uma segunda possibilidade, como ser a governanta que quando diz que estudou arte e não gosta das obras de Amyas poderia as vezes ter uma ideia de vingança com ele a muito tempo, e nessa briga com a esposa vê uma boa oportunidade para tal. Mas também caia na mesma questão "porque Caroline n se defendeu". Além dessa última possibilidade parecer muito viajada. Mas não é raro nos finais dos livros a Agatha aparecer com fatos que não sabíamos, então poderia ser. Mas então quando Poirent começa a falar sobre a análises das ultimas brigas de Carol e Amyas, voltou a fazer sentido a minha teoria de que Elsa queria se vingar de Amyas por ele na verdade ter resolvido não larga-la. Mas admito que quase fui enganada com a possibilidade de Angela as vezes ter confundido pegado um pote com pó de gato para suas travessuras e na verdade estivesse com o veneno,ou algo assim, mas diante de uma ambiente de tanta tensão um acidente assim não parecia um final de Agatha Christie. Mas Caroline pensar isso pelas circunstâncias de ver Angela quase estornado o pós de gato na bebida sim. E isso explicava muro a sua recusa em se defender. Enfim,muito bom.