Deise 17/08/2018
A presente obra nos traz de maneira clara, concisa e contextualizada os procedimentos da atuação do psicopedagogo voltados para o diagnóstico e intervenção de atendimentos clínicos e institucionais.
A partir de uma breve contextualização da psicopedagogia a autora nos norteia e esclarece qual o lugar do psicopedagogo na sociedade e sinaliza sobre os objetivos principais do trabalho psicopedagógico.
Daí para a frente encontramos capítulos que definem as etapas do processo de atendimento dos pacientes destacando a importância da construção de um diagnóstico pautado em uma análise de forma integral sobre o indivíduo, objeto do trabalho do psicopedagogo, partindo de um olhar e escutar clínicos que consideram tanto os aspectos sociais, educacionais, emocionais e familiares do paciente.
Por fim, a descrição de casos clínicos como exemplo da prática psicopedagógica, nos situa diante da aplicabilidade da teoria e nos mostra com exemplos como o trabalho do psicopedagogo é importante para romper barreiras que limitam a vida de pessoas que, muitas vezes, só necessitam de que alguém tenha um olhar diferente para seu ?problema? fazendo com que a busca de alternativas para as dificuldades dos pacientes seja um divisor de águas na vida social, emocional e educacional dessas pessoas.