Guerra e Paz, vol. I

Guerra e Paz, vol. I Leon Tolstói




Resenhas - Guerra e Paz


416 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ricardo.Kano 18/11/2024

Obra monumental !
"Guerra e paz " de Liev Tolstói(1828-1910)
Escrito de 1863 a 1869, inicialmente publicado na revista Rúski Viéstniki entre 1865-1866 sob o título de 1805. Tinha 35 anos.

É considerado uma obra prima da literatura mundial.

Não se pode classificar como romance histórico, porque Tolstói rejeitava o padrão flaubertiano do romance.

Tem início em 1805 e se extende até 1820, há um salto no final quando os personagens já estão casados e com filhos.

Tem um padrão de novela com quatro núcleos principais da alta sociedade russa : os Rostóv, os Bolkónski, os Kuráguin e os Bezúkhov. Além desses há vários personagens secundários.

Inicialmente há um pouco de dificuldade em saber quem é quem.

Como na maioria das obras russas, às vezes chamam pelo primeiro nome, apelido, nome inteiro, depois de umas 200 paginas já tornam se mais familiares.

Assim como em novelas a gente cria uma afeição e ódio por alguns personagens.

Como pano de fundo ocorre a invasão da Rússia por Napoleão com um exército de cerca de 600 mil soldados.

Aliás em grande parte do livro o pano de fundo são as histórias dos personagens e há uma descrição detalhada sobre as batalhas e estratégias ou falta delas, o que foi bastante interessante e esclarecedor para entender como ocorreu a histórica e humilhante derrota do exército de Napoleão e começo do fim da era napoleônica.

No epílogo Tolstói faz uma extensa, profunda e interessante digressão sobre poder, liberdade e necessidade.

Tem vários trechos em francês com tradução no rodapé, que incomodam um pouco.

O livro tem 2.482 paginas na edição da Cosac Naify, traduzido por Rubens Figueiredo.

Gostei mais de "Os miseráveis " porque o enredo dos personagens é muito mais emocionante.

Este livro foi muito enriquecedor para mim no sentido histórico. A novela em si é um pouco novela de Manuel Carlos. Senti falta de um vilão como Thérnardier.

Mas foi mais uma superação dos limites para mim terminar esse livro.

Valeu a pena!!!
comentários(0)comente



Kézia 17/11/2024

Esse é o livro que eu mais demorei a ler na vida. É um livro extenso, intenso e com incontáveis personagens. Mas acredito que Tolstói tinha algo a dizer, e o fez com maestria. Está presente nessa obra os dramas familiares, as traições, os amores proibidos, os cenários tão bem descritos, a guerra e o todo o contexto histórico.


"Guerra e Paz está entre as grandes obras produzidas pelo ser humano. Copioso, às vezes irregular, no seu conjunto de mais de mil e quinhentas páginas ele possui, no entanto, luz própria como os grandes astros. Brilha como um livro maior entre milhões de livros, deslumbra como só uma verdadeira obra de arte é capaz de deslumbrar, e emociona como só as grandes histórias conseguem emocionar."

"..tudo está em Guerra e Paz, um livro que atravessa os séculos como um clássico humanista que, descrevendo a guerra de maneira magistral, faz a sua mais pungente e eterna condenação."

"Mundialmente aclamado como um dos maiores romances jamais escritos."
comentários(0)comente



Farleyzinia 16/11/2024

A grandeza não é o destino de todos
O segundo volume de guerra e paz nos traz a continuação e o desenrolar de um segundo momento da invasão napoleônica.
Confesso que mesmo que não tenha sido o objetivo de Tolstói, me flagrei odiando Napoleão, desdenhando dele mentalmente junto com Tolstói.
Diferente do primeiro volume, neste segundo não me senti tão desgostosa com as personagens masculinas, passei até mesmo a torcer para que cada um ganhasse um bom desfecho.
E me apeguei mais a personagem da Mária, irmã do Andrei, infelizmente não posso dizer o mesmo da Natacha ou da Sônia, ambas tem aspectos diferentes, mas são igualmente detestáveis para mim, não que elas de fato o sejam.
Quanto à guerra, aos grandes nomes do evento (pelo menos na história que Tolstói contou) deixou bem claro que a grandeza não é o destino de todos e talvez lá no fundo a grandeza seja acabe no fundo do poço.
comentários(0)comente



Farleyzinia 16/11/2024

"Amanhã, para mim, talvez tudo termine"
Tolstói tinha um jeito só dele de contar histórias e trazer suas opiniões através delas.
Aqui temos três personagens masculinos, que me deixaram desgostosa em alguns momentos, mas no ínterim desse desgosto Tolstói traz uma narrativa envolvente sobre as batalhas e a imprevisibilidade de pequenos atos que podem desencadear em acontecimentos totalmente adversos.

As personagens apresentadas tem moral dúbias, até mesmo aquelas que são vistas como dignas, porque, na guerra quem são eles? Existe uma passagem na qual Rostóv pensa consigo "Quem são eles? Para quê estão correndo? Será que é para mim? Será que estão correndo para mim? E para quê? Para me matar? Logo eu, de quem todos gostam tanto?" Lembrou-se do amor que lhe tinham a sua mãe, a família, os amigos, e a intenção dos inimigos de matá-lo lhe pareceu um impossível."

Páginas mais adiante vemos Andrei também pensando consigo "Amanhã, para mim talvez tudo termine, todas essas recordações não existirão mais. Todas essas recordações não terão mais nenhum sentido para mim. Amanhã, talvez, ou com certeza, amanhã, eu pressinto isso, pela primeira vez terei de mostrar, afinal, tudo o que sou capaz de fazer."

Temos Pierre que nesse volume se encontra perdido sobre qual sua função no mundo e se perde em conjecturas e ações para se achar e saciar um sentimento oculto que ele mesmo não consegue entender.

Vemos a primeira face da guerra e somos levados a esperar pelo golpe fatal em cada um dos personagens e seu fim, mas Tolstói nos enreda por caminhos não previstos.
Enfim, uma ótima leitura me senti íntima das personagens e dos seus conflitos morais.
comentários(0)comente



Vitor922 14/11/2024

Parte da Paz
Eu esperava mais guerra, mas aparentemente esse primeiro volume é mais paz rsrs.
Enfim, gostei das intrigas políticas e amorosas entre famílias ricas de gente branca da Rússia do século XIX.
comentários(0)comente



Pompeia.Carvalho 07/11/2024

Um livro de peso!
Guerra e Paz
Liev Tolstói
Editora Companhia das Letras

Se você gosta de mergulhar em histórias profundas e personagens complexos, Guerra e Paz é um prato cheio!
Esse clássico de Tolstói é mais que um livro; é quase uma experiência.

A história se passa na Rússia da era Napoleônica e segue várias pessoas incríveis e intensas, como Pierre, Natasha, Nicolai e Andrei, enquanto eles lidam com o amor, a guerra e seus próprios dilemas.

Tolstói mistura filosofia e história de um jeito que faz você repensar muita coisa ? o que é destino? O que é livre-arbítrio?

E, no meio disso tudo, ele faz você se sentir lá, seja nos salões da aristocracia, nos campos de batalha ou até mesmo sentindo a fumaça da Moscou incendiada.

É como se cada página tivesse algo a dizer sobre o que significa SER HUMANO.

É um livro longo (o maior que já li até hoje), mas para quem gosta de literatura russa ou busca uma leitura que deixa marcas, vale cada minuto.

Guerra e Paz é daquelas obras que você termina, mas que nunca sairá do seu pensamento!
Um livro para a vida!

#GuerraEPaz #Tolstoi #LiteraturaRussa #Clássicos
comentários(0)comente



val 29/10/2024

Looongo
Não só pelo número de páginas, mas este livro ficou marcado como um livro muito longo. São muitos personagens, muitos fatos históricos, muitas divisões em partes, capítulos (até no epílogo tem capítulos, sem falar no enorme apêndice). Apesar de achar que a leitura não termina nunca, as histórias narradas são interessantes e te prendem, mesmo que você confunda os personagens às vezes. O autor faz muitas reflexões pertinentes sobre as situações da vida. Para ler sem pressa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Quéren 13/10/2024

Guerra e Paz, de Liev Tolstói, é uma vasta obra que entrelaça a história da invasão napoleônica na Rússia com a vida de várias famílias aristocráticas. Através de personagens complexos, como Pierre, Andréi e Natacha, o romance aborda temas como amor, guerra, destino e a busca por sentido na vida. Tolstói combina reflexões filosóficas com retratos íntimos da sociedade russa, criando uma narrativa épica que explora a interconexão entre o individual e o coletivo durante tempos de conflito.
comentários(0)comente



Mi_ 10/10/2024

Guerra e Paz: Uma Obra Monumental que Todo Leitor Precisa Conhecer ?

Você já mergulhou nas páginas de um livro que redefine o conceito de épico? ?Guerra e Paz? de Liev Tolstói é mais do que um romance histórico, é um verdadeiro estudo sobre a alma humana.

Através de personagens inesquecíveis como Pierre, Natasha e o príncipe André, Tolstói explora as complexidades do amor, da guerra, da ambição e do destino.

Por que ler Guerra e Paz? ?
1?? Profundidade emocional: Tolstói capta as nuances da experiência humana com uma sensibilidade impressionante.
2?? Contexto histórico: Quer entender melhor os conflitos que moldaram a Europa? O retrato da invasão napoleônica na Rússia é fascinante.
3?? Personagens reais: Cada página traz um novo encontro com personalidades que parecem vivas, cheias de falhas e virtudes.
comentários(0)comente



Estefany 05/10/2024

Ricos chatos
Detestei tantos todas as partes que falavam sobre a guerra. Por mim o livro seria apenas "Paz", não "Guerra e Paz". Todas as partes que mais me fisgaram foram as que ocorreram na "paz" : o luto do André, as desavenças dos riquinhos, a personagem beata sofredora e feia. Outro incômodo foi a quantidade de personagens. Qual a necessidade, senhor Tolstói?!

Como li ele em um momento ferradíssimo de ressaca literária, no qual tudo me era extremamente chato e eu estava praticamente me forçando a ler essa obra, pretendo relê-lo no futuro (daqui uns 10 anos), quem sabe minha opinião não mude.

Enfim, peço desculpas para a trupe de leitores intelectuais amantes e adoradores de clássicos - principalmente os russos -, mas esse aqui não me desceu.
comentários(0)comente



Bruno R. 05/10/2024

Tão bom que me deu vontade de morrer na guerra...
Sério, que espetáculo. Isso é um blockbuster em forma de livro e essa versão condensada não é o suficiente pra saciar a vontade de mais.

A forma que Tolstói caracteriza os personagens históricos é cativante. Todo mundo tem suas motivações e personalidade própria, todos eles são incríveis.

Sabe o que quero agora? Ir correndo ler a versão de quatro volumes com 1400 páginas.
comentários(0)comente



Laura Neves 01/10/2024

Tema: O Mundo.
Guerra e Paz é um romance escrito pelo autor Liev Tolstói, publicado entre 1865 e 1869, e narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte.

Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e a sociedade em diversas camadas, dos camponeses ao tsar, com personagens profundos e complexos.

Leitura comovente, confusa e apaixonante.
comentários(0)comente



Kézia 27/09/2024

"Mundialmente aclamado como um dos maiores romances jamais escritos.".

Ansiosa pelo último livro...
comentários(0)comente



Bruno 27/09/2024

Guerra e Paz, Livro I
Ao descrever o cotidiano dos personagem e, ao mesmo tempo, os grandes acontecimentos que se sucederá à invasão de Napoleão em 1812, Tolstoi retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana. (cópia da nota de contracapa).

Uma leitura muito lenta, com dezenas de personagens, estruturas familiares completas, cada um com sua devida descrição física e de personalidade. Passei dias lendo esse livro magnífico e, ao final, sinto que sentirei falta de um amigo que me acompanhou nesses últimos dias.

Copiei a nota da capa no primeiro parágrafo, qualquer tentativa de descrever esta obra seria um serviço mal feito, prefiro não fazê-lo.
comentários(0)comente



416 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR