Valéria 03/11/2024
Difícil
Esse livro é um leitura difícil, mas não porque o texto é complicado ou antigo e sim porque é agonizante ler o que acontece com essas três mulheres. Simone chama atenção às mulheres mais velhas e as dificuldades e tristezas que as encontram nessa fase da vida. São três contos diferentes falando sobre maternidade, envelhecimento, luto, separação, traição através de um ponto de vista que normalmente não tem tanta voz na literatura. Ler, hoje, sobre a vida dessas mulheres, a relação delas com o envelhecimento e como isso se reflete nas suas relações com os demais, na dependência dos seus maridos e na imagem que elas tem de si mesma é agonizante. É entender que o sofrimento que o envelhecimento traz não estão só nas rugas ou cabelos brancos.
Em particular gostei mais do terceiro e segundo conto, a autora conseguiu através da literatura gerar em mim os mesmos sentimentos que seus personagens estavam sentindo. A escrita corrida do segundo conto, sem pausa, sem ponto é a retratação perfeita de uma crise de ansiedade e a narrativa em forma de diário do terceiro conto nos coloca dentro da cabeça da personagem, sofrendo junto com ela a traição do marido.
De forma geral, gostei do livro porém por ser um livro antigo muitos preconceitos como racismo, homofobia e até mesmo falas machistas me incomodaram muito durante a leitura. Entendo que o livro é antigo e que retrata o pensamento da época porém não muda o fato que a leitura seja extremamente desagradável, para dizer o mínimo.