O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo




Resenhas - O Arroz de Palma


302 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Agnesss 22/02/2024

Família é um prato difícil de se preparar
É um bom livro. Um romance com personagens bem criados e desenvolvidos. Não tem como não gostar da tia Palma!

A narrativa até a metade do livro é bem fluida, mas aos poucos vai ficando arrastada e cansativa com todos aqueles devaneios de Antônio.

Se fosse um livro mais curto, as reflexões seriam melhor aproveitadas.

No entanto, a história do arroz aquece o coração. Não tem como negar que é emocionante!

Ao fim, a lição que fica é: as vezes é necessário esquecer o ego, a intriga, a mágoa para que a família se mantenha minimamente unida.

É bom arroz soltinho e família grudada na panela.
comentários(0)comente



Ana Claudia 10/02/2024

Antônio é um senhor de 88 anos que passou a sua vida toda se dedicando a arte da culinária. Ele está envolvido com os preparativos de um almoço muito especial: a celebração de 100 anos de casamento de seus pais, José Custódio e Maria Custódio que há muito tempo não vê.

Enquanto está preparando o almoço, Antônio momentos de antes dele nascer, da sua infância e adolescência, casamento, filhos, as mudanças que a vida deu, seu relacionamento com sua família, pais irmãos e, assim, vem a sua memória momentos felizes e outros não tão felizes assim. Tudo isso contado por sua tia Palma.

Quando Maria e Antônio se casaram tia Palma lhes deu um punhado de arroz que para ela, era símbolo de fertilidade e amor. Jose Custódio era um homem que se irritava com muita facilidade e não gostou da atitude de Palma. Já Maria gostou do presente. Ao longo de 100 anos de casados, esse arroz passa a fazer parte da família e de todos os acontecimentos da decisões que ocorreram.

Agora, as 88 anos, Antônio nos conta alternando entre o passado e presente, todas as mudanças que ocorreram em sua vida.

Essa foi uma leitura que demorei para me conectar com a história. Só passou a ficar mais interessante lá para 40%. A narrativa é toda com as reflexões que o narrador, Antônio. O arroz faz parte do destino dessa família e é capaz de influenciar as mudanças que acontecem. De modo geral, eu gostei da história
comentários(0)comente



Valaloba 02/02/2024

Família é prato difícil de preparar
É a história de uma família originária de Viana do Castelo, Portugal, que imigrou para o Rio de Janeiro no início do século XX. É a história de um amor. É a história da tia Palma. É a história de Antônio. É a história de um presente inusitado de casamento que seus pais recebem de tia Palma, presente este, que se torna o fio condutor dessa história linda, emocionante, que nos faz revisitar sentimentos, que nos traz memórias afetivas. Tem cheiro de maresia, de amor e de saudade.
Família somos todos!
Cris.Ramelo 04/02/2024minha estante
Leitura maravilhosa, Francisco azevedo me deixou extasiada com está leitura, AMEI




Gois 31/01/2024

Excelente romance
Livro excelente!!!! Um livro sobre família, comida, palavra... velhice. É só um velho contando a historia de 100 anos da sua família mas muito bem contada e amarrada. Personagens cativantes. Um texto que transborda delicadeza e poesia pra dentro de você que, como a comida, te preenche de coisas boas. Os paralelos que ele faz entre família e cozinhar são incríveis. As reflexões que ele faz sobre a passagem do tempo, idade, conflito de gerações, velhice são muito boas. E além de tudo é bem escrito, bom jogo de palavras, frases de efeito, aforismos para refletir. Amei. Recomendo demais
comentários(0)comente



AnaSininho 31/01/2024

Nunca vi um livro descrever tão bem uma família quanto esse. Cheio de lirismo, devaneios, o autor através de Antônio, nos traz um relato verdadeiro do que é uma família.
comentários(0)comente



Cassia_kk 25/01/2024

Família!!
Romance geracional, já me ganha antes de começar. Adoro ver os desdobramentos familiare em outras gerações.
Esse livro é lindo e poético. Nos faz pensar bastante sobre nossa própria família. Pelo meio do romance achei que ficou um pouco cansativo talvez pela escolha de linguagem do autor, mas ainda assim vele muito a pena, além de ter citações lindas:
"Família é prato que emociona"
"Família é prato extremamente sensíve"
"Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."
comentários(0)comente



rcrismaciel 23/01/2024

Sensível
Um livro muito bem escrito, em que o personagem narrador nos conta sua vida e de sua família de forma íntima e pessoal como se estivéssemos sentados ao seu lado. Muito sensível, essa estória vai nos fazer, rir, chorar e até ter uma raiva enorme, mas tudo pra nos mostrar o valor da família. Lindo demais
comentários(0)comente



Laísa 21/01/2024

Arroz de Palma é um livro que ficará para sempre guardado no meu coração. Que livro emocionante, lindo, encantador.
Conta a história de Antônio, que é o narrador da história. Antônio nasceu de José Custódio e Maria Romana, portugueses que migraram para o Brasil ainda jovens. Chegaram ao Brasil junto com a Tia Palma e o arroz. Arroz que é amor e poesia.
Um romance que fala sobre envelhecer e a relação com os avós. Muito especial todo o relato.
Um livro que darei de presente a várias amigas e amigos.
Leiam!
comentários(0)comente



Grazielle.Bonfim 19/01/2024

Estou aqui pela indicação do Bookster Pedro Pacifico.
Que riqueza de livro
Misto de "estou apaixonada" pela leitura com "estou emocionada"
Leitura que mexe e toca, principalmente relações afetivas familiares... me senti feliz ao concluir o livro e muitas palavras ressoarão em mim durante muito tempo após ter lido, tenho certeza!
"Familia é prato difícil de se preparar"
comentários(0)comente



jessicacms 14/01/2024

A lembrança é doçura na gente
Encantada com ?O arroz de Palma?, as recordações de Antônio, a saudade no singular, seu jeito que desanda a pensar nas coisas de modo florido, acho até que me identifiquei um pouco com esse já senhor de 88 anos. Leitura que marca e que bom começar o ano com ela ??
comentários(0)comente



tabelleza 14/01/2024

Pra chorar e rir
Emocionante. Trata da história de uma família com origens portuguesas por meio de lembranças do personagem Antonio. Gargalhei e chorei lendo ele. Muito bem escrito!
comentários(0)comente



Roberta.Vilarino 09/01/2024

Arroz de Palma
Não é uma leitura que me pegou muito. Li por ter sido o livro escolhido no Clube de Leitura que participo e medio, aqui na minha cafeteria. Tem sim sua beleza, me emocionei por muitas vezes,, mas tbem me incomodou outras tantas vezes, pela narrativa muito branca.
Precise me esforçar pra conseguir acabar de ler.
comentários(0)comente



LudGuiotti 04/01/2024

História Familiar
Interessante, porém nada que te faça querer devorar o livro em um dia. Uma nota 8.5/10.0. Um livro para ser lido sem pressa, um pouco por dia, familiarizando com os personagens. Melhora nas últimas 50 páginas.
comentários(0)comente



Fernanda 03/01/2024

Família é prato difícil de se preparar
Família, amor e o sagrado.
Os 3 principais itens para se temperar o arroz de Palma.
O livro conta a história de quatro gerações de uma família portuguesa que imigra para o Brasil no sec XX. Ao longo da trama, o autor narra os relacionamentos interpessoais dos personagens e o mais intrínseco e cru do ser humano de uma forma deliciosa de ser lida, repleta de brincadeiras com as palavras, analogias à culinária e especialmente ao arroz de Palma.
Há uma conexão imediata com o leitor pois a família de Antonio poderia facilmente ser a minha ou a sua. Além disso, a escrita é tão linda que às vezes parece poesia, sempre com versos enfeitados pela rica língua portuguesa.
Vale a pena saborear essa história que é prato cheio pra quem ama ler.
comentários(0)comente



Paola.Fico 29/12/2023

Resenha
O livro retrata as historias das gerações de uma família vinda de Portugal ao Brasil ao longo de um século.
Observamos o desenrolar das experiências vivenciadas pelo narrador contando as historias de sua familia.
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR