Diogo 20/02/2020
História densa, chocante e emocionante
Desafio ao Poder, 2ª edição, 2017 (do original The Orphan Master's Son, 2012; Jun Do, 1ª ed. brasileira, 2012), é um romance de Adam Johnson, vencedor do prêmio norte-americano Pulitzer Ficção 2013.
Ambientado na Coreia do Norte, é uma história dividida em duas partes. Em sua primeira parte, narra a vida de Pak Jun Do desde sua infância no orfanato Longo Amanhã, o qual seu pai gerenciava, até o início de sua vida adulta. A segunda parte, por vezes narrada em terceira pessoa, ora narrada em primeira pessoa, coloca outros personagens em evidência e explora outros núcleos da história.
Ao longo da narrativa o leitor é apresentado à rotina dos cidadãos norte-coreanos, inspirada, principalmente, pelas viagens do autor ao país e suas pesquisas acadêmicas.
Por se tratar de uma narrativa ambientada em um país regido por um sistema totalitário, esta é uma história extremamente densa, chocante e emocionante tanto para aqueles que conhecem um pouco sobre a Coreia do Norte quanto para aqueles que não. Uma leitura um tanto quanto angustiante, mas que, ainda assim, vale a pena.