Valéria Ribeiro 30/03/2024
Monumental
Finalizei o monumental Guerra e Paz!
Este se tornou, até o momento, o livro da minha vida.
Tolstói, nessa obra, apresenta-nos uma Rússia grandiosa, revestida de esplendor e beleza. Sua geografia, suas cidades, seus monumentos, palácios e moradias nos fazem conhecer um país soberbo.
A históris abarca o período de 1805 a 1820 e tem como fundo a guerra contra Napoleão desde as primeiras batalhas até os eventos mais determinantes de 1812, bem como seus impactos em todo o povo russo.
Nesse cenário, que envolve grandes bailes e recepções entre Moscou e São Petersburgo e batalhas acirradas, o autor conduz a vida de cinco famílias aristocráticas.
Dentre mais de quinhentas personagens, destacam-se os complexos e inesquecíveis Natacha e Nikolai Rostóv, Pierre Bezúkhov, Andrei Bolkónski. Ao longo da história, acompanhamos seu amadurecimento e crescimento por meio de lutas, buscas, dilemas, sucessos e insucesso.
Os acontecimentos históricos - por exemplo: as batalhas de Austerlitz, de Borodinó, de Tarútino, de Krásnoi ? são mesclados com as ocorrências particulares dessas famílias, cuja dinâmica é alterada por eles.
Ainda, a chegada de Napoleão a Moscou, o incêndio que arrasou a cidade, o comportamento das tropas francesas também são retratados de forma que nos faz vivenciá-los.
Tolstói discuti, ademais, a origem e a natureza do poder, a força que move os povos e a vontade humana, bem como a influência das personagens históricas nos acontecimentos dos quais participaram.
Esta é uma leitura que não é trivial, mas que vale cada página, pois se constitui em uma obra-prima imortal.