O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo




Resenhas - O Arroz de Palma


302 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Yara 06/03/2024

Bacana, né? Achei um tantinho repetitivo, mas nada que comprometesse a narrativa a ponto de querer abandonar. Esses dias esbarrei num tuíte acusando carla madeira de se utilizar de muitas frases feitas, e essa pessoa certamente não leu arroz de palma. O que é normal, sabe? Muita coisa já foi escrita. Sinto que o arroz perdeu o foco na mão de Antônio.
comentários(0)comente



Juliana 31/07/2020

Me surpreendeu. Confesso que no começo quis desistir, não me prendeu muito a leitura. Mas quando engatou, não consegui parar de ler!
comentários(0)comente



Roberta.Justel 09/07/2024

O arroz de palma
24/2024

Chega a metade do ano e quase a metade da minha meta!

Que livro delicioso, poético, cheio de afeto! A história de Antonio, seus pais, sua esposa, seus filhos, seus irmãos, tia Palma e o famoso arroz!

A história de uma família e suas várias gerações, em que a metáfora do arroz representa união, fertilidade, amor e esperança, que somente uma família, em suas muitas dores e amores, é capaz de alimentar!


Amei
comentários(0)comente



patriciamarilene 21/06/2024

Dolorido, muito profundo
Falar sobre família, realmente é algo muito difícil, receita complicada de se preparar, assim como diria nosso antônimo da história, não claro, Antônio. Este livro tem muitos devaneios, pensamentos, lógicas e também muita poesia, ensinamento, aqueles que a gente engole a seco e outras, abraça com amor. Mas algo que é muito nítido, comunicação é a alma da receita, é conversar enquanto cozinha, é muito aprendizado pra pouca folha.
comentários(0)comente



AnaSininho 31/01/2024

Nunca vi um livro descrever tão bem uma família quanto esse. Cheio de lirismo, devaneios, o autor através de Antônio, nos traz um relato verdadeiro do que é uma família.
comentários(0)comente



Michelle 08/09/2017

Poesia e humanidades ímpares
Excelente livro. Escrita que flui; que desperta afinidades; traz reflexões, identidades e sabores! Fui me misturando ao Antonio e destacando a realidade de seus questionamentos, nas certezas e dúvidas. "É que, na essência, somos todos parecidos. "(P.359).
Amei! Quero os outros 2 livros deste autor, Francisco de Azevedo!!
Luís Cláudio 19/04/2018minha estante
undefined


Roneide.Braga 18/02/2020minha estante
Não conhecia, gostei. ??


Michelle 19/02/2020minha estante
Neide.Braga é uma linda história, muito bem escrita.


Roneide.Braga 19/02/2020minha estante
Vou comprar o livro ?




Christiane 24/07/2021

Família é prato difícil de preparar!

E como, e todos nós temos que prepará-lo. Um belo livro sobre a família, com tudo que ela contém, amores, apoios, desavenças, ciúmes, inveja, arrogância, humildade, acordos, desacordos, e muito mais.

Tudo começa em Portugal no ano de 1908 numa aldeia chamada Viana do Castelo. Os pais de Antonio, José Custódio e Maria Romana, se casam e ao sair da igreja recebem a tradicional chuva de arroz. Palma, irmã de Antonio ao ver todo aquele arroz no chão resolve recolhê-lo e o oferece como presente aos noivos com os seguintes dizeres:

" Este arroz - plantado na terra, caído do céu como o maná do deserto e colhido na pedra - é símbolo de fertilidade e eterno amor. Esta é a minha benção. Palma "

José Custódio, orgulhoso, se sente ofendido, mas Maria Romana vê nisto um belo gesto de amor e guarda o arroz, arroz este que permeará a vida desta família por muitos anos, até o aniversário de 88 anos de Antonio, ou melhor, dois infinitos.

Vamos acompanhar toda a trajetória desta família. A vinda para o Brasil, o nascimento dos filhos, a partida deles para outras cidades, os casamentos, o nascimento dos netos. Mas é Antonio quem nos conta a história, é do ponto de vista dele que acompanhamos tudo, e também a história do arroz.

Um belíssimo livro sobre família, sem ser piegas, sem ser romântico, sem ser só desavenças, mas tendo tudo isto, porque família é assim, família é um prato difícil de preparar!
comentários(0)comente



Bianca2094 20/06/2024

Livro delicioso de provar e ler
Leitura fluida, fácil, poética. Sabe o simples, que bem feito, funciona e dá muito certo? Como arroz e feijão bem temperados podem ser a melhor comida q vc vai comer.
Assim é esse livro. Simples, delicioso, afetivo e acessível ??
comentários(0)comente



Gaby 09/06/2021

Poético e tocante
Virou um dos meus livros favoritos da vida e olha que não sou fã de sagas familiares. Mas esse livro é de uma delicadeza e de uma profundidade que me fizeram rir, chorar, refletir e agradecer muitas vezes pela minha família. Afinal, por mais que família seja um prato difícil de preparar, é o mais saboroso que há. Amei (ps: esse autor é incrível, escreve de forma poética , dá gosto de ler)
comentários(0)comente



Lili 23/12/2019

O Arroz de Palma
Que delícia ler este livro!

Um livro de memórias (apesar de fictício), que traz inúmeras reflexões com uma leveza e um clima de poesia admiráveis. Francisco Azevedo escreve com a alma e nos deixa apaixonados por essa família, com todos os seus encontros e desencontros. É daqueles livros para se ler com o marcador na mão, destacando um trechinho em cada página e refletindo sobre cada lição de sabedoria que ele dá.

Recomendo muito!
comentários(0)comente



Prof. Angélica Zanin 15/11/2019

Arroz de Misericórdia
Lindo, lindo, lindo! Impossível não amar. Gosto de marcar meus livros e este é impossível, afinal, marcaria-o todo. "Família somos todos" com nossas histórias, vivências, erros, acertos e, mais do que isso, trata-se de aceitação e amor. A fertilidade do arroz de Palma é, na verdade, a beleza da união pelo perdão e não pela perfeição. A importância da origem abrindo espaço para o novo, o diverso, o estrangeiro. Tão atual, tão humano, tão poético. Fez- me viver momentos de contemplação, mas também fez-me olhar os meus - família carcamana italiana, assim como os agregados com mais amor. Sempre lembrando: " Água que flui, água que cai, o que tem de ficar fica o que tem de seguir vai!" Incrível!
comentários(0)comente



Beatryz.Romao 04/05/2023

Sabe quando sentamos a mesa para tomar um café, ou ajudar a preparar algo gostoso e escutamos as histórias dos nossos avós? Pois bem, Arroz de Palma nos desperta esse sentimento. Relata a história de uma família e como toda, com os seus mais variados momentos. A gente vibra, da risada, fica triste e até brava! Mas depois a gente se acolhe novamente. Afinal, "Família é um prato difícil de preparar. Mas a vida ? azeitona verde no palito ? sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite." É daqueles enredos que aquecem a alma!!

Me encantei com a história desde a primeira página!! 
comentários(0)comente



Dani Kkardiff 18/07/2023

Fácil de ler e leve
Um livro sobre família, fácil de ler, com certa poesia. Eu amei!
Cada parte da história se desdobra em pequenos capítulos.
comentários(0)comente



Giuliana 14/06/2023

O arroz de Palma
"Família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de engolir."

Um romance que conta a história de cem anos de uma família que veio de Portugal para o Brasil e o arroz que tanto os abençoou. O arroz que foi jogado na cerimônia de casamento dos pais de Antônio, que conta toda a história que vivenciou e o que lhe foi contado. O arroz que foi recolhido da porta da igreja pela Palma, irmã do noivo e resolveu dar de presente ao casal. Um presente inusitado e que desperta a curiosidade na leitura por tudo que acontece ao decorrer dos anos.
Uma história leve e cativante, super indico.
comentários(0)comente



Carolina.Buno 07/05/2023

"FAMILIA É PRATO DIFICIL DE SE PREPARAR"
Lindo, sensível e poético ! Gostei muito, mas não amei.
Me lembra bastante a escrita de "Carla Madeira" em alguns momentos.
Apesar de muito bem desenvolvido, com personagens e passagens bem construídas, achei o ritmo do livro um pouco lento.
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR