O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo




Resenhas - O Arroz de Palma


302 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Jlaion 20/12/2023

Um arroz que alimenta a alma
Com uma escrita fluída O arroz de palma descreve a construção de uma família como um prato difícil de se preparar onde os temperos se não dosados podem estragar tudo, mas se bem feito esse prato se torna o mais gostado de todos.
O bom dessa receita familiar é que não tem uma fórmula certa cada família tem seu próprio preparo e isso é lindo de mais.
Pra quem lê é inevitável não se identificar com algum momento dessa história tão real que cativa desda primeira página
comentários(0)comente



Carol Aguiar 15/12/2023

Livro para todos lerem
Leitura fluida e encantadora. Traz reflexões simples e ao mesmo tempo profundas, que se aplicam à vida de qualquer pessoa. Proporciona momentos emocionantes sem se tornar piegas.

Num mundo cada vez mais individualista, nos lembra da importância dos relacionamentos.

O terço final fica mais previsível, mas não perde o seu encanto.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 13/12/2023

Primeiro romance a abordar a imigração luso-brasileira no século XX, O arroz de Palma acompanha a trajetória de uma familia ao longo dos anos, em busca de um futuro melhor para suas gerações. Marcado pela escrita lírica e delicada de Francisco Azevedo, que identifica e comove.



site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501081940
comentários(0)comente



@ALeituradeHoje 03/12/2023

Sem Palavras
"Ah, meus queridos... Como começar...? Pois bem: era uma vez um arroz. Arroz plantado na terra, caído do céu e colhido da pedra. Arroz que não se estraga, arroz que veio de longe, lá de Portugal, do outro lado do Atlântico. Veio de navio, com José Custódio, meu pai, Maria Romana, minha mãe, e Palma, minha tia. Ainda eram moços, sim! Moços viçosos e cheios de sonhos..."
comentários(0)comente



Paula 02/12/2023

Maravilhoso.
_" quem, por mais sábio e letrado, ousará organizar o arquivo pessoal? As tristezas por ordem alfabética? As alegrias por ordem cronológica? As amizades por ordem de chegada? Ou pelo grau de importância? Canseira inútil. Em que pasta ficariam nossos sonhos, os nossos feitos, as nossas frustrações?"
Primeira vez que leio uma obra do Franscisco Azevedo. Foi uma bela surpresa. Que delicioso enredo de uma família, e o estilo lírico desse autor. Completamente apaixonada.
Como disse a Letícia Wierzchowsky sobre a obra, " uma história de família como um almoço de domingo ". É assim mesmo que a gente se sente.
comentários(0)comente



Mayara1222 01/12/2023

Livro maravilhoso. Desde o princípio já comecei a me sentir parte da vida do Antonio. Era como se a tia Palma fosse minha tia também.

Traz muitas reflexões sobre família, de um jeito poético, um humor gostosinho e foi impossível não me identificar e ficar pensando sobre a minha própria família também.

Engraçado que mesmo se passando em uma época diferente da atual, o livro trouxe belas surpresas ao longo do caminho. E acabou que no final me deixou com saudade. No singular.

Um dos livros favoritos do meu ano.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria.Thereza 21/11/2023

Maravilhoso. Uma mistura de gabriel garcia marquez e valter hugo mae ? esse livro eh poesia pura !! E faz a gente se apegar aos personagens como se fossemos da familia ?familia somos todos?. Eu amei demais , a passagem do tempo, as gerações de personagens?
comentários(0)comente



Marcos Aurélio 19/11/2023

Família é prato que depois que acaba, nunca mais se repete
Reler "O arroz de Palma" foi maravilhoso. A releitura é sempre um olhar diferente. Vejo algo que deixei passar, revisito personagens, lugares, e me emociono uma vez mais com a mesma frase ou palavra...

Francisco é poeta.E poeta emociona. Poeta liberta, e desperta.

Revisitei Viana do Castelo em Portugal, o atlântico, a Fazenda de Santo Antônio da União, e as pedras portuguesas do calçadão de Copacabana.

Reencontrei Tia Palma, Maria Romana, José Custódio, a prole e os anexos.

"Água que flui, água que cai. O que deve ficar, fica. O que deve seguir, vai".

Assim Tia Palma tece os caminhos da família. Com amor, poesia, fé e encantamento.
Nos braços da tia-avó Antônio recebe o carinho que não pode receber dos avós paternos. Na cadeira palco, a atriz lhe apresenta os dilemas da vida, de forma lúdica e emocionante.

Ao comemorar os 88 anos, (dois infinitos verticais), Antônio relembra sua história, a história da família e dos antepassados. E Francisco nos conta a história sussurrada por Antônio, no ambiente acolhedor, cheiroso e gostoso da cozinha da Fazenda.

Um alerta, você vai se emocionar. E se chorar, vá adiante, com choro mesmo.
comentários(0)comente



Fabi 11/11/2023

Lindo livro, trata dos imigrantes portugueses e seus sentimentos, da importância da família, imperfeita e mesmo assim que se ama, muitas histórias e um período grande de tempo retratado, junto com suas mudanças. Amei!
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 31/10/2023

Família... prato difícil de se preparar.
Mais uma história linda de um autor brasileiro... "Arroz de Palma" é o primeiro de uma tetralogia... Narrativa encantadora, poética e que recomendo para quem gosta de belas histórias. "Afluentes de um só rio somos todos, eu disse a ela. Artérias de uma só veia que deságua no coração: a veia artística. Criadores de nós mesmos nos inventamos e reinventamos sem trégua, diariamente. A cada experiência, boa ou má, nasce um outro eu de nossa própria autoria. Família é prato difícil de se preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema."
comentários(0)comente



DêlaMartins 28/10/2023

Família, prato difícil de se preparar
Não sei como eu ainda não havia lido esse livro, publicado em 2008, traduzido para 12 países... Francisco Azevedo me conquistou com sua escrita poética, com um livro tão bom!

São 100 anos de história, partindo do casamento de José Custódio e Maria Romana, ainda em Portugal, antes de migrarem para o Brasil. Quem conta é Antônio, filho primogênito do casal. Ele é cozinheiro de profissão e enquanto, aos 88 anos, prepara um almoço para toda família, repassa suas memórias.

As recordações incluem fatos dos quais ele não participou como o casamento dos pais, quando sua tia Palma, recolhe 12 kg de arroz que foi jogado sobre os noivos. Esse arroz é seu presente para os noivos - Maria Romana adora a ideia, mas José Custódio, a princípio, rechaça completamente o presente. Um arroz mágico, que sobrevive a várias gerações e a cada vez que é preparado, opera uma boa mudança na vida dessa família. Antônio é um sonhador, diferente de seus 3 irmãos e é muito ligado à sua tia Palma, de quem escutou grandes histórias e com quem aprendeu muito. Tia Palma criou seus irmãos e migrou para o Brasil junto com o mais novo (José Custódio) e sua esposa. Ela tem uma grande influência sobre a família e todos a amam.

É um livro sobre família, sobre as mudanças que acontecem de geração para geração, sobre entendimentos e desentendimentos, sobre adaptações às novas realidades, tudo escrito de uma forma muito bonita. Marquei diversos trechos, mas o que melhor resume o livro é "Família é prato difícil de se preparar. São muitos ingredientes... Pouco importa a qualidade da panela, fazer família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível."

Recomendo.
CPF1964 02/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha. Perfeita !!!




Kaah_mgo 18/10/2023

A terreníssima trindade
Nessa obra somos apresentados ao fluxo de pensamentos do Antônio, um senhor de 88 anos com uma rica imaginação e uma memória que seleciona alguns acontecimentos marcantes em sua trajetória familiar. Por vezes o texto costura a trindade da vida terrena: passado, presente, futuro mostrando como a vida familiar tem suas rupturas e também suas continuidades.
Trata-se de uma leitura fluída, leve, embora passe por temáticas complexas. É daqueles livros que a gente gostaria de morar dentro, viver junto a história e ao mesmo tempo desenvolve amor e ódio pelos personagens.
O final da história acaba se desenrolando rápido, se comparado ao início, mas é algo coerente com o estilo empregado na sua construção.

Recomendo!
comentários(0)comente



Karol 17/10/2023

Família é prato difícil de preparar.
Nesta obra belíssima, Francisco Azevedo nos faz adentrar no universo de uma família luso-brasileira, tendo como personagem principal o narrador Antônio. Enquanto Antônio prepara um almoço para família, acompanhamos suas recordações da infância e vida adulta. Conhecemos seus pais, seus irmãos, a querida tia Palma, e dentre outros personagens. Tecendo belas palavras, Francisco Azevedo prepara uma história para aquecer nossos corações e nos faz refletir sobre as características e histórias de nossa própria família. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Faluz 13/10/2023

O Arroz de Palma - Francisco Azevedo
Livro extremamente sentimental, sobre um idoso que relembra a criação de sua família desde a vinda dos pais de Portugal.
Traz uma nota de saudade dos tempos de outrora, não inova em nenhuma imagem. Percebi grande aceitação pelo público que o comenta a minha volta. Leitura fácil e tranquila.
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR