Pollyanna Reis 03/03/2023
O ARROZ DE PALMA
? Arroz de Palma é um livro sensível, escrito de forma envolvente e repleto de ensinamentos para levar por toda vida. A verdade é que eu não queria me despedir do Sr. Antonio e da sua família.
Antonio, aos 88 anos, está preparando um almoço especial que reunirá a família, e é a partir desse preparo que ele começa a narrar a história do arroz que foi jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, no dia 11 de julho de 1908 e também a trajetória de sua família ao longo dos anos.
Com um enredo simples, poético e com pitadas de humor, o que sentimos durante toda leitura é que estamos tendo uma prosa com o protagonista, uma prosa à beira do fogão.
?Família é prato difícil de preparar?
? O Arroz de Palma aborda temas importantes, uma história que toca na alma, um caderno de receitas que a cada capítulo nos apresenta um ensinamento valiosíssimo: valorize os pequenos detalhes, famílias não são perfeitas, haverá erros e acertos, desentendimentos, separações, provocações, chegadas e partidas, intrigas, decisões difíceis, comemorações, superações, mais acima de tudo sempre haverá amor, muito amor envolvido.
Francisco Azevedo nos presenteia com uma obra que certamente deveria ser degustada por todos, pelo menos uma vez na vida. Fica a dica!
?Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.?