TereLara 16/12/2012
The Northerns Lights (As luzes do Norte) - 1o livro da Trilogia, filmado como The Golden Compass
Amei o livro. Já tinha visto o filme, que é bastante fiel ao livro. No entanto, o final é diferente e alguns conceitos também (por exemplo no livro Lyra descobre logo que a Mrs. Coulter é sua mãe; Lord Asriel é mais obscuro no livro do que no filme_. Vou ler os outros dois volume da trilogia.
O livro conta a história da garota Lyra Belaqua e é o seu envolvimento que traz à tona os personagens. Lord Asriel, a quem ela admira e teme como tio, estudioso e aventureiro, mas que na verdade é seu pai.
Mrs Coulter, a quem ela no início admira como exemplo feminino, até descobrir o quão obscura ela pode ser, e que vem a saber que é sua mãe. Os gipsy que a ajudam em tudo e de quem ela se torna protegida (Lord Faa, Farter Coran, Tony Costa). O grande rei-urso Iorek Berninson, a quem ela auxilia antes, que a protege e a quem ela ajuda a ocupar o seu trono por direito.
Num mundo onde a alma das pessoas está à mostra fora de seus corpos, na forma de animais (os daemons - quando ainda são crianças as almas podem mudar de forma e na adolescência, definem-se), um pesquisador descobre uma partícula, ligada à alma das pessoas. Lord Asriel descobre que essa partícula está vindo da Aurora Boreal (The Northern Lights), consegue fotografá-la de uma forma especial, descobre que essa partícula está vindo de um outro mundo visível na Autora e decide ir até lá.
Lyra é uma criança especial, que consegue ler os acontecimentos futuros no alethiometer (The Golden Compass).
Mrs Coulter é sua mãe, obcecada pelo poder, que abriu mão de Lyra e do amor de Lord Asriel para se manter casada com um homem poderoso. Agora, ela está aliada à igreja (Magisterium) e fazendo coisas abomináveis para poder desvendar os mistérios da partícula (Dust) antes que Lord Asriel consiga.
O livro trata da admiração, do amor e da amizade, dos valores corretos (Lyra, seus amigos e até cert ponto Lord Asriel). Mas também de ambição, poder e das coisas abomináveis que as pessoas fazem por causa deles (Mrs Coulter, o Magisterium e seus asseclas).