Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói




Resenhas - Guerra e Paz


416 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Vini 21/12/2020

Monumental
Não há outra palavra para guerra e paz que não ?monumental?. O romance é extremamente intenso e profundo em todos os aspectos. O jeito como a história se liga aos acontecimentos reais da época é um ambientação que nunca pensei que ia sentir lendo um livro.
comentários(0)comente



Vini 21/12/2020

Personagens extremamente vivos
Tolstoi tem uma habilidade incrível em criar personagens fascinantes, complexos e com uma estrutura psicológica única. Isso faz nos apegarmos aos personagens de uma forma que eu, após meses que li este livro, ainda sinto falta de alguns deles.
comentários(0)comente



Tábata 25/11/2020

É até difícil fazer um comentário sobre uma obra como essa, mas vamos lá. Vou ser breve.
Nessa segunda parte, com personagens e contexto bem estabelecidos, se consolidam todas as qualidades já demonstradas nos primeiros dois tomos: a qualidade de construção e realismo dos personagens, as descrições de batalhas e o olhar ácido sobre a ?sociedade? russa fazem dessa uma leitura pesada, mas fluída. Os desfechos dos personagens são condizentes com essa construção, e apesar da primeira parte do epílogo ter me parecido, de início, um tanto aquém do restante (talvez por estar acostumada a finais mais movimentados), após um tempo, percebi que é um desfecho muito consistente com toda a trajetória dos personagens e ideias presentes no livro.
Minha única ressalva é quanto à visão extensivamente discutida (e cujas ideias centrais são repetidas diversas vezes ao longo do livro) que Tolstói defende sobre a história. Apesar de bastante bem apresentada, sua teoria fatalista é, na minha opinião, fraca, e tenho a impressão de que isso é ainda mais explícito agora do que na época em que o livro foi originalmente publicado - quando já foi criticada, como mostra o artigo de Isaiah Berlin ao fim do volume. É algo incômodo em alguns momentos, e não no bom sentido. Ainda assim, os argumentos do autor não deixam de ser interessantes, e por mais que se discorde do extremo ao qual ele os leva, podem trazer boas reflexões.
Guerra e Paz, por mais cansativo e difícil que possa ser em diversos momentos, é uma excelente leitura, e o tempo investido nessa tarefa definitivamente vale a pena.
comentários(0)comente



_Fer 14/11/2020

Colossal
É difícil descrever em poucas palavras uma obra tão magnífica como essa. Para quem se desafiar a ler as pouco mais de 1.400 páginas, terá aquela sensação de quando se chega ao final de uma trilha, no topo de uma montanha, contempla a beleza e o esplendor da paisagem e percebe que todo esforço valeu a pena, e que faria de novo e, de novo.
Recomendo
comentários(0)comente



Fernanda4153 31/10/2020

Indispensável
Terminei Guerra e Paz nesse instante e quero apenas registrar como foi incrível passar quase dois meses lendo esse livro todos os dias e como minha vontade de ler mais literatura russa aumentou absurdamente graças ao Tolstói. Bendito foi o dia em que eu deixei de me intimidar por esse calhamaço! rs
comentários(0)comente



Marcio 26/10/2020

Um antigo tesouro só agora descoberto
Livro excelente, história empolgante e emocionante. Possui todos os elementos de uma grande obra: tensão, amor, traição, ódio, heroísmo, vergonha, enfim todos os sentimentos humanos estão presentes na obra. Não sou especialista, mas acredito que a tradução seja ótima pois foi de fácil entendimento.
comentários(0)comente



Liduina 20/10/2020

GUERRA e PAZ
Um dos melhores livros lidos ultimamente.
Retrata de forma muito bem elaborada tanto da terra entre Rússia e França, como também mostra como viviam a famílias aristocráticas exames Rússia e suas manobras políticas e pessoais. Vale a pena cada página.
comentários(0)comente



Tábata 20/10/2020

Nesta primeira parte, somos apresentados aos personagens, seus conflitos e à ?sociedade russa? e seus hábitos. Impressiona a construção cuidadosa e aprofundada de todos os personagens em destaque, ainda mais considerando que são muitos. De início, inclusive, chega a ser difícil acompanhar a história por conta dessa grande quantidade de nomes e fatos sendo apresentados simultaneamente ou em rápida sequência, mas à medida que a leitura avança e o leitor se acostuma com os personagens, esse modo de narração inicialmente difícil acaba se tornando um dos atrativos do livro, que é bastante dinâmico e nos permite acompanhar o desenrolar dos fatos pelo olhar de vários desses personagens de maneira muito fluida.
As descrições de cenários e hábitos desses vários personagens e suas mudanças de atitude em diferentes contextos, além do constraste entre eles, são mais pontos fortes, e a crítica à artificialidade dessas pessoas e relações é explícita em diversos momentos.
De início, foram estes os pontos que mais me chamaram atenção, e espero que o restante dessa grande obra (em todos os sentidos) seja tão bom quanto essa primeira metade.
comentários(0)comente



Emerson.Soliz 26/09/2020

Brabo
Muito brabo tá de parabéns ai o Tolstoi mto bom mesmo nota 10
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sérgio 19/09/2020

Uma Jornada
Quando iniciamos uma viagem longe, temos uma noção bastante clara de quem somos. Com o avançar dos passos, novas experiências e descobertas vão sutilmente afetando o nosso ser, modificando-o, aprimodando-o. A leitura de Guerra e Paz causa exatamente o mesmo efeito. Uma obra imensa, mas que paulatinamente nos permite ver como os personagens principais da história - Pierre, Natacha, Nikolai, Mária, Andrei - vão se desenvolvendo e, com eles, também vamos nós. Curiosamente, não sabemos como seremos quando encerra a jornada, leva um tempo para compreender o quanto da aventura se incorporou em seu ser; e ao final de Guerra e Paz, seguramente o leitor não é o mesmo do princípio. Situada no início do Século XIX, ambientada principalmente na Rússia durante a Campanha napoleônica de invasão a Moscou, o livro nos traz uma visão muito íntima e sentimental de tudo o que gravita nos campos de batalha e na alta sociedade moscovita. Não é um simples relato histórico de um momento de tensão mundial, mas uma obra que narra várias histórias de pessoas que se situaram nesse furacão.
comentários(0)comente



Victoria 16/09/2020

Uma obra colossal de todas as formas.
Pouco mais de um mês lendo esse livro e agora posso dizer com certeza, que ele é, de fato "tudo aquilo".

O mérito deste livro vai muito além de ser um dos maiores clássicos da literatura mundial. Ele está em relacionar como poucos a história e a ficção, o cotidiano e as grandes batalhas, a grande história e a "pequena".

Aqui há de tudo: romance, filosofia, humor, drama, história e é claro, guerra.
Por meio de ensaios inseridos entre as suas diversas partes, Tolstói escreveu um livro que apresenta uma visão filosófica da história que muitos podem não concordar, mas que não há como não suspirar pelo modo como o fez. A escrita dele é absurdamente cativante por sua clareza e profundidade simultâneas.

Durante um mês convivi com famílias russas de 1805 a 1820, e agora me despeço com pesar, mas com a certeza de que as revisitarei diversas vezes ao longo da vida. Pois com as suas 1500 e tantas páginas, Guerra e paz é um livro que não merece apenas ser lido, mas também relido.
comentários(0)comente



ramon 10/09/2020

na rússia antigamente haviam cartas, muitas cartas, tudo se escrevia sofrimento ou aflição.
comentários(0)comente



Mandy 08/09/2020

Monumental
Não há palavras para descrever uma obra tão perfeita como Guerra e Paz. Andrei, Pierre, Natasha, Maria e Nikolai sempre serão lembrados por mim! Melhor leitura até agora da quarentena!
comentários(0)comente



416 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR