Guerra e Paz - Volume 2

Guerra e Paz - Volume 2 Leon Tolstói




Resenhas - Guerra e Paz


416 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Choquei.amo-te 19/07/2024

O 1° volume da obra Guerra e Paz ( pela Cia. Das Letras ) é tanto gigantesca em páginas quanto em qualidade, a complexidade e o desenvolvimento dos personagens é excelente, os quais são expressivos, hipócritas, engraçado, e sobretudo, são personagens humanos que poderiam pertencer a nossa realidade. De fato a relevância é fama de Tolstoi e sua obra procedem, definitivamente um livro que merece ser lido
comentários(0)comente



Cassiana.Chiarello 14/07/2024

Guerra e paz
É uma realização concluir essa obra prima. Não sei porque adiei por tanto tempo uma leitura clássica tão fluida e tão envolvente. Os tomos transitam tão bem entre a guerra e a paz, que não senti que se passaram quase dois meses junto à saga de 2500 páginas.
Tendo como pano de fundo a invasão napoleônica à Rússia, ficção e história se entrelaçam de forma fascinante. Entre batalhas e a vida das famílias aristocráticas, me envolvi com os personagens fictícios e com as figuras históricas. Guerra e Paz de Liev Tolstói acaba de entar na minha lista dos melhores!
Ceci 16/07/2024minha estante
???


Ceci 16/07/2024minha estante
muito bom




Vanuza 08/07/2024

Venci Guerra e Paz ou Guerra e Paz me venceu?
Guerra e Paz cumpre fielmente a missão de ser, concomitantemente, um livro grande e um GRANDE livro. Sobre a primeira característica, eu gostaria de render minha eterna gratidão à tecnologia do Kindle - que me permitiu a leveza e mobilidade de carregar mais de 2.000 páginas na bolsa e sem à qual eu não teria conseguido concluir num tão relativo curto período. Afinal, essa tecnologia facilita minha vida literária não somente por caber na minha bolsa, mas por se adequar ao meu cotidiano (minha coluna de jovem senhora 30+ também agradece).

Sobre a característica de ser um grande livro, devo pontuar que, durante três meses, Tolstói viajou comigo de Paulista ao Recife e vice-versa, encarando protestos, gente inconveniente exigindo atenção de pessoas extremamente esgotadas de um dia e uma vida de trabalho e transtornos de engarrafamentos tão intermináveis quanto as partes mais enfadonhas de sua narrativa (entendam que uma obra dessa grandiosidade corre o risco de ser chato em alguns momentos e, ainda assim, não perder o brilho histórico que o confere o título de Clássico).

Em contrapartida, seus personagens me conduziram a bailes e concertos em teatros chiquérrimos, me proporcionando intimidade à elite da sociedade russa e o conhecimento de alguns "dizeres" do vocabulário francês (principalmente quando da primeira parte). Contudo, Pierre, Sônia, Andrei, Mária e Natacha - que não passou nem perto de ser minha protagonista preferida (queiram me desculpar) - também me fizeram partícipe de campanhas de guerra, desesperança, solidão, medo, dor e patriotismo.

Ademais, Tostói traz à baila questões filosóficas e apontamentos sobre História e Ciência - de um modo geral - que nos inspira refletir sobre liberdade e necessidade, nos aponta a desconstrução de heróis, dentre muitas, mas muitas outras faces da humanidade.

Leiam!
comentários(0)comente



jurdangf 07/07/2024

Guerra e paz
Como um ser humano consegue escrever tão detalhadamente um livro? ter tanta criatividade, criar personagens tão profundos e com personalidades?
simplesmente dostoievski me surpreende uma terceira vez.
"Só limitando aquela liberdade até ao infinito, só considerando-a como quantidade infinitamente pequena, nos convencemos da inacessibilidade absoluta das causas, e então, em vez da investigação das causas, a história tomará por objeto a investigação das leis."
comentários(0)comente



Rod 29/06/2024

Terminei logo pela manhã, mas fiquei o dia inteiro, até à tarde, pensando e repensando o que escreveria sobre a minha experiência de ler ?Guerra e Paz?, mas caiu a ficha que nada que eu escreva vai transparecer o que de fato senti durante essa leitura.

Vi uma crítica onde um rapaz, não lembro o nome dele para para poder creditá-lo, chama o livro de colossal, com o sentido literal e figurado da palavra. E não há expressão melhor para descrever essa história: colossal em todos os sentidos, gêneros e significados!

É impressionante o que Tolstói conseguiu fazer aqui, ele passeia entre assuntos triviais e assuntos complexos de forma orgânica, natural! Uma página você está lendo a felicidade da Natacha em cantar uma música, na página seguinte você está lendo o Nikolai em uma cena de batalha intensa.

Uma das melhores leituras que tive o privilégio de ter, que impactou tanto minha vida, que a partir de hoje, existe um Rodrigo antes e um Rodrigo depois de ?Guerra e Paz?, tenho certeza que muito futuramente irei reler essa história e vou sentir o mesmo impacto e captar mais profundidade, que nessa primeira leitura. Uma honra ter lido esse livro!!!
comentários(0)comente



RaquelSales17 23/06/2024

Soberto
Estou muito feliz e realizada em ler essa obra prima da literatura que está longe de ser um mero livro, mas sim uma obra de arte e um documento histórico que merece ser passado para leitura por todas as gerações
comentários(0)comente



Catarina436 25/05/2024

Encantada pela escrita de Tolstói
É um livro que você não consegue parar de ler, conforme a trama vai avançando. Para um livro de época, tem uma linguagem bem fluida e a leitura não se torna cansativa. Os personagens são complexos e bem construídos.
Recomendo fortemente a leitura e já estou ansiosa pelo próximo tomo e por outras obras do autor.
comentários(0)comente



Pam 29/04/2024

Enredo te conquista?
Aquele tipo de escrita que te faz se apegar aos personagens, não vendo o tempo de leitura passar. Entremeada de História, (tem como pano de fundo a invasão francesa à Rússia) o livro te faz pensar acontecimentos sob outro ângulo, como espectador próximo. Faz pensarmos no caráter mais humano de grandes figuras históricas, seus dilemas e conflitos nas tomadas de decisões. No fundo todos nós temos dúvidas, expectativas e dificuldades, a vida é o escolher entre caminhos. Nem sempre os resultados dessas escolhas serão bons, mas é nisso que consiste viver.

Só me incomoda que é o segundo livro do Tolstói que sinto que acabou meio ?do nada?, parece que o autor precisou encerrar logo a escrita kkkkkk. De resto, é admirável como ele manteve o ritmo da história com toda a extensão em páginas e em número de acontecimentos.
comentários(0)comente



Kézia 23/04/2024

1/4 volumes
"Guerra e Paz está entre as grandes obras produzidas pelo ser humano. Copioso, às vezes irregular, no seu conjunto de mais de mil e quinhentas páginas ele possui, no entanto, luz própria como os grandes astros. Brilha como um livro maior entre milhões de livros, deslumbra como só uma verdadeira obra de arte é capaz de deslumbrar, e emociona como só as grandes histórias conseguem emocionar."
comentários(0)comente



Marcos Toledo 19/04/2024

Escrevendo a resenha depois de um tempinho de ter lido.

Na época eu gostei muito, mas sei lá. Será que não era apego por ter passado quase 3 mil páginas com o livro? Com as mesmas persongens?

Confesso que não me marcou tanto, mas é um livro épico (nos dois sentidos).

Gostei que ele foca muito nas relações entre as personagens, com plano de fundo os eventos tumultuosos da guerra e da paz na Rússia do século XIX.

Tolstói nos transporta para a vida da aristocracia russa durante a invasão napoleônica, entrelaçando as vidas de personagens memoráveis em meio ao caos da guerra.

Há temas atemporais aqui, como destino, a liberdade individual, relações sociais, o propósito da vida e a busca pela felicidade.
comentários(0)comente



Juluzsg 12/04/2024

Romance e história
O romance e a teoria da história de Tolstói são inseparáveis. Um se apoia no outro. É um romance genial de uma arte e classe que nunca li em minha vida. Algumas cenas descritas no livro me deixaram de boca aberta. Em outras chorei de emoção.
A parte de teoria da história é básica, pouco fundamentada, mas tem bons insights. Como obra completa é uma verdadeira obra-prima ??
comentários(0)comente



JM_ 07/04/2024

Foram 5 meses...
Eu digo 5 meses, porém tecnicamente foram muito mais, comprei uma edição onde a história é dividida em 3 livros e demorei um mês e pouco pra ler cada, porém com um mês de intervalo entre elas. Honestamente não sei pq eu terminei, talvez minha versão mais nova tivesse realmente muita resiliência, ou vontade de dizer que já passou pelo suplício de ler mil páginas, onde talvez eu tenha realmente gostado da chegada de Napoleão a Rússia, algumas batalhas, os Rostov e etc.
Fora isso ele se demora em uma série de contextos menos interessantes, são MUITOS personagens, a maioria chata, acontece MUITA coisa, a maior parte tem a ver com os meandros e opiniões da sociedade a respeito da guerra.
Óbvio, existem méritos além do que eu citei, o maior talvez seja transformar um momento histórico em personagem, uma coisa que eu vi pouquíssimas vezes.
Enfim, é necessário ler Tolstoi pra não gostar de Tolstoi.
Recomendo esse livro? Como feito, sim. Mas vai conservador pra leitura, esperando que vai ser um processo lento.
comentários(0)comente



Luuu 04/04/2024

Guerra e paz é um livro antigo e acaba tendo uma linguagem diferente da que eu estou acostumada, acaba se tornando maçante. Acho q fui pretensiosa demais em começar por um livro tão grande na literatura russa. O livro nos apresenta a sociedade aristocrata da época e as guerras napoleônicas, confesso que achei demorada de mais as partes sobre a guerra e me perdi com a quantidade de nomes e informações, porém a parte sobre a sociedade, intrigas, romances, achei muito boa, estava esperando um despenho digno de filme do Oscar. E eu fui enganada, o final tinha tudo pra ter uma frase impactante, algo que marcasse, mas acabou ficando vago e desvalorizou os personagens, além de que achei sem necessidade o epílogo tão extenso, poderia ter feito uma parte um pouco menor para finalizar a história. Indico para quem tem vontade de ler algo tão extenso e não tenha pressa, pois demorei uns 8 meses para ler ele, além de que li pouquíssimos livros desde que inicie, por isso dei 3 estrelas.
comentários(0)comente



Valéria Ribeiro 30/03/2024

Monumental
Finalizei o monumental Guerra e Paz!

Este se tornou, até o momento, o livro da minha vida.

Tolstói, nessa obra, apresenta-nos uma Rússia grandiosa, revestida de esplendor e beleza. Sua geografia, suas cidades, seus monumentos, palácios e moradias nos fazem conhecer um país soberbo.

A históris abarca o período de 1805 a 1820 e tem como fundo a guerra contra Napoleão desde as primeiras batalhas até os eventos mais determinantes de 1812, bem como seus impactos em todo o povo russo.

Nesse cenário, que envolve grandes bailes e recepções entre Moscou e São Petersburgo e batalhas acirradas, o autor conduz a vida de cinco famílias aristocráticas.

Dentre mais de quinhentas personagens, destacam-se os complexos e inesquecíveis Natacha e Nikolai Rostóv, Pierre Bezúkhov, Andrei Bolkónski. Ao longo da história, acompanhamos seu amadurecimento e crescimento por meio de lutas, buscas, dilemas, sucessos e insucesso.

Os acontecimentos históricos - por exemplo: as batalhas de Austerlitz, de Borodinó, de Tarútino, de Krásnoi ? são mesclados com as ocorrências particulares dessas famílias, cuja dinâmica é alterada por eles.

Ainda, a chegada de Napoleão a Moscou, o incêndio que arrasou a cidade, o comportamento das tropas francesas também são retratados de forma que nos faz vivenciá-los.

Tolstói discuti, ademais, a origem e a natureza do poder, a força que move os povos e a vontade humana, bem como a influência das personagens históricas nos acontecimentos dos quais participaram.

Esta é uma leitura que não é trivial, mas que vale cada página, pois se constitui em uma obra-prima imortal.
comentários(0)comente



Valéria Ribeiro 30/03/2024

Monumental
Finalizei o monumental Guerra e Paz!

Este se tornou, até o momento, o livro da minha vida.

Tolstói, nessa obra, apresenta-nos uma Rússia grandiosa, revestida de esplendor e beleza. Sua geografia, suas cidades, seus monumentos, palácios e moradias nos fazem conhecer um país soberbo.

A históris abarca o período de 1805 a 1820 e tem como fundo a guerra contra Napoleão desde as primeiras batalhas até os eventos mais determinantes de 1812, bem como seus impactos em todo o povo russo.

Nesse cenário, que envolve grandes bailes e recepções entre Moscou e São Petersburgo e batalhas acirradas, o autor conduz a vida de cinco famílias aristocráticas.

Dentre mais de quinhentas personagens, destacam-se os complexos e inesquecíveis Natacha e Nikolai Rostóv, Pierre Bezúkhov, Andrei Bolkónski. Ao longo da história, acompanhamos seu amadurecimento e crescimento por meio de lutas, buscas, dilemas, sucessos e insucesso.

Os acontecimentos históricos - por exemplo: as batalhas de Austerlitz, de Borodinó, de Tarútino, de Krásnoi ? são mesclados com as ocorrências particulares dessas famílias, cuja dinâmica é alterada por eles.

Ainda, a chegada de Napoleão a Moscou, o incêndio que arrasou a cidade, o comportamento das tropas francesas também são retratados de forma que nos faz vivenciá-los.

Tolstói discuti, ademais, a origem e a natureza do poder, a força que move os povos e a vontade humana, bem como a influência das personagens históricas nos acontecimentos dos quais participaram.

Esta é uma leitura que não é trivial, mas que vale cada página, pois se constitui em uma obra-prima imortal.
comentários(0)comente



416 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |